Lanterna de cabeça: 3 vantagens de contar com uma em sua próxima aventura

A lanterna de cabeça é um equipamento super estratégico para qualquer tipo de aventura realizada durante a noite. Desde uma corrida noturna até uma escalada, você terá junto a você um aliado e tanto para cumprir seus trajetos com comodidade e segurança.

Neste post, listamos essas e outras vantagens de contar com uma lanterna de cabeça, além de indicar alguns aspectos que merecem ser observados na hora de comprar a sua. Não deixe de conferir!

Principais vantagens de contar com uma lanterna de cabeça

Vejamos, então, quais são as principais vantagens de contar com esse equipamento.

1. Segurança

Dependendo da atividade que você irá realizar, a lanterna de cabeça pode ser considerada um equipamento de segurança. Em um percurso por cavernas ou em trilhas noturnas, por exemplo, você pode transitar com as mãos livres e se apoiar sempre que necessário. Além, claro, de iluminar o caminho mais facilmente.

2. Comodidade durante sua aventura

A chamada lanterna tática cumpre, praticamente, o mesmo papel da lanterna de cabeça. No entanto, em termos de comodidade, nem de perto existe uma equivalência entre as duas. Temos várias situações práticas que demonstram isso.

Ao montar uma barraca a noite, por exemplo, você poderá iluminar as áreas que você precisa enxergar, ao mesmo tempo em que trabalha ativamente com as mãos para armar as estruturas. O mesmo vale para caminhadas noturnas em que você precisa carregar objetos. Nessas situações, não há a necessidade de se ocupar carregando uma lanterna tática. 

Podemos, ainda, citar muitas outras atividades feitas à noite, como: pescarias, preparação de alimentos, eventuais manutenções em veículos ou na sua bike, entre outras.

3. Melhor desempenho em sua prática esportiva

Já citamos aqui que a lanterna de cabeça, para algumas atividades, é considerada um equipamento de segurança indispensável. Para além desse aspecto, chama também atenção a questão do desempenho, quando se trata de competições esportivas. 

Em corridas noturnas, por exemplo, em que é necessário visualizar o percurso, é indispensável contar com uma lanterna de cabeça de excelente qualidade. O mesmo vale para competições de mountain bike que se estendem até à noite. Sem uma boa iluminação, você pode perder tempo, ficando atrás de seus adversários.

O que observar na hora de comprar sua lanterna para a cabeça?

Vamos entender, agora, o que você precisa observar na hora de comprar sua lanterna de cabeça.

Autonomia e tipo de bateria

Temos lanternas de cabeça a pilha e bateria. Para os equipamentos que funcionam a bateria, você precisa observar se elas são recarregáveis ou não e, ainda, verificar se elas são substituíveis.

A bateria recarregável é interessante pelo ponto de vista ambiental e para o seu bolso, pois gera menos lixo e você não teria que comprar pilhas regularmente. Mas, além de recarregável, é interessante adquirir uma lanterna de cabeça cuja bateria seja substituível. 

Tenha em vista que, para esportistas que precisam do equipamento durante toda a noite, essa é considerada a melhor opção, pois a autonomia de uma carga pode não ser o suficiente para todo o tempo de uso necessário e você pode ficar na mão. 

Conjunto refletor/lente

Saiba o que observar em sua lanterna de cabeça

No conjunto da lanterna, o refletor é a parte metalizada em torno da lâmpada de LED. Sua superfície é polida para refletir a luz. 

A lente, por sua vez, cumpre o papel de concentrar o feixe de luz, obtendo um melhor aproveitamento em termos de iluminação. Tenha em vista que, por mais potente que seja a lâmpada, sem concentrar o feixe de luz você tem uma iluminação dissipada, ineficiente.

Temos ainda o chamado colimador. Esse dispositivo integra refletor e lente, concentrando toda a luz gerada em uma única direção. Ou seja, a lanterna se torna mais eficiente. 

Entendido esse ponto, você precisa saber que nem toda lanterna de cabeça conta com a lente ou com o colimador. Então, na hora de comprar, vale investir em um equipamento com essa funcionalidade.  

Aproveitando que falamos hoje de um equipamento tão essencial para a sua aventura, como a lanterna de cabeça, fica a dica para que você também confira este artigo: “Checklist completo para acampar.”