Óculos Shimano é o ideal para à prática do ciclismo

Óculos Shimano: design minimalista com amplo ângulo de visão e proteção

Seja praticando Mountain Bike ou pedalando em estradas, um dos acessórios mais importantes no ciclismo são os óculos. Quem se interessa um pouco sobre o assunto, provavelmente já sabe disso, mas você conhece os diferentes tipos de óculos e para qual situação eles são recomendados? A seguir, esclarecemos algumas informações importantes sobre esse acessório e apresentamos a linha de óculos Shimano!

Se você procura por óculos de qualidade, com cada detalhe pensado no conforto e no desempenho do ciclista, sua busca acabou!

Não perca tempo, faça uma boa leitura e aproveite o melhor que os óculos Shimano têm para oferecer!

A importância dos óculos no ciclismo 

Para todos os tipos de atividades esportivas, os acessórios e equipamentos são desenvolvidos não só para dar mais conforto, mas também para a proteção e o melhor desempenho de atletas. 

No ciclismo, os óculos são essenciais e seu papel vai muito além de proteger os olhos dos raios UV. Primeiramente, eles são importantes para proteger do vento, que pode irritar fazendo os olhos lacrimejarem, atrapalhando a visão. Ao usar uma das mãos para limpar os olhos, por exemplo, o ciclista está mais vulnerável a uma queda ou batida devido à momentânea falta de visão e equilíbrio.

Mas não é só contra o vento e os raios ultravioletas que os óculos protegem. Ao pedalar em uma maior velocidade, ou dependendo do ambiente, ciclistas precisam evitar choques contra diversos elementos, como folhas e galhos, poeira, lama, chuva e, inclusive, insetos.

Por isso, os óculos para ciclismo são desenvolvidos considerando vários detalhes importantes, como proteção, ventilação para não embaçar as lentes, etc. Existem até mesmo óculos com lentes transparentes para pedalar à noite. Alguns modelos ainda trazem clips para trocar ou sobrepor lentes, permitindo o uso de lentes de grau e lentes coloridas no mesmo acessório!

Portanto, para um bom desempenho no ciclismo, seja praticando Mountain Bike, Downhill ou Speed,  escolher os óculos adequados é um diferencial para um desempenho superior.

No próximo tópico explicamos para você um pouco melhor as diferenças entre os principais tipos de lentes e tratamentos disponíveis em óculos para ciclismo!

Tipos de lentes para óculos de ciclismo

Óculos Shimano é o ideal para à prática do ciclismo

A proteção é o primeiro fator ao qual damos importância para garantir um bom desempenho. Mas, para conseguir resultados ainda melhores em diferentes condições, existem diferentes tipos de lentes e tratamentos criados para o melhor desempenho no ciclismo.

Cada tipo é mais recomendável em uma determinada situação ou ambiente, o que pode variar muito. Portanto, vamos nos aprofundar um pouco em cada um para que você entenda melhor as diferenças e possa escolher a que vai atender às suas necessidades!

Lentes transparentes

Lentes transparentes devem ser usadas em ambientes nublados, na chuva ou à noite. Sua principal função é a proteção dos olhos contra o vento e outros elementos.

Lentes escuras

As lentes escuras simples são adequadas para ambientes excessivamente iluminados, e também são usados para proteger contra o vento, raios UV e outros elementos.

Lentes espelhadas

As lentes espelhadas foram desenvolvidas para ambientes muito claros com alta luminosidade, o que faz com que parte da luz seja refletida. Ela é usada principalmente em locais frios, onde há a combinação luz e neve.

Lentes amarelas

O uso de lentes amarelas é recomendado em situações de baixa luminosidade, como à noite e em dias muito nublados ou de muita neblina nas pistas e trilhas. A sua vantagem é a ampliação do campo de visão e a alta captação de luz. 

Lentes laranja ou âmbar

Lentes laranjas têm função bastante similar às lentes amarelas e são usadas nas mesmas situações, com a diferença de que aumentam a precisão da visão por oferecerem maior contraste de cores. Lentes vermelhas também têm função parecida, contudo, são mais eficientes em ambientes áridos, pois o contraste ajuda a distinguir irregularidades no terreno.

Lentes cinzas

As lentes cinzas são versáteis e podem ser usadas tanto em dias de sol como em dias nublados. A vantagem do seu uso reside na redução de brilho das cores, o que é mais confortável para os olhos e se adapta a uma boa variedade de condições de ambiente.

Por fim, é importante lembrarmos dos diferentes tratamentos que podem ser dados às lentes. Os principais são: 

  • lentes fotocromáticas ― Se adaptam à mudança de luminosidade;
  • lentes hidrofóbicas ― Repelem água evitando manchas e distorções;
  • lentes polarizadas ― Reduzem reflexos e luminosidade excessiva;
  • lentes iridium ― Reduzem brilhos e aprimoram cores;
  • lentes VR28 ― Aumentam a profundidade de visão.

Percebeu como existem diferentes combinações de lentes para atender a todos os tipos de necessidade?

Por isso, grandes marcas especializadas em acessórios esportivos, como a Shimano, desenvolvem linhas completas para que cada atleta tenha tudo o que precisa. Com pesquisas que resultam em uma linha diversificada e completa, os óculos Shimano são produzidos pensando tanto no design próprio para o ciclismo como na eficiência e no desempenho.

Então, aproveite e confira a seguir as principais linhas de óculos Shimano para ciclismo e outras atividades!

Linhas de óculos Shimano

A Shimano é uma das mais tradicionais empresas de equipamentos e acessórios para ciclistas. Tendo ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados tanto para performance como para o conforto, a marca conta com modelos para ciclismo, caminhadas, atividades ao ar livre e, até mesmo, modelos casuais para usar no dia a dia.

Confira algumas informações interessantes sobre as linhas de óculos da Shimano!

Linha S-Phyre

Óculos S-PHYRE X

A linha S-Phyre é uma novidade da Shimano e tem modelos voltados para o ciclismo na estrada e para trilhas. Os principais modelos oferecidos são o CE-SPHR1 e o CE-SPHX1, que contam com design minimalista, armação confortável e aerodinâmica, lentes fotocromáticas 80% polarizadas e proteção UV 400.

Ambos são oferecidos com lentes de diferentes cores para melhor desempenho em ambientes variados.

Linha Aerolite

A linha Aerolite da Shimano é voltada para os amantes da velocidade. O design discreto dos modelos preza pela leveza e conforto. Além disso, possuem lente de policarbonato, proteção UV 400 total e revestimento hidrofóbico. Os principais modelos da linha são o CE-ARLT1 e o CE-ARLS1, para todos eles você encontra diferentes opções de cores de lentes. 

A Shimano ainda conta com outros segmentos de óculos para ciclismo, como a linha Equinox, voltada para o desempenho em nível profissional, a linha Technium, para ciclismo em trilhas e off-road e as linhas Pulsar, Tokyo e Square, para caminhadas urbanas e outras atividades ao ar livre. 

Dessa forma, não importa se você procura um óculos para ciclismo profissional, Mountain Bike ou para atividades leves, a Shimano sempre tem um modelo ideal para você! Se ainda ficou alguma dúvida de como escolher os óculos ideais, ou se você quer dicas para aproveitar melhor os óculos Shimano na hora de pedalar, confira este outro artigo especial: “Óculos para pedalar: mais um acessório ou um item fundamental?