3 dicas da Entre Trilhas de manutenção da bike

Existem diversas maneiras de melhorar sua condição física e mental, mas muitas não conseguem oferecer a mesma intensidade e imersão do que a pedalada em uma bicicleta. 

A bicicleta é um item que oferece muitos benefícios para quem a pedala, isso porque ela consegue distrair a mente devido aos diversos cenários que o ciclista encontra pelo caminho. Além de melhorar a condição física e ter um maior contato com a natureza.

A bicicleta para ciclismo é um dos modelos mais utilizados para quem quer mais durabilidade durante o trajeto, por isso é importante escolher um bom produto. Mas isso não significa que você deve esquecer de fazer manutenções na sua bike.

Assim como qualquer meio de locomoção, a bicicleta deve ser vistoriada com frequência, dessa forma o ciclista consegue ter uma avaliação de quais partes necessitam de mudanças e reparos. Com uma boa manutenção, sua bike pode durar por diversos anos.

Pensando nisso, a Entre Trilhas separou algumas dicas de manutenção de bicicleta para você ter mais durabilidade e segurança nas suas pedaladas. 

É importante cuidar da lubrificação da bike

A corrente é uma das partes mais importantes da bicicleta, pois é ela que pondera a força das pedaladas e faz com a bike ganhe força para andar. A lubrificação da corrente é importante para fazer com que os pinos permaneçam no lugar, além de conservar as engrenagens. 

É importante que a lubrificação de uma bicicleta de ciclismo seja feita com cera própria e não com graxa.

Observar com regularidade os links da bike é fundamental, pois eles necessitam de lubrificação na quantidade certa, que é equivalente a uma gota por link. Usar em excesso pode ser prejudicial para sua bicicleta. 

A saúde dos pneus é importante 

Os pneus são a ligação entre o solo e a bike, por isso é uma das partes mais importantes de uma bicicleta. Vale lembrar que eles são responsáveis por enfrentarem o solo quente, molhado e árido, então é essencial ter um cuidado com os pneus.

Reparar a calibragem do ar é indispensável, pois o pneu possui com muito ar no seu interior possui mais pressão, fazendo com que seja difícil realizar alguns movimentos ou ocorrer perda de tração. Ter uma bomba de bicicleta é importante para fazer com que a calibragem fique na medida certa. 

Outro ponto importante é saber os estados dos pneus, pois se não estiverem adequados eles devem ser trocados. Pneus desgastados oferecem instabilidade para a bicicleta. É útil saber que os pneus traseiros são os que se desgastam mais rápido.

Regule corretamente suas marchas

As marchas são importantíssimas para os ciclistas que gostam de andar em terrenos mais densos ou fazer manobras perigosas, mas elas precisam do cuidado de todo o ciclista. 

Muitas das vezes as marchas não estão reguladas quando você compra uma bicicleta. Por isso é necessário ter atenção com as marchas e câmbio da bike. Além disso, depois de utilizar sua bicicleta de forma radical, é importante checar se as marchas continuam em bom estado. 

Gostou das dicas? Então corra para o site da Entre Trilhas e garanta já uma bicicleta de ciclismo para você!


Also published on Medium.