5 benefícios que uma viagem para o “meio do mato” vai proporcionar

Toda viagem para o “meio do mato” tem muito a nos oferecer. O contato com a natureza, a apreciação de novas paisagens e uma sensação única de bem-estar e relaxamento são apenas alguns dos benefícios entre tantos outros que ainda podemos citar.

Quem já viaja regularmente para regiões privilegiadas em termos de paisagens naturais, com cachoeiras, serras, rios, montanhas e vida pacata sabe do que estamos falando. Para quem ainda não se permitiu viver essa experiência, dando preferência para outros tipos de destino, vale conferir o post de hoje. Listaremos 5 benefícios incríveis de viajar para o “meio do mato”. Confira! 

1- O distanciamento da rotina revigora

A viagem para o “meio do mato” é uma excelente maneira de sair da rotina para recarregar as energias. Em localidades até mesmo próximas à cidade onde você vive, é possível desfrutar de alguns dias de puro relaxamento e aliviar o stress do dia a dia. 

Mesmo em curtos períodos, é possível esquecer dos problemas e retornar revigorado para encarar seus desafios. Inclusive, pequenas viagens com essa, quando se tornam um hábito, podem te proporcionar um ganho incrível de qualidade de vida. 

2- Viajar proporciona momentos únicos

Se você fosse convidado a eleger os momentos mais marcantes de sua vida, aqueles em que você esteve mais feliz, certamente alguma viagem ocuparia um lugar no “pódio”. E é natural que seja assim. 

Ao viajarmos, entramos em contato com pessoas diferentes, experienciamos novas sensações, sabores, cheiros… tudo isso compõe o clima perfeito para uma vivência que pode ser considerada única. 

3- Momentos de lazer e relaxamento promovem o autoconhecimento

mulher meditando em uma pedra em meio a natureza

Em viagens para lugares pacatos, de natureza exuberante, vivenciando um clima ameno em meio a belas paisagens, estamos em condições, como em nenhum outro lugar, de nos conhecermos melhor. 

Nesse momento, é hora de pensarmos em nossos planos para o futuro, avaliar com distanciamento situações de dificuldade pelas quais estejamos passando, enfim, fazer um balanço e refletir sobre diversos temas e circunstâncias com o objetivo de nos tornarmos versões melhores de nós mesmos.

4- Contato com a natureza faz bem para a saúde

um homem e uma mulher sentados na pedra de uma cachoeira

O contato com a natureza faz bem para a saúde. Essa frase que soa como um velho clichê, na verdade, tem seu “fundo” de comprovação científica. 

Além dos aspectos genéricos já citados, como relaxamento e bem-estar – algo que certamente repercute na saúde do corpo e da mente – temos, por exemplo, maior tempo de exposição ao sol, garantindo uma dose diária de vitamina D. 

Para quem não sabe, esse composto é um dos responsáveis por manter o volume de nossa massa óssea, além de fortalecer o sistema imunológico. E, embora a vitamina D possa ser encontrada em diversos alimentos, sua absorção só se dá mediante a exposição da pele à luz solar – algo cada vez mais difícil em tempos de extensas jornadas de trabalho cumpridas em ambientes fechados.

A qualidade do ar é outro fator relevante para a nossa saúde. Com os centros urbanos tomados pela fumaça tóxica dos escapamentos dos automóveis, alguns dias em contato com a natureza são um verdadeiro alívio para nosso sistema respiratório.

5- Oportunidade de fazer novas amizades

Uma viagem também é uma oportunidade de fazer novas amizades. Imagine que, em seu hotel, pousada ou em um camping, você terá outras pessoas ou famílias desfrutando de alguns dias de descanso e lazer, assim como você. Isso, por si só, já é um bom motivo para uma aproximação que, quem sabe, pode terminar em uma boa conversa e um futuro estreitamento de laços.

Gostou do artigo de hoje com 5 benefícios de viajar para o meio do mato? Achamos que você também possa se interessar por este conteúdo: “Checklist completo para acampar.”