Escalada: 7 lugares no Brasil para se aventurar

Para os amantes de viagem e de esportes radicais que desejam programar as próximas férias com muita adrenalina, nada melhor do que escolher um destino incrível no Brasil para praticar a escalada.

O chamado turismo de aventura é ideal para pessoas que estão sempre em busca de novos lugares para explorar e muitas aventuras.

E para esses turistas, especialmente para os amantes de escalada, o Brasil oferece inúmeras atrações, pois seu território possui diversos montes, rochas, cachoeiras, florestas e outras diversidades naturais prontas para serem desbravadas.

Atualmente, no nosso país, existem diversos locais para escalada e opções para praticar as várias modalidades. Inclusive, o Brasil é o país ideal para praticar o esporte e atrai pessoas do mundo todo, que vêm para cá para se aventurar nas mais belas paisagens do território brasileiro.

Lugares no Brasil ideais para a prática de escalada

Confira, a seguir, os locais mais procurados pelos turistas de aventura que praticam escalada. Para cada uma das atrações apresentaremos informações gerais sobre o local e os motivos pelos quais são frequentados pelos escaladores.

1. Capitólio – Minas Gerais

No Brasil, existem incríveis lugares para praticar escalada

Essa região vem se tornando um dos destinos mais procurados de Minas Gerais. Principalmente para quem gosta de ecoturismo e esportes. 

Com picos e rochas incríveis, lagos de águas azuis e paisagens de tirar o fôlego, o lugar é um verdadeiro paraíso.

E a melhor parte é que na região, além da escalada, é possível praticar diferentes tipos de esportes e realizar atividades específicas para quem gosta de se aventurar. Como, por exemplo, trilhas, rapel, camping, até atividades aquáticas, como mergulho, canoagem, Stand Up Paddle, entre outras. 

Além disso, próximo a Capitólio está situado o Parque Nacional da Serra da Canastra, que é outro destino que vale a pena conhecer e se encantar.

2. Escalada em árvore na Floresta Amazônica

A brincadeira de subir em árvores na infância, hoje em dia, pode se transformar em uma das mais incríveis experiências para os aventureiros que decidirem desbravar o norte do Brasil. 

Imagina a aventura de escalar uma árvore no meio da Floresta Amazônica. Para os fãs de escalada, existem diversas árvores gigantescas, de até 35 metros de altura, na maior floresta tropical do mundo. 

Além disso, você ainda garante uma vista extraordinária da paisagem da região. 

A empresa que oferece esse tipo de serviço é a Amazon Tree Climbing, pioneira em escaladas na Amazônia. Ela faz roteiros em várias cidades da região, como Manaus, Presidente Figueiredo e a Reserva do Tupé.

A escalada é possível em vários tipos de árvores, e é acompanhada por profissionais que proporcionam toda a segurança. E você ainda pode se encantar com outras atrações e belezas naturais da região.

3. Pão de Açúcar e Corcovado – Rio de Janeiro

Escalar dois dos maiores, mais famosos e belos cartões postais do Brasil e do mundo pode se tornar realidade. Os morros do Pão de Açúcar e do Corcovado são excelentes opções para quem pratica a modalidade tradicional da escalada. 

O Pão de Açúcar, por exemplo, possui vias de maior e de menor dificuldade para escalar. Mas, com a ajuda de instrutores experientes, até mesmo iniciantes conseguem fazer os trajetos.

A escalada é uma atividade muito popular no Brasil

Já no Corcovado, são 150 metros de escalada com muitas variações: lances de oposição, agarras, aderência e horizontais.

Seja qual for a sua escolha, não há dúvidas de que você vai presenciar uma das paisagens mais incríveis da Cidade Maravilhosa.

4. Serra do Cipó – Minas Gerais

A Serra do Cipó, que está situada em uma área de proteção ambiental, abriga uma grande quantidade de vias esportivas, que se caracterizam por exigir do escalador um estilo atlético e explosivo.

Mas, por ser conhecida como a capital brasileira da escalada, devido ao seu fácil acesso e às belíssimas paisagens naturais, ela atrai inúmeros praticantes de todos os níveis. 

Geralmente, a atividade é executada no modo esportivo, onde as paredes são preenchidas com chapeletas para garantir a segurança.

Além disso, a região oferece grandes desafios para a prática do esporte. Em suas rochas, você pode colocar à prova a sua capacidade de escalar.

5. São Pedro de Nova Friburgo – Rio de Janeiro

A região de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, conta com trechos de Mata Atlântica preservada. O local possui diversas piscinas naturais e trilhas para serem exploradas.

Os turistas que visitarem a região podem praticar a escalada e, inclusive, outras atividades, como canoagem, mountain bike e trekking.

Por isso, esse é um dos melhores destinos para quem gosta de muita adrenalina.

6. Pedra Riscada – Minas Gerais

São José do Divino, em Minas Gerais, pode não ser um destino muito famoso, mas possui tanta beleza natural, que você não pode deixar de conhecer.

O lugar abriga a maior ressurgência de granito do Brasil e o monolito mais alto das Américas, chegando a até 1425 metros de altura em seu cume. 

A Pedra Riscada lembra muito a Pedra Azul, do Espírito Santo, e ganhou esse nome devido à aparência de suas rochas, que parecem que foram desenhadas a lápis. 

Esse é mais um destino com paisagens de tirar o fôlego, que oferece muitos desafios para quem pratica a escalada.

7. Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina é um ótimo destino para a prática de escalada

Na Chapada Diamantina, no Estado da Bahia, é possível praticar alguns tipos de escalada: a tradicional, a esportiva e o boulder.

A região possui uma diversidade enorme de rochas, cenários naturais e desafios. Por isso, é um dos melhores destinos para se escalar. O esforço é válido pelas maravilhosas paisagens que o turista presencia.

Além da escalada, é possível praticar diversas atividades, como caminhadas, tirolesa, rapel, canoagem, arvorismo, voo livre, entre outras.

Você conhece ou tem experiência com a prática do camping? Essa é uma ótima opção para quem escala, pois, assim você pode aproveitar ao máximo as suas viagens. 

Para saber o que você deve levar para o seu acampamento, confira este post: Camping: o que não pode faltar na sua mochila.