6 Dicas para você se antecipar aos imprevistos na hora de acampar

Imprevistos na hora de acampar acontecem com frequência. E, para evitar alguns problemas recorrentes, é preciso se preparar. Tudo começa antes mesmo de sua viagem, com a escolha dos equipamentos adequados e planejamento de aspectos logísticos, que vão desde a escolha do local do camping, passando pela organização e acomodação de seus pertences em local adequado, e vão até o acompanhamento da previsão do tempo.

Neste post, falaremos dessas e de outras dicas para você evitar imprevistos na hora de acampar e, assim, proporcionar a melhor experiência possível. Confira!

1. Certifique-se de que está levando tudo o que precisa

A depender da duração da viagem e do local para acampamento, será preciso levar um número considerável de itens consigo. E, para não deixar nada para trás e ficar em apuros quando chegar a seu destino, é interessante fazer um checklist e listar tudo o que não pode faltar. 

Organize sua lista por categorias, como “barraca”, “cozinha”, “alimentação”, “roupas”, etc. Para isso, conte com ajuda de seus amigos para lembrar de tudo e confira, mais de uma vez, se não está faltando nada.

2. Teste todos os equipamentos antes da viagem

Um dos imprevistos mais comuns durante acampamentos acontecem a partir de falhas ou problemas com algum tipo de equipamento considerado essencial, como a barraca, por exemplo. Imagine chegar no camping e perceber que uma haste de sustentação está quebrada ou que o forro está rasgado? 

Em uma situação como essa, você ficará, no mínimo, dormindo de forma desconfortável durante toda a viagem. Ou, pior, nem mesmo conseguirá montar o equipamento mais essencial do acampamento. 

Pensando nisso, é muito importante testar tudo o que for levar, não somente as barracas. Outros itens, como lanternas, fogareiro, mochila e gerador precisam ser avaliados. 

3. Leve roupas e calçados adequados

homem carregando mochila de acampar admirando a natureza

Independentemente de qual seja o clima predominante na região onde se vai acampar, esteja preparado para o frio e para o calor. Em muitas localidades, as temperaturas caem de forma abrupta durante a noite, embora os dias sejam quentes e ensolaradas. Por isso, é importante levar roupas de todos os tipos, desde bermudas a agasalhos. 

Em se tratando de calçados, é interessante contar com um par de botas para trilhas e outro de tênis para caminhadas mais leves. O bom e velho chinelo também não pode faltar para dar aquele descanso aos seus pés.

4. Avalie a previsão do tempo antes de viajar

No momento de programar sua viagem, é muito importante monitorar a previsão do tempo ou, pelo menos, conhecer a média de chuvas para o período de interesse. Acampar com chuva está longe de ser o ideal e pode frustrar seus planos de visitar cachoeiras, rios ou praticar algum esporte em que seja desejável contar com um tempo aberto. 

5. Escolha um local adequado para a montagem da barraca

A escolha do local da barraca é outro ponto bastante estratégico para evitar imprevistos em acampamentos. Opte sempre por locais sombreados, planos e distantes de qualquer ameaça aparente, como colmeia de abelhas, casas de marimbondos e formigueiros. 

6. Nunca deixe sua barraca aberta

local de camping perto da praia

Outro tipo de imprevisto em acampamentos diz respeito à segurança. Por mais bem recomendado que o local de camping escolhido para acampamento seja, nunca é demais tomar os cuidados necessários com a sua barraca e mantê-la fechada na sua ausência. Afinal, em locais onde pessoas desconhecidas transitam, podem ocorrer furtos. 

Além disso, temos a presença de animais que podem se sentir atraídos pelo cheiro da comida. Por isso, além de fechar a barraca, é preciso armazenar os alimentos de forma adequada para evitar essas “visitas” indesejadas.

Aproveitando que estamos falando sobre como evitar imprevistos na hora de acampar, que tal conferir nosso checklist completo com tudo o que não pode faltar na sua aventura?