Luvas para ciclismo: saiba como escolher

O ciclismo, assim como todo esporte, possui uma série de cuidados, preparos e acessórios de segurança essenciais como, por exemplo, as luvas para ciclismo, que possibilitam aproveitar todos os benefícios dessa prática de maneira plena e com maior desempenho.

Nem todas as pessoas que praticam ciclismo usam luvas, mas todas deveriam usar. As luvas são de grande importância para proteger as mãos em caso de quedas e evitar a formação de edemas, calos e feridas nas mãos durante longos trajetos.

Além disso, elas também colaboram para uma melhor firmeza e aderência das mãos ao segurar os guidões, ou seja, proporcionam mais estabilidade e equilíbrio na prática do esporte.

No mercado, existem diversos modelos de luvas. Isso faz com que muitas pessoas tenham dúvidas na hora de escolher a mais adequada para suas necessidades.

Se você é uma delas, acompanhe a leitura! Vamos te ajudar a compreender as principais diferenças entre os modelos mais comuns no mercado, para você encontrar as luvas para ciclismo perfeitas para as suas aventuras a duas rodas.

Luvas para ciclismo: saiba como escolher

Homem jovem parado sobre a bicicleta bebendo água em uma garrafinha

Não existe uma regra muito concreta a seguir quando falamos sobre a escolha das luvas para ciclismo ideal. É preciso considerar o gosto e a adaptação pessoal de cada indivíduo.

Para escolher a luva de ciclismo ideal, é preciso que o ciclista experimente, teste e veja qual modelo, tipo e tecido é melhor para si. Pois, não estamos falando apenas de segurança mas também de conforto. Usar uma luva mal ajustada, apertada, pouco flexível e sem a devida aderência pode ser mais prejudicial do que não usar luva alguma durante as pedaladas. Com isso em mente, vamos conhecer os modelos de luvas para ciclismo mais comuns.

Aberta (dedo curto)

As chamadas luvas abertas são aquelas que cobrem com totalidade apenas a palma e dorso das mãos, enquanto os dedos têm meia cobertura. Esses modelos são indicados para a prática do esporte em dias de clima quente.

As luvas para ciclismo abertas proporcionam mais ventilação às mãos, facilitando a transpiração e, para muitos, ela é mais confortável. Porém, as extremidades dos dedos permanecem expostas, ou seja, em caso de queda, o ciclista poderá se ferir e, em viagens longas, podem surgir calos.

Fechada (dedo longo)

As luvas fechadas, como o próprio nome sugere, são aquelas que cobrem as mãos por completo. Quando falamos em proteção, esses modelos são os mais eficientes. Porém, em regiões muito quentes, elas podem incomodar devido ao calor e do excesso de transpiração.

No entanto, são perfeitas para viagens em épocas de clima frio e chuvoso. Os modelos mais modernos de luvas para ciclismo fechadas possuem reforço em couro nas pontas dos dedos, evitando, assim, o surgimento de calos e feridas, e protegendo mais as extremidades dos membros em caso de quedas.

Compare diferentes materiais e tecidos

Ciclista sobre a bicicleta usando luvas de ciclismo com as mãos no guidão

Assim como acontece com calçados e roupas, as luvas também são fabricadas em diferentes tecidos. Geralmente, são produzidas em poliéster e fibra elástica por serem mais maleáveis. Alguns modelos possuem enchimento na palma das mãos, para garantir maior conforto ao ciclista. Porém, esses modelos são mais quentes e abafados, ou seja, não são indicados para o período do verão.

Se possível, compre luvas que sejam em couro ou tenham ao menos uma camada do material nas palmas das mãos e, também, nas extremidades dos dedos. O couro é altamente resistente, protege contra atritos e não esquenta tanto como os materiais sintéticos.

Para aqueles que costumam fazer viagens noturnas, uma dica é optar por luvas com faixas refletivas (assim como capacetes e coletes). Na estrada, esses detalhes são de suma importância, evitando acidentes entre bikes e veículos automotivos e, até mesmo, pedestres.

Lembre-se de sempre se atentar quanto ao clima previsto para quando for pedalar. Uma luva aberta pode ser mais confortável para climas quentes, secos e áridos. Já os modelos fechados são melhores para dias chuvosos e frios.

Se for viajar de bike, leve sempre pares de luvas extras na mochila. Não se esqueça de, após o uso, higienizá-las e colocá-las para tomar ar em locais protegidos do sol. Caso sofra com sudorese, use um pó antisséptico ou talco nas mãos antes de colocá-las (do mesmo modo como é usado nos pés).

Luvas, assim como capacetes, joelheiras e coletes refletivos, são itens essenciais para uma viagem de bike segura e confortável. Esses equipamentos evitam lesões, ferimentos e traumas físicos e, por isso, escolher modelos adequados a suas necessidades deve ser encarado como uma prioridade para praticar o esporte.

Agora que você já sabe como escolher luvas para ciclismo, confira este outro artigo importante para o seu pedal: “Óculos para pedalar: apenas mais um acessório ou item fundamental?