Autodisciplina: 5 Dicas para desenvolver a sua e ter uma vida mais equilibrada

Autodisciplina é um fator determinante para obtermos sucesso em todas as esferas de nossas vidas: trabalho, estudos, hobbies… Afinal, quem quer chegar longe precisa de uma boa dose de determinação e foco.

Ao mesmo tempo, sabemos que nem sempre é fácil dar conta de tudo. Em meio a uma rotina extenuante de trabalho, ainda precisamos encontrar tempo para cumprir tarefas domésticas, lidar com compromissos familiares e cuidar de nós mesmos, seja com uma boa alimentação, exercícios físicos regulares e, por que não, nos divertindo. 

O fato é que muita gente se perde tentando encontrar um equilíbrio. E, ao não encontrar, vem a frustração de não estar sendo “bom o suficiente” ou incapaz, o que pode ser a porta de entrada para problemas de ordem emocional. 

Para você que se identificou com esse quadro, preparamos este artigo com várias dicas sobre como ter mais autodisciplina e levar uma vida equilibrada. Acompanhe.

1- Conheça suas prioridades e respeite seus padrões

O primeiro passo para conquistar mais autodisciplina é conhecer suas prioridades. Nesse sentido, é interessante estabelecer quais são os seus propósitos, tanto em sua vida profissional quanto pessoal. 

Se neste ano, por exemplo, você deseja realizar uma nova qualificação, como uma pós-graduação ou um curso de curta duração, essa pode ser uma atividade prioritária. Ou, ainda, se o seu sonho é conquistar novos clientes para o seu negócio, essa passa a ser outra prioridade. 

Mas atenção: tenha muito claro para si que, se várias atividades são prioritárias, nada passa a ser prioridade. Com esse conceito quase filosófico, queremos dizer que priorizar é fazer escolhas. Entre vários projetos possíveis para concentramos esforços, devemos escolher apenas alguns. 

Diante dessa escolha, também é importante estabelecer metas factíveis. De nada adianta almejar um objetivo extremamente ousado e ficar pelo caminho. Essa é, inclusive, uma das maiores fontes de frustração das pessoas em geral. Por isso, respeite seus limites e busque conhecer, com precisão, onde você deseja e pode chegar. 

2- Cumpra o que você estabelece para si

post it de anotações pregado no quadro de recados
Sempre cumpra o que você estabelecer para si

Quem já estabeleceu suas prioridades está um passo à frente de grande parte das pessoas que buscam autodisciplina. Isso porque muita gente não sabe ao certo o que almeja para si e se perde buscando vários objetivos ao mesmo tempo. 

Para quem passou desse estágio, o trabalho passa a ser cumprir o que foi estabelecido. Nada mais do que fazer o que você escolheu para si e sabe que tem condições de conquistar. 

E aqui o esporte tem várias lições a nos ensinar. 

Para os amantes do trekking, por exemplo, quantos trajetos já não pareceram impossíveis e, depois de muito treino, foram vencidos?

O mesmo vale para os ciclistas. Quantas provas já não pareceram extremamente desafiadoras, mas foram realizadas depois de meses de preparação?

O grande barato da prática esportiva é perceber o seu próprio progresso rotineiramente. A cada mês, uma nova distância percorrida, uma técnica apurada, uma melhor capacidade de vencer dificuldades, entre muitas outras possibilidades. 

Para quem almeja conquistar autodisciplina, não há nada melhor!

3- Afaste-se de distrações

Em nossa vida cotidiana, contamos com diversas fontes de distração. O acesso a um fluxo quase interminável de notícias e informações pode ser a principal delas, assim como as redes sociais que, a cada minuto, nos entrega centenas de atualizações sobre diversos temas de nosso interesse. 

Somado a isso, temos os aplicativos de mensagens que nos conecta, em tempo real, a centenas de pessoas de nosso convívio, o que dá margem para conversas em momentos inoportunos. 

Sem dúvida alguma, para quem deseja conquistar mais autodisciplina, o ambiente digital é uma verdadeira armadilha. E, por maior que seja o desafio de não cair em distrações, precisamos nos educar para não comprometer a produtividade na execução de atividades que efetivamente interessam.

Tendo isso em vista, é fundamental gerenciar seu próprio tempo. Se das 14h às 18h você se comprometeu com determinado trabalho, nada deve lhe atrapalhar. Nem que para isso seja preciso se desconectar por completo. 

Conservando esse nível de disciplina, a médio e longo prazo, os resultados em seu desempenho serão notáveis.

4- Inspire-se em grandes exemplos de autodisciplina

mulher usando equipamentos de proteção e praticando escalada
O esporte nos oferece grandes exemplos sobre autodisciplina

A autodisciplina pode ser encarada como uma virtude ostentada por algumas pessoas notáveis. Sem tratar de nenhum exemplo em específico, em um breve exercício de memória você poderá se lembrar de esportistas, grandes empresários, líderes religiosos e, até de pessoas de seu convívio, que podem ser consideradas autodisciplinadas. 

Em sua trajetória para também conquistar a autodisciplina, a história dessas pessoas ou suas atitudes em contextos específicos podem servir de inspiração. Obviamente, a intenção não é se colocar na obrigação de também se tornar um grande exemplo, até mesmo porque, como destacamos, isso é algo danoso para nós mesmos. 

No entanto, é da natureza humana “mirar” em guias, e isso pode ser de grande ajuda. Por isso, leia livros, entrevistas, e assista a filmes que contam a trajetória de pessoas admiráveis em termos de autodisciplina.  

5- Cuide-se

Ao longo desse artigo, listamos várias formas de conquistar a chamada autodisciplina. No entanto, neste último tópico, vamos abordar um aspecto não necessariamente associado ao tema, mas que é tão importante quanto para se ter uma vida mais equilibrada, que é o autocuidado. 

Autocuidado pode ser entendido como a atenção que dispensamos a nós mesmos em termos de cuidado com a saúde física e mental. Nesse sentido, nossa dica é para que você busque com afinco seus objetivos, mas não deixe de se divertir, praticar esportes, comer bem e estar com quem você gosta. Afinal, essa é uma forma saudável de recarregar suas energias para encarar os desafios do dia a dia. E, por falar em prática esportiva e lazer, confira mais este artigo de nosso blog, em que falamos sobre equipamentos imprescindíveis para a sua aventura outdoor.