Rapel: 8 equipamentos que não podem faltar em sua aventura

O rapel é uma técnica que vem se popularizando muito nos últimos anos. A atividade é muito benéfica para a saúde e pode ser praticada tanto em centros esportivos como ao ar livre, imerso à natureza.

Apesar das modalidades terem peculiaridades que as distinguem, nos dois casos é necessário investir em bons equipamentos para uma prática de rapel segura, confortável e tranquila.

Afinal, estamos falando de modalidades que exigem muito esforço físico, equilíbrio e concentração. Ou seja, nada pode atrapalhar e nem tirar o foco do praticante. Assim, um equipamento inadequado, em más condições de uso ou, ainda, a falta de algum acessório pode impedir a descida ou causar um acidente.

Por isso, se você pensa em começar a praticar rapel, confira os equipamentos fundamentais para realizar a atividade com segurança.

Conheça 8 equipamentos de rapel que não podem faltar em sua aventura

imagem em detalhes de um freio em 8 com a corda

Toda atividade que coloca o praticante nas alturas precisa ser realizada com muita cautela e acompanhada dos equipamentos corretos. Confira quais são eles!

1. Cadeirinha

Feita em nylon e poliéster, a cadeirinha nada mais é do que um cinto que conecta o praticante aos demais equipamentos. Ela é vestida pelas pernas como um short e, depois, ajustada no quadril. 

É recomendado escolher uma cadeirinha com boa resistência e, claro, que ofereça um bom ajuste no corpo.

2. Capacete de rapel

Fundamentais e indispensáveis. Os capacetes protegem a cabeça em caso de acidentes e deslizamentos de objetos, evitando ferimentos e até fraturas no crânio. 

Existem vários modelos no mercado e é importante que se escolha aquele que seja mais confortável, resistente e respirável, e que atenda às necessidades da modalidade.

3. Luvas

As luvas são muito importantes, principalmente para quem está começando a praticar rapel e ainda não tem muita familiaridade em manejar os equipamentos. 

Elas protegem e evitam que se queimem as mãos na corda. Mas é preciso se atentar para que esse acessório não fique preso ao sistema de frenagem ou mesmo em alguma rocha.

4. Mosquetões

Os mosquetões são os equipamentos que conectam o freio e a cadeirinha. São feitos de uma mistura de alumínio e magnésio, e possuem alta resistência, suportando toneladas de quilos. 

Sua trava pode ser manuseada apenas com uma das mãos, de forma fácil e rápida. O que é ótimo em casos de emergências e acidentes.

5. Cordas

Foto em foco que mostra mosquetão, freio, corda nas mãos de praticante de rapel

A corda do rapel possui algumas especificações técnicas importantes como, por exemplo, a necessidade de serem semi-estáticas. 

Além disso, é preciso apresentar resistência entre 18 kn e 35 kn, e bitola entre 8 mm e 11,5 mm. Isso representa um alongamento menor do que 2%. 

Para quem escolher o rapel outdoor, uma dica de ouro é investir em protetores para a corda. Eles vão prolongar sua vida útil, além de evitar que a corda fique em contato direto com rochas.

6. Magnésio

O magnésio é usado para dar mais estabilidade na pegada das mãos em subidas e descidas. Ele absorve o suor e proporciona atrito em contato com as cordas, evitando que elas escorreguem das mãos durante a prática. 

Mesmo usando luvas, o magnésio é importante para ajudar no manuseio de forma mais estável dos equipamentos.

7. Freio automático

O freio funciona automaticamente conforme os comandos do praticante de rapel. 

O modelo mais usual é o que apresenta formato de oito. A corda passa por ele, deslizando sempre que afastada do corpo, favorecendo, assim, a descida. Dessa forma, ao puxar a corda para si, o freio trava a mesma e interrompe o movimento.

8. Sapatilhas

As sapatilhas dão mais dinâmica ao praticante. O calçado precisa estar sempre bem ajustado aos pés, ou seja, por mais que pareçam pequenas e apertadas, não cometa o erro de comprar um número maior do que o seu. Sapatilhas grandes podem causar dois problemas: bolhas ou, pior, você pode perdê-las durante o percurso.

Quando for praticar rapel, é importante sempre, antes de sair de casa, verificar se tudo está em ordem. Se a cadeirinha não tem pontos estourados, ou se não está frouxa ou apertada demais. O mesmo cuidado é necessário para as luvas e sapatilhas, assim como para o capacete, que também deve ser inspecionado para ver se não apresenta nenhuma rachadura. 

Os fechos dos mosquetões precisam estar em perfeito estado, enquanto as cordas não podem apresentar desgastes que comprometam sua resistência.

Tudo precisa ser checado cuidadosamente a cada nova aventura. Os equipamentos para a prática de rapel não são meros acessórios. São itens essenciais para a segurança e bem-estar do praticante.

Rapel: Indoor vs Outdoor — conheça as principais diferenças

Dois praticantes de rapel outdoor invertido negativo

Praticar rapel indoor ou outdoor? Há muitas diferenças entre essas duas modalidades? Ambas têm como base a mesma ideia: a descida de grandes paredões.

A principal diferença está no local em que é praticado. No indoor, a atividade é feita em paredões montados em ginásios poliesportivos, quadras e centros de treinamento. Algumas academias de ginástica e crossfit têm paredes de rapel e escalada para oferecer aos seus alunos uma atividade diferente e desafiadora.

Nesse caso, existem lugares que costumam vender ou alugar os equipamentos básicos como corda, cadeirinha, mosquetões, freio e magnésio. O aluno fica responsável por comprar apenas luvas e sapatilhas, por exemplo.

O rapel outdoor é realizado ao ar livre, junto à natureza. O praticante encara montanhas, grutas, cachoeiras, entre outros obstáculos naturais. Assim, é possível se aventurar com todos os desafios e maravilhas de estar imerso em um ambiente natural e selvagem.

A prática ao ar livre é indicada para quem já tem alguma experiência no rapel. Além disso, é mais prudente e seguro se praticado em grupo.

Nas duas modalidades há diversos estilos que atendem à personalidade e expectativa de qualquer aventureiro. Em todos eles a adrenalina e a serotonina são garantidos.

Com todos os equipamentos em mãos e em dia, se exercitar no rapel fica mais fácil e prazeroso. Essa é uma prática que ativa corpo e mente, tonificando e modelando os músculos superiores, inferiores e abdominais.

Por exigir muita concentração, foco e equilíbrio, o rapel é excelente para quem deseja aliviar o estresse e controlar a ansiedade. Com bons equipamentos e orientação correta, o rapel é uma atividade física completa.

Se só agora você se interessou por essa técnica vertical, este outro artigo de nosso blog pode te ajudar: “Primeira vez no rapel: 4 dicas para quem está começando”. Confere lá!