4 dicas para escolher uma lanterna de cabeça

O avanço da tecnologia foi primordial para que alguns objetos se tornassem mais acessíveis para as pessoas, como a lanterna de cabeça. Nos dias de hoje, a lanterna de cabeça possui diversos tamanhos, resistência e intensidade de iluminação muito superior aos modelos mais antigos. 

Mas por que utilizar uma lanterna de cabeça? Talvez você não saiba, mas esse item é utilizado em diversas atividades ao redor do mundo, como para trilhas e acampamentos noturnos. Mas também pode ser utilizado na exploração de cavernas e escavações. 

Se você busca por um modelo de lanterna de cabeça é importante estar ciente de algumas características do produto para fazer uma boa escolha de acordo com a sua necessidade. 

Sendo assim, a Entre Trilhas separou algumas dicas para você escolher uma lanterna de cabeça. Confira abaixo:

Fique atento a fonte de energia  

Definitivamente essa é uma das dicas mais importantes para quem quer adquirir um modelo de lanterna de cabeça, pois a maior parte dos modelos só funcionam com uma fonte de energia. 

Os modelos atuais utilizam a bateria de lítio porque uma de suas principais vantagens é a recarga em diversas quantidades. Essa é uma fonte de energia eficaz para aqueles que buscam utilizar a lanterna com bastante frequência. 

Vale ressaltar que esse modelo de fonte consegue transformar carga em luminosidade com mais aptidão. Também existem modelos movidos a pilhas alcalinas e eles são encontrados com maior facilidade nos pontos de venda. 

Capacidade e alcance de iluminação 

Quem busca por uma lanterna obviamente quer uma boa produção de luz, principalmente para lugares que tem ausência total de iluminação. O lúmen (Lm) ajuda na apresentação da capacidade de iluminação de um produto aos olhos humanos, geralmente essa informação consta nas especificações da lanterna ou lampião com acendedor. 

Lanternas com 115 Lm conseguem desempenhar tarefas cotidianas com facilidade, mas existem modelos que alcançam até 2.000 Lm e conseguem um alcance de até 300 metros.

Eficiência luminosa 

Outra dica é prestar a atenção na relação entre a produção de lumens e consumo de watts (Lm/w), que pode ser chamada de eficiência luminosa. A ideia é que o modelo gere bastante lumens com um baixo custo de energia, pois isso impacta diretamente na autonomia da bateria ou pilha. 

É importante ter em mente que diversos modelos de lanterna de cabeça modernos oferecem a possibilidade de regulação de intensidade da luz e de administração do tempo de duração da fonte de energia.

Atente-se aos modos de iluminação 

Para conservar a autonomia da fonte, diversos modelos de lanterna de cabeça possuem graus de intensidade de iluminação. Isso torna a peça mais versátil e faz com que o produto seja eficaz em diversas situações. 

É também comum encontrar modelos de lanterna de cabeça que possuem modos de iluminação diferentes, como o de sinalização – que é indicado para os ciclistas ou corredores noturnos ficarem mais seguros.

Gostou das dicas? Agora que você sabe como escolher um modelo, acesse o site da Entre Trilha e garanta já a sua lanterna de cabeça. Além disso, confira a nossa lanterna Dyno!