10 principais dúvidas sobre MTB

Mountain biker

Se você está apenas começando sua jornada como mountain biker, provavelmente tem várias dúvidas sobre o esporte, o equipamento, questões de preparação e assim por diante. Ter perguntas é normal, e encontrar as respostas é uma maneira de se sentir mais seguro para apostar em um novo hobby, não é mesmo?

É por isso que a gente vai responder às dez principais dúvidas sobre MTB e ajudá-lo a dar os primeiros passos — ou melhor, as primeiras pedaladas.

Então, vamos às perguntas? Boa leitura!

1. Qual é a melhor bike para começar a praticar?

Essa certamente é a dúvida número 1 de quem quer praticar MTB. Afinal de contas, a bicicleta é o seu equipamento básico, e você quer ter certeza de que está investindo seu dinheiro em um modelo adequado para iniciantes mas que, ao mesmo tempo, não seja de baixa qualidade.

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe uma fórmula para escolher a mountain bike ideal. Há muitos fatores que influenciam a escolha; por isso, mesmo que dois ciclistas iniciantes comprem a mesma bike, eles podem ter experiências totalmente diferentes.

A conclusão é: não tem jeito, você precisa pesquisar! Converse com praticantes mais experientes e também procure conteúdos na internet sobre como escolher sua primeira mountain bike.

2. Quais são os equipamentos adicionais necessários?

Também é comum que os novos praticantes questionem se vão precisar de algum equipamento adicional, e quais seriam esses equipamentos.

Bom, para começar, é indispensável utilizar equipamentos de segurança, como o capacete e as luvas. Também é importante ter equipamentos para sua hidratação, já que, durante a prática do mountain bike, você terá que fazer um considerável esforço físico e pode ficar desidratado se não ingerir água regularmente.

Para completar, outros equipamentos incluem itens para facilitar sua vida, como suportes para levar a bike no carro quando estiver viajando para conhecer trilhas mais distantes, e itens para turbinar a bike, como câmbios e suspensões. Não são indispensáveis, mas deixam a experiência com o ciclismo bem mais prática e confortável.

3. Quais são as roupas ideais?

Você não precisa de uma camiseta específica para sair por aí com sua mountain bike, mas vale a pena usar um short de lycra. O motivo é que eles não machucam as pernas pelo atrito das costuras, como acontece com outros tipos de roupa, e também não prende no selim quando você se levanta ou encosta. Para completar, por ser um tecido elástico, ele não prende seus movimentos.

4. É caro praticar MTB?

Bom, os equipamentos não são os mais baratos que existem. Entre a bike e outros equipamentos, você pode gastar alguns milhares de reais, se estiver disposto a investir. Ao mesmo tempo, é claro que você também consegue encontrar alternativas de boa qualidade por um valor mais acessível. A questão é saber encontrar lojas de confiança para suas compras.

Dito isso, fora o equipamento, o esporte em si é muito acessível. Afinal, você pode encontrar excelentes trilhas em lugares perto da sua casa. Toda cidade tem seus recantos escondidos, que o ciclista aventureiro pode explorar. Não é preciso viajar para outro estado ou outro país para descobrir belas paisagens e criar memórias inesquecíveis.

5. Como devo limpar minha mountain bike?

Se você comprou a bicicleta e começou a dar umas pedaladas, vai reparar que a bicicleta precisa de uma limpeza periódica. A maneira certa de fazer isso, se ela não estiver muito suja, é simplesmente passando um pano seco; depois de tirar a poeira, aplique silicone, que deixa o metal mais brilhoso.

Agora, se você realmente voltou para casa com a bike coberta de lama, limpe com água e aplique lubrificante em tudo, inclusive nos cabos de aço. Não use outros produtos de limpeza, pois a maioria pode ter efeitos corrosivos.

6. O que fazer se a câmara furou?

A primeira coisa a fazer é descobrir o motivo. Se foi um espinho ou prego, e ele ainda está preso ao pneu, pode acabar furando a câmara nova também. Além disso, ao trocar a câmara, tenha certeza de que ela está bem posicionada no pneu; do contrário, na hora de encher, você pode ter outro incidente.

Em muitos casos, é possível remendar a câmara da bicicleta — mas isso não significa que seja a melhor opção. A alternativa mais segura, e mais simples também, é comprar uma nova. Assim você reduz as chances de ficar na mão na próxima aventura.

Na hora de encher o pneu, lembre-se de que, quanto maior a pressão, menor a tração. A recomendação é que você use 50psi para pedalar no asfalto, e um pouco mais de 35psi para as trilhas.

7. É preciso ser um atleta para praticar?

Não é necessário ser um atleta para começar a praticar MTB. Na realidade, muitas pessoas simplesmente vêem o esporte como uma maneira de esquecer o estresse do dia a dia, realizar uma atividade ao ar livre, conectar-se com a natureza. E não tem nada de errado nisso!

Aliás, mesmo que você não se considere em perfeita forma, também não tem problema. Existem trilhas de mountain bike com vários níveis de dificuldade, e você pode escolher aquelas que são mais compatíveis com a sua capacidade física. Com a prática, seu desempenho melhora e sua capacidade de enfrentar desafios maiores também.

8. É preciso ter autorização de um médico para praticar?

É sempre bom checar se a saúde está ok antes de começar um novo esporte. Então, uma liberação médica é interessante sim. Não porque alguém vai exigir uma declaração, mas para garantir que você não se envolva em uma atividade que pode prejudicar sua saúde. Antes de praticar qualquer esporte que tenha um nível mais alto de exigência física, é importante consultar um médico, para ter certeza de que você não apresenta nenhuma condição limitante.

A chance de que o médico proíba a atividade é pequena pois, como você já sabe, o próprio ciclista determina seu ritmo. O mais provável é que, caso você tenha alguma restrição, o médico recomende que você siga um ritmo mais leve.

Não se esqueça de que você não tem um instrutor para praticar MTB, isto é, você é seu próprio instrutor. Cabe ao ciclista ficar atento a sua própria saúde. Se o médico aconselhar que você evite forçar demais os joelhos, por exemplo, é sua responsabilidade lembrar disso na hora daquelas subidas mais puxadas.

9. Vale a pena formar um grupo para praticar MTB?

Com certeza, vale muito a pena!

Em primeiro lugar, quando você anda em um pelotão de mountain bike, um pode incentivar o outro. Aí, naquele momento em que você está cansado, em vez de desistir e voltar para casa, a chance de seguir em frente e chegar ao final será muito maior. Outra vantagem legal é que, na hora de viajar para conhecer trilhas mais distantes, vocês podem dividir as despesas, tornando a experiência mais acessível.

grupo mountain bike

Além disso, formar um grupo também é uma opção para aumentar a segurança do esporte. Sendo um ciclista iniciante, você vai sofrer alguns acidentes; cair, por exemplo, é normal. Caso você se machuque, é importante ter pessoas por perto para socorrê-lo. Nessas situações, você vai ficar grato por ter seus amigos com você.

10. Posso levar meus filhos (sobrinhos/afilhados) comigo?

Todo mundo está acostumado a ver pais orgulhosos levando seus filhos para andar de bicicleta na rua ou no parque aos finais de semana. Será que você também pode levá-los para praticar ciclismo em trilhas, com uma mountain bike?

A resposta é, sim! Desde que você tome os mesmos cuidados de segurança que são necessários para um adulto, e que a criança tenha uma bicicleta adequada (por exemplo, com o tamanho ajustado para sua altura, de modo que ela possa pedalar com conforto), não existe nenhuma restrição de idade ao esporte.

crianças e mountain bike

Aliás, quanto antes a criança tiver contato com MTB, melhor! Ela desenvolve um hábito saudável, cria uma relação mais próxima com a natureza, e vocês ainda terão uma oportunidade única para fortalecer os laços familiares.

E então, as suas dúvidas sobre MTB foram respondidas?

Se sim, ótimo — acabaram as desculpas para não praticar. É hora de comprar os equipamentos e colocar o pé (ou melhor, as rodas) na estrada.

Se não, tudo bem! Deixe suas perguntas logo abaixo desse post e quem sabe elas possam ser respondidas nos próprios comentários ou nos próximos artigos do nosso blog.