4 Dicas para se desconectar do trabalho e se dedicar ao seu esporte favorito

Se desconectar do trabalho é um desafio e tanto para muita gente. Para a maioria das pessoas, obrigações e compromissos se acumulam, invadindo o tempo destinado para outras atividades, como o lazer e a prática de seu esporte favorito.

A frequência com o que isso acontece pode ser considerada, até mesmo, um indicativo de qualidade de vida, de modo que quem mantém o equilíbrio entre compromissos pessoais e profissionais está um passo à frente de quem ainda não alcançou esse objetivo.

No limite, pessoas sobrecarregadas pelo trabalho desenvolvem problemas de ordem física, psicológica e emocional, demandando ajuda especializada para superarem questões como distúrbios de ansiedade e depressão. 

Para não chegar a esse quadro grave e se desconectar do trabalho para se dedicar ao seu esporte favorito, confira as dicas que preparamos. 

1. Deixe o trabalho no trabalho

Em um mundo ideal, nossos compromissos profissionais deveriam terminar ao final do expediente, não é mesmo? 

No entanto, sabemos que nem sempre é assim e já nos acostumamos a levar para casa algumas tarefas e a resolver questões urgentes aos finais de semana ou durante a noite. 

Frente a esse problema, você deve ter claro para si que situações como essa sempre vão acontecer, mas não podem se tornar um hábito. Se possível, é interessante se organizar para nunca levar trabalho para casa.

2. Não assuma compromissos a partir de determinado horário

Dando continuidade ao que foi discutido no tópico anterior, devemos alertar para a necessidade de se estabelecer limites de horário para compromissos profissionais. 

Quando você incorpora esse hábito, você demonstra para as demais pessoas em qual faixa de horário você está disponível. A partir disso, sua chefia e demais colegas poderão se organizar para te demandar quaisquer tarefas dentro do horário estabelecido.

3. Permita-se desconectar do trabalho

mulher frustrada com descansando a cabeça sobre o braço para se desconectar do trabalho

Temos, nos dias de hoje, as primeiras gerações que cresceram ou passaram a maior parte de suas vidas com acesso à internet e utilizando dispositivos móveis, como celulares e computadores pessoais. Em função disso, talvez ainda estejamos aprendendo a lidar com essas tecnologias e a reconhecer que o uso em excesso seja algo danoso à nossa saúde e à nossas vidas. 

Isso tem levado a sociedade, de maneira geral, a discutir a necessidade de se desconectar e a ressignificar nosso atual senso de urgência, que nos leva a responder mensagens pelo celular a todo instante e a conferir atualizações em redes sociais várias vezes ao dia. 

Para quem está em busca de obter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, se desconectar do trabalho é imprescindível. O tempo que dispensamos para acompanhar e estar disponível em meio digital nos consome um tempo precioso, que poderia ser utilizado para a prática esportiva.

4. Estabeleça um planejamento diário

mulher usando o celular e agenda para planejar tempo para se desconectar do trabalho

Organizar o seu dia é muito importante para conseguir praticar regularmente seu esporte favorito. Ao cumprir um cronograma semanal ou diário, cada tarefa de seu dia a dia acaba por se tornar um hábito e você desenvolve a capacidade de cumprir todos os seus compromissos de forma satisfatória. 

Com o artigo de hoje, esperamos ter trazido dicas interessantes para que você possa organizar sua rotina para não deixar de praticar seu esporte favorito. A prática esportiva, além de aliviar o estresse da rotina de trabalho e proporcionar muitos benefícios a sua saúde, é sinônimo de satisfação pessoal e bem-estar.

A propósito do tema de hoje, vale a pena conferir o artigo em que falamos sobre “Autodisciplina: 5 dicas para desenvolver a sua e ter uma vida mais equilibrada”.