MTB SRAM Eagle

Conheça os grupos de componentes MTB SRAM Eagle

MTB SRAM Eagle

As duas principais fabricantes de grupos de componentes de câmbio para bicicletas atualmente são Shimano e SRAM. Os grupos da SRAM são conhecidos por sua qualidade, que atende às necessidades tanto dos praticantes amadores quanto dos esportistas profissionais de MTB. A pergunta é qual grupo você deve escolher, já que a marca oferece diferentes opções.

Para ajudar na decisão, preparamos uma apresentação de quatro grupos de componentes MTB SRAM Eagle: XX1, X01, GX e NX. Em cada grupo, vamos falar dos principais componentes: câmbio, alavanca de câmbio, pedivela, cassete e corrente.

MTB SRAM Eagle GX

O grupo GX foi lançado em 2015. Ele originalmente oferecia quatro linhas: transmissão 1×11, 2×11, 2×10 e a linha para Downhill 1×7. Recentemente, foi lançada uma linha 1×12. Nesse post, vamos focar na linha com transmissão 1×11.

MTB SRAM Eagle GX

O câmbio traseiro GX tem compatibilidade com cassetes de até 42 dentes no cog maior e apresenta rolamentos selados. Ele conta com tecnologias Cage Lock (para travá-lo na manutenção), Roller Bearing Clutch (para aumentar a estabilidade em terrenos acidentados), X-Actuation, X-Horizon e X-Sync (tecnologias adotadas nas linhas de uma coroa).

A alavanca de câmbio GX tem tecnologias X-Actuation e MatchMaker X. O grip shift (alavanca de câmbio que fica no guidão) tem tecnologias Jaws, Rolling Thunder, Speed Metal e X-Actuation.

Em relação ao pedivela, o grupo GX oferece duas variações, uma convencional e outra superior. A variação convencional adapta-se a coroas de 30 a 38 dentes, com comprimento de 155 a 175mm. Traz tecnologia Pressfit 30, que facilita a instalação.

De maneira parecida, o grupo GX também conta com duas variações de cassete, sendo que a diferença entre eles está no material e no peso da coroa maior, de 42 dentes. Os dois cassetes têm 11 coroas, na relação 10-42.

Para terminar, a corrente do grupo GX apresenta tecnologia Powerlock, que facilita a manutenção e o reparo, e PowerChain II, que garante mais flexibilidade para a mudança de marcha. Ela tem 114 links e tratamento final em cromo.

MTB SRAM Eagle NX

Lançado em 2016, o grupo NX apresenta características similares às do GX, mas com diferenças nos materiais e algumas limitações. O resultado é um custo mais acessível. Outro ponto interessante é que esse grupo oferece apenas uma linha de transmissão 1×11.

MTB SRAM Eagle NX

O câmbio traseiro NX, assim como o GX, tem compatibilidade com cassetes de até 42 dentes no cog maior; no entanto, seus rolamentos internos são de aço inoxidável. Outra diferença é no peso, cerca de 80g maior. As tecnologias são as mesmas do câmbio traseiro do grupo GX.

A alavanca de câmbio tem somente tecnologia X-Actuation. O grip shift tem as mesmas tecnologias do grupo GX, sendo muito similar.

O grupo NX oferece apenas uma variação de pedivela, que adapta-se às mesmas coroas que o pedivela convencional do grupo GX. A diferença está no material menos durável e mais pesado (cerca de 60g a mais), além de não ter Pressfit 30.

O cassete do grupo NX tem um cog menor de 11 dentes, e não 10, como no grupo GX. Além disso, seu peso chega a ser 200g maior, comparado ao cassete mais leve do grupo GX.

Fechando o comparativo do grupo NX, a corrente tem tecnologias Powerlock e X-Sync, conta com 114 links e tratamento final em cromo.

MTB SRAM Eagle XX1

Lançado em 2016, com a proposta de um desempenho silencioso, intuitivo e preciso, o grupo XX1 é voltado para o cross-country. Seu grande diferencial é atingir variação de 500% da marcha mais leve à mais pesada.

MTB SRAM Eagle XX1

O câmbio traseiro do XX1 apresenta tecnologia X-Horizon, que evita trocas de marcha involuntárias até em terrenos muito acidentados. Ele também traz polia inferior de 14 dentes, para suportar o tamanho do cassete, e embreagem com rolamentos, que garante silêncio e suavidade nas trocas, sem afetar a consistência.

O pedivela do grupo XX1 promete ser a mais leve, rígida e forte do mercado, graças a uma construção oca de carbono chamada de Carbon Tuned e montagem no padrão direct-mount. Além disso, conta com tecnologias PressFit 30 e PressFit GXP. Ela adapta-se a coroas de 30 a 38 dentes. As coroas, aliás, apresentam tecnologia X-Sync 2, para reduzir o arraste.

A alavanca de câmbio e o grip shift são anunciados como mais suaves, precisos e duráveis.

O cassete apresenta tecnologia X-Dome, com 12 coroas na relação 10-50. O espaçamento entre os pinhões fica melhor, reduzindo o gap de rotação entre marchas.

Na corrente, as bordas e chanfros foram eliminados dos links e foi utilizada uma variação de cromo, chamada de Hard Chrome, com cobertura de nitrato de titânio.

MTB SRAM Eagle X01

Também lançado em 2016, o grupo X01 é voltado para enduro e para as trilhas de alta dificuldade. Seu principal ponto de venda é a durabilidade e resistência dos componentes.

MTB SRAM Eagle X01

O câmbio traseiro do grupo X01, assim como o do grupo XX1, apresenta polia de 14 dentes e rolamentos na embreagem. Outra característica é que foram feitos ajustes de posicionamento, a fim de evitar o contato do mecanismo com detritos e poeira.

O pedivela é Carbon Tuned, porém, mais pesada do que o pedivela do grupo XX1. Também é compatível com coroas de 30 a 38 dentes e conta com tecnologias PressFit GXP e PressFit 30.

A alavanca de câmbio e o grip shift prometem um acionamento mais preciso e durabilidade superior.

O cassete tem tecnologia X-Dome e 12 coroas na relação 12-50. A corrente é similar à que vimos no grupo XX1.

Se você quiser comprar um dos grupos de componentes MTB SRAM Eagle, vale a pena seguir a indicação do fabricante. Os grupos GX e NX são grupos de entrada, enquanto o grupo XX1 é voltado para o mountain bike cross-country, e o grupo X01, para enduro. Por outro lado, você pode escolher pelos componentes, combinando aqueles que apresentem as características mais relevantes para você, seja desempenho, durabilidade, leveza ou até mesmo preço.

Quer conferir outros comparativos de equipamentos para mountain bike? Inscreva-se na newsletter da Entre Trilhas e receba conteúdos exclusivos, diretamente em seu e-mail!