5 lugares incríveis no Brasil para praticar Rapel

Adrenalina, liberdade, aventura e ser desafiado a cada descida de forma única e inesquecível. Assim é a vida dos amantes do rapel. Uma técnica de escalada que nasceu para elevar os níveis de serotonina de seus praticantes e que vem a cada dia conquistando mais adeptos.

O rapel, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é um esporte, mas sim uma técnica de escalada que tem como princípio percorrer locais de difícil acesso, como cachoeiras, cavernas, quedas d’água, áreas alagadiças e montanhas com vegetação fechada.

Ao longo dos anos, a técnica ganhou novos espaços e adaptações, e chegou até mesmo aos centros urbanos, com seus praticantes descendo de helicópteros para realizarem intervenções em arranha-céus pelo mundo.

Mas nada supera uma descida entre amigos, imersos na natureza selvagem, com vista privilegiada e explorando os lugares mais bonitos no Brasil e no mundo.

O rapel é uma excelente atividade física, pois ela auxilia na melhora do condicionamento muscular, da concentração, do equilíbrio e no controle da respiração. Por isso, o rapel é uma prática indicada também para quem sofre de estresse ou ansiedade.

Agora, vamos conhecer mais sobre o rapel e descobrir 5 lugares incríveis no Brasil para praticá-lo. Continue a leitura!

Como e onde praticar rapel?

Mulher praticando rapel em uma parede em meio a natureza

O rapel, como já mencionado, é uma técnica de escalada feita para desbravar e percorrer lugares de difícil acesso em meio à natureza. Porém, há quem busque por lugares urbanos e, no geral, esses praticantes usam o rapel como meio de intervenção artística ou, ainda, como forma de protesto.

Para quem não tem experiência, é necessário contratar um profissional, para aprender técnicas básicas e também para acompanhá-lo(a) nas primeiras subidas e descidas. Lembre-se de que o rapel é uma atividade para quem gosta de desafios e de altura.

Um instrutor irá ajudar o iniciante a se familiarizar com os equipamentos básicos para a prática, como: cadeirinha, cordas, blocantes, mosquetões, freios, cordeletes, luvas, apito, capacete, entre outros itens.

Alguns dos lugares mais populares entre os praticantes de rapel são: pontes, cavernas, árvores, quedas d’água, montanhas e paredões. O Brasil, por sua imensidão e natureza deslumbrante, possui diversos lugares, de norte a sul, ideais para a prática de rapel.

5 lugares incríveis no Brasil para praticar rapel

1 – Capitólio (MG)

Mirante do Lago de Furnas
Fonte: Wikimedia

Um dos principais destinos para quem busca uma imersão na vegetação nativa, Capitólio é um paraíso localizado a sudoeste do estado de Minas Gerais. O município possui dezenas de trilhas e cânions – além de ser uma das 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas. Para quem busca aventura em meio à natureza, Capitólio é a parada certa. Inclusive, para o rapel, a Ponte do Rio Turvo é o ambiente perfeito.

2 – Gruta do Lapão (BA)

Entrada Gruta do Lapão
Fonte: Wikimedia

A Chapada Diamantina já é um destino bem conhecido e desejado por quem pratica esportes radicais e de aventura. Entre suas belíssimas paisagens, há diversos rios e riachos que percorrem uma trilha tranquila, que pode ser feita a pé ou de carro. Ao chegar na Gruta, o praticante irá se deparar com uma descida de 50 metros, que pode ser feita de forma tradicional ou negativa (de cabeça para baixo).

3 – Pedra da Tartaruga (RJ)

Pedra da Tartaruga e trilha vista de longe
Fonte: Wikimedia

Localizada na Barra da Tijuca, a Pedra da Tartaruga está a 135 metros do nível do mar e possui 100 metros de altura para a prática de rapel em meio a uma paisagem de tirar o fôlego. Chegar ao cume da Pedra exige que o praticante siga caminho por meio da trilha e oferece como recompensa, após mais ou menos duas horas de caminhada, um mergulho nas águas refrescantes da baía carioca.

4 – Boca da Onça (MS)

Queda d’água da Cachoeira Boca da Onça vista de baixo
Fonte: Wikimedia

Não dá para falar de rapel sem citar a cachoeira Boca da Onça, em Mato Grosso do Sul. Esse é sem sombra de dúvidas o local mais visitado e procurado em todo o país para a prática de rapel. O motivo dessa fama é porque é onde está um dos pontos de rapel mais altos do Brasil, com 90 metros de altura. 

Na Boca da Onça a descida é feita no modo negativo, para preservar suas rochas de calcário e possibilitar observar a beleza do cânion do Rio Salobra.

5 – Pedra Grande (SP)

foto de panorama do cume da Pedra Grande
Fonte: Wikimedia

Com 1450 metros de altitude, a Pedra Grande é uma formação rochosa ideal para a prática de rapel tanto para iniciantes como para praticantes mais experientes. A beleza que a cerca encanta visitantes de todos os lugares, e a sensação de ar puro e liberdade tornam tudo mais emocionante.

As cachoeiras e quedas d’água são os locais preferidos para quem pratica rapel, principalmente pela beleza desses lugares, pela sensação de liberdade e, claro, pelo desafio e adrenalina serem ainda mais intensos sob a pressão da água.

Mas a beleza das cachoeiras não é buscada apenas por amantes de rapel. Para os adoradores de um bom camping, esses lugares também são ótimas escolhas. Confira “7 destinos de camping para quem ama cachoeiras” e apaixone-se!