10 Filmes que todo aventureiro precisa assistir na quarentena!

O período de quarentena tem levado muita gente a repensar hábitos e estilos de vida. Para os amantes da natureza e dos esportes outdoor, permanecer em casa por semanas a fio pode ser particularmente complicado.

No entanto, essa também pode ser uma oportunidade para buscar inspiração para as próximas aventuras assistindo a bons filmes!

Sendo assim, separamos uma lista com 10 excelentes opções de filmes de aventura para você assistir na quarentena (e se inspirar!).

10 filmes para assistir na quarentena

Filmes na quarentena
“Cerro Torre – A Snowballs Change in Hell” fala sobre pioneirismo, determinação e coragem.

(2013) Cerro Torre: A Snowball’s Chance in Hell 

“Cerro Torre: A Snowball’s Chance in Hell” fala sobre pioneirismo, determinação e coragem.

Este filme mostra a desafiadora missão do escalador David Lama: tornar-se a primeira pessoa do mundo a escalar a Rota do Compressor, na montanha Cerro Torre, na Patagônia Argentina.

Após três anos de tentativas, em uma escalada que durou 24 horas, o jovem de 22 anos conseguiu atingir o cume, acompanhado de seu parceiro de aventura, Peter Ortner.

Disponível na plataforma de vídeos da Red Bull.

(2014) Valley Uprising

Valley Uprising é um documentário descontraído, que retrata a evolução da escalada nos Estados Unidos e a popularização do famoso Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, tanto para o esporte como para o turismo.

Este filme conta a trajetória de importantes nomes da escalada mundial, e mostra o estilo de vida e a cultura que envolve a comunidade de escaladores.

Disponível no Amazon Prime.

(2017) The Dawn Wall

Embora tenha sido lançado em 2017, esse filme já se tornou um clássico dos documentários outdoor, inspirando escaladores mundo afora. Ele conta a saga e história de amizade de Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson, que se uniram para escalar a famosa parede de Yosemite em estilo livre, ou seja, sem a ajuda de cordas e equipamentos de apoio.

Disponível na Netflix.

(2017) Dirtbag: The Legend of Fred Beckey

Filmes na quarentena
A história de vida de Fred Beckey se confunde com a evolução da escalada.

Inspirado na vida de Fred Beckey, ícone da escalada que realizou inúmeros first ascents e escreveu vários guias sobre a modalidade.

O filme apresenta a história de uma pessoa verdadeiramente livre, cuja vida se confunde com o desenvolvimento da escalada. 

Sem se importar não importar com as perdas e obstáculos que teria que superar para viver seu sonho, que aparecer no caminho, Fred Beckey mudou para sempre a história desta atividade que é muito mais do que um esporte.

Disponível no Amazon Prime.

(2006) O Escocês Voador

Este longa-metragem conta a saga real do ciclista Graeme Obree, que buscou, diante de muitas dificuldades, realizar um feito histórico no mundo do ciclismo.

Lidando com transtorno bipolar e enfrentando crises financeiras em sua loja de bikes, Obree passa por cima de tudo para colocar em prática seu sonho de quebrar um recorde no velódromo.

Com um projeto em mente e muita criatividade, Obree embarca em uma emocionante jornada de superação.

Sem dúvida, um dos melhores filmes para assistir na quarentena!

Disponível no Google Play e na Netflix.

(2010) Life Cycles

Filmes na quarentena
Imagens incríveis fazem de Life Cycles um dos melhores documentários já produzidos sobre o MTB.

Life Cycles documenta os pedais e os cenários apaixonantes em que os mountain bikers adoram treinar: as trilhas.

Esse é um dos filmes sobre ciclismo que certamente vai agradar aos mais aventureiros.

Simples e direto ao ponto, a produção retrata treinos de profissionais do MTB nas montanhas e singletracks do Canadá, com muita vivacidade. Considerado, por muitos, um dos filmes sobre mountain bike mais fantásticos já produzidos!

Disponível em DVD.

(2017) Icarus

Ícaro
De um documentário sobre o uso de doping Ícaro se transforma em um thriller político

Este documentário, vencedor do Oscar, conta a história de um ciclista determinado a vencer uma corrida e seus questionamentos sobre o sistema antidoping nas competições.

Porém, durante as gravações, os produtores se veem implicados em um gigantesco escândalo de doping envolvendo um cientista e o governo da Rússia.

Entre as opções de filmes na quarentena, essa possivelmente é a que tem a trama mais cinematográfica!

Disponível na Netflix.

(2020) Cada dia uma Surpresa: Time Movistar

Dividido em seis episódios de pouco mais de 30 minutos, este documentário acompanha a temporada 2019 da equipe Movistar de ciclismo profissional.

A Movistar é uma das mais longevas equipes de ciclismo profissional e a mais vitoriosa. No total, a equipe possui mais de 900 vitórias, sendo 7 Tours de France, 4 Giros d’Italia e 4 Vueltas a España.

Ao longo dos episódios, o telespectador testemunhará como funciona a estrutura e os momentos de planejamento e tomada de decisão desta super equipe.

Disponível na Netflix.

(2014) The Barkley Marathons: The race that eats its young  

A Barkley Marathon é uma das corridas de montanha mais difíceis do mundo.

Todos os anos, apenas 35 corredores são aceitos para disputar a prova, sendo que eles precisam apresentar excelente performance. A seleção é super rigorosa e nem todos conseguem concluir a corrida.

Realizada em uma pequena cidade do estado do Tennessee, nos Estados Unidos, esta prova foi inspirada em uma fuga realizada em 1977, que durou 54 horas.

Disponível no Amazon Prime.

(2013) Desert Runners

Uma corrida de 250 quilômetros em meio a um deserto é o tema desse filme aparentemente comum. No entanto, a produção vai além e mergulha nas histórias de corredores não profissionais, lidando com suas limitações em uma prova extenuante.

Enquanto buscam a superação em meio a essa ultramaratona, os competidores atravessam paisagens inóspitas e, ao mesmo tempo, belas.

Disponível no Amazon Prime.

E, falando em oportunidades geradas pela quarentena, confira este conteúdo em nosso blog: “Ciclismo indoor: Quais os benefícios dessa escolha para o seu desempenho?