4 dicas da Entre Trilhas para quem quer iniciar na escalada

Esportes são considerados um dos melhores métodos de melhorar o desempenho físico e trabalhar a saúde mental, por isso milhões de pessoas investem em modalidades que oferecem diversas vantagens para seu estilo de vida.

Existem diversos tipos de esportes, alguns mais radicais que outros, pois buscam testar os limites e medos de quem os pratica. A escalada é definitivamente um esporte perfeito para quem busca mais adrenalina na hora de praticar um esporte – além, claro, de uma vista linda. 

A escalada é uma modalidade que utiliza técnicas e movimentos de montanhismo, fazendo com que o indivíduo trabalhe bastante a região dos braços e melhore seu poder de concentração. 

Com tantos benefícios, a escalada está na lista de esportes de aventura mais procurados por desportistas que querem um pouco mais de adrenalina nas suas atividades. 

Pensando nisso, a Entre Trilhas separou algumas dicas para quem quer iniciar na escalada da melhor maneira possível e com o máximo de segurança!

Comece por um ginásio de escalada

Muitas pessoas que praticam escaladas começam por ginásio, isso porque é necessário preparar bem o corpo antes de encarar montanhas e pedras. Desta forma, o esportista vai para os ambientes abertos com mais segurança e técnicas para escalar.

Além disso, é uma ótima forma de começar a se adaptar aos acessórios de escalada, pois são iguais. Então, para iniciantes, a melhor maneira de começar é buscando por um ginásio de escalada para se adaptar.

Não abra mão da segurança 

A escalada é um esporte com muita emoção e aventura – além de metros de distância do chão -, por isso é importante ter em mente que a sua segurança deve ficar em primeiro lugar. 

Ter produtos de escalada de qualidade é essencial para garantir uma boa subida e descida, por isso busque sempre por bons materiais e marcas. Também é necessário ter em mente que você precisa guardar energias para garantir uma descida segura. 

Checar os equipamentos antes de subir e descer da escalada é mais que fundamental para preservar a sua segurança. 

Treine para se capacitar

O treino é o seu maior aliado para melhorar a sua capacidade de escalar, por isso busque sempre fazer escaladas para fazer com que o seu corpo reconheça os movimentos e a força necessária para subidas e descidas. 

Apesar de muitas pessoas realizarem outras atividades para melhorar o desempenho na escalada, como a musculação, a maior dica para se aperfeiçoar é praticar o próprio esporte. 

Alguns equipamentos são essenciais

Alguns acessórios de escalada são fundamentais para a realização da atividade, como cordas. Mas é necessário ter em mente que é importante ter uma corda adequada e uma garrafinha de água que vai te auxiliar durante todo o tempo. Kit de primeiros socorros também são itens que precisam ser pensados. 

Apesar de parecer um esporte extremamente radical, a escalada é uma modalidade que oferece um grande contato com a natureza e ajuda na resistência do corpo. Acesse o site da Entre Trilhas e conheça nossos produtos de escalada para sua atividade!


Also published on Medium.