9 dicas de segurança para pedalar em trilhas na chuva

chuva

Para quem ama o mountain bike, faça chuva ou faça sol, todo dia é dia de pedalar, encarar aventuras e fazer manobras radicais. Não é um pouco de água que vai afastar você do seu hobby, certo? Ao mesmo tempo, no entanto, é preciso ter consciência de que, na chuva, as trilhas ficam mais perigosas. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para pedalar em trilhas na chuva.

Para que você não precise deixar a bike encostada no período mais chuvoso do ano, nós decidimos reunir nove recomendações que vão ajudá-lo a encarar o MTB com segurança. Confira nossas dicas e curta as trilhas mesmo debaixo d’água!

1. Invista em roupas impermeáveis

Várias marcas de roupas para prática de esportes têm excelentes itens impermeáveis, que vão ajudar você a se manter (relativamente) seco, mesmo praticando MTB na chuva. Assim, você terá o mínimo de conforto para pedalar, além de diminuir a probabilidade de pegar um resfriado ou gripe depois. Afinal, segurança não se resume a evitar quedas e machucados. Se não quiser gastar muito, no mínimo, invista em uma boa capa de chuva. Óculos também valem à pena.

2. Invista em acessórios para sua bike

Assim como as roupas, os acessórios certos também podem ajudar a manter a segurança para pedalar em trilhas na chuva. Um bom exemplo são os paralamas, que vão criar uma barreira para impedir que a lama e a chuva atinjam suas pernas.

Será que isso é apenas uma frescura, que não tem nada a ver com segurança? Não é bem assim. Quem pratica MTB sabe que pequenos detalhes podem distrair o ciclista, resultando em um acidente. Então, é melhor evitar que as distrações aconteçam, especialmente na chuva, quando acidentes são mais prováveis!

mtb na chuva
Fonte da imagem: Site Bike Radar – www.bikeradar.com

3. Verifique as condições da trilha antes de começar

Pedalar em trilhas na chuva pode, na realidade, ser um desafio interessante. Porém, você deve saber reconhecer quando a trilha está simplesmente inutilizável por causa do mau tempo. Mesmo as melhores trilhas de MTB ficam perigosas na chuva, e nem sempre vale a pena assumir o risco. Se as condições estiverem muito ruins, vá para casa e volte em um dia mais seco.

4. Procure trilhas entre as árvores

A tendência é que as trilhas em áreas mais arborizadas fiquem em melhores condições durante a chuva, porque as próprias árvores formam um “guarda-chuvas natural”. Assim, menos chuva vai atingir essas trilhas. Enquanto isso, estradas e estradas de terra são áreas abertas, mais afetadas e, portanto, tornam-se terrenos mais difíceis de encarar.

5. Ajuste a pressão dos pneus

A pressão dos pneus no mountain biking já deve ser menor do que na prática do ciclismo em estrada. Acontece que, quando você decide pedalar em trilhas na chuva, precisa ajustar a pressão para que seja ainda menor. Em um terreno escorregadio, você precisa de mais adesão dos pneus, o que fica mais fácil quando eles estão menos inflados e têm uma área um pouquinho maior de contato com o solo.

6. Reduza a velocidade

Embora normalmente a meta do mountain biker seja ficar mais rápido na MBT, é melhor diminuir sua velocidade quando for pedalar em trilhas na chuva. Terrenos molhados fazem com que seja mais fácil perder o controle da bike quando você está indo muito depressa, especialmente no downhill. Existe ainda outro bom motivo para desacelerar os pedais quando estiver chovendo: você terá mais tempo para observar as condições da trilha e tomar decisões para evitar obstáculos e ajustar seu trajeto.

7.  Preste atenção na hora de usar os freios

Quando você frear, preste atenção na resposta da bicicleta. Ela pode deslizar, especialmente se estiver passando sobre pedras. Em algumas situações, a melhor estratégia é não frear, apenas manter o controle da bike e reduzir a velocidade aos poucos.

8. Use sua habilidade para evitar obstáculos

Essa dica, na realidade, foi apresentada pela IMBA (International Mountain Biking Association) em um guia publicado pela Associação. Eles recomendam que, quando o ciclista pedalar em trilhas na chuva, use truques como empinar a roda da frente ou dar um salto com a bike para evitar os obstáculos que surgem no caminho. É claro que uma recomendação como essa só vale a pena se o ciclista tiver um alto nível de habilidade – ou, como dizem, “o remendo pode ser pior que o soneto”.

mtb na chuva
Fonte da imagem: Site PinkBike – www.pinkbike.com

9. Limpe a bicicleta

Depois de pedalar em uma trilha molhada, naturalmente muita lama vai ficar na bike, e você deve lavá-la assim que chegar em casa. Não se trata de estética: a lama entra principalmente nas partes móveis da bicicleta e, quando secar lá dentro, fica mais difícil de tirar e pode danificar essas partes. Depois, esses danos podem colaborar para perda de performance e até acidentes de bike.

Essas são as dicas essenciais para você, ciclista que quer pedalar em trilhas na chuva. A experiência é diferente e desafiadora. No entanto, especialmente se a chuva estiver muito forte, você deve ficar em casa e planejar uma aventura de MTB em outro dia. Tenha em mente que, além da segurança, existem outros bons motivos para simplesmente não praticar mountain bike na chuva.

Em primeiro lugar, não se esqueça de que um acidente causado por um ciclista pode envolver também, outros que estão próximos. Em segundo lugar, se você pedala em um terreno enquanto ele está úmido, depois que a umidade vai embora, há grande probabilidade de que ele fique danificado. Ou seja, todos os amantes do esporte que forem até lá vão acabar encontrando uma trilha de pior qualidade.

O que você precisa fazer, então, é pesar os prós e contras. Por exemplo, se você está se preparando para uma competição e a chuva tem se mantido durante vários dias, talvez não seja possível esperar para pedalar. Por outro lado, se você só quer se divertir e a chuva é passageira, porque não aguardar que o sol retorne antes de encarar a trilha? Enquanto isso, você pode fazer alguns exercícios para mountain bikers em casa ou na academia, que vão ajudá-lo a melhorar seu desempenho.

Quer mais dicas de segurança para aproveitar o melhor do MTB? Inscreva-se na newsletter da Entre Trilhas e receba conteúdos exclusivos, diretamente em seu e-mail!