7 Destinos de camping para quem ama cachoeiras

Se você gosta de se aventurar e de ter contato com a natureza, precisa praticar o camping pelo menos uma vez na vida. Principalmente porque, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, acampar nem sempre significa passar por perrengues ou dificuldades. 

No Brasil, existem inúmeros lugares maravilhosos para acampar. Isso graças ao seu grande território e biomas, que são muito ricos e diversificados. E, ao praticar o camping, você tem a possibilidade de passar mais dias em meio à natureza e aproveitar ao máximo o momento de descontração e descanso.

Uma das preferências de quem gosta de acampar são as cachoeiras. Lugares de camping próximos a quedas d’água possuem paisagens incríveis, além do conforto de se refrescar e relaxar em suas águas.

Não é uma tarefa fácil definir os melhores destinos de camping para quem ama cachoeiras. Existem muitos lugares incríveis, que possibilitam vários estilos de acampamentos e níveis de conforto, de acordo com o desejo do aventureiro.

Porém, neste artigo, separamos alguns dos melhores destinos do Brasil para você que ama se aventurar em cachoeiras. Com certeza, você vai se encantar com as paisagens e as experiências que poderá vivenciar nesses lugares.

Destinos de camping próximos a cachoeiras

Veja, a seguir, a lista de locais para acampar próximo a cachoeiras e as informações mais relevantes sobre cada destino para quem deseja aproveitar ao máximo uma fugidinha da correria do dia a dia.

Parque da Cachoeira – Canela – Rio Grande do Sul

O Parque da Cachoeira está localizado no município de São Francisco de Paula, a cerca de 18 km do centro de Canela e a 25 km de Gramado. 

Como o próprio nome sugere, o parque tem diversas quedas d’água de todos os tamanhos e formatos, e piscinas naturais formadas pelas águas do rio Cará. Todas elas são de uma beleza incrível.

O local é uma propriedade privada com fins turísticos e possui trilhas de todas as intensidades de caminhada e estradas para passeios de quadriciclos, bem como atrativos para os esportistas radicais e espaços tranquilos para camping.

Além disso, o parque possui infraestrutura de bares, restaurantes, acomodações e área própria de camping, com bastante sombra em meio a uma floresta de pinheiros.

Parque da Cachoeira é um dos destinos para camping

Pancas – Espírito Santo

Pancas é uma pequena cidade do interior capixaba, localizada a 180 km de Vitória. A Pedra do Camelo, a Pedra Agulha e os Pontões são os cartões postais da cidade. 

O local é famoso tanto pela prática de escalada quanto pelo camping e é perfeito para viver aventuras radicais em meio à natureza preservada.

A região possui uma paisagem exótica, em que as pedras gigantes despontam no meio dos belos campos verdes. Outras atividades radicais que são praticadas no local são rapel e voo livre. 

Paraíso Perdido – Capitólio – Minas Gerais

Esse destino turístico faz jus ao nome devido às incríveis paisagens naturais. Além disso, é um ótimo local para praticar o camping, já que possui excelente infraestrutura, como estacionamentos, duchas quentes e bons restaurantes. 

Capitólio tem recebido cada vez mais turistas interessados na natureza. Isso porque a cidade possui mais de 15 cachoeiras de água cristalina, piscinas naturais, com natureza intocada, cânions e canais do Lago de Furnas, perfeitos para passeios de lancha e para praticar mergulho.

Você pode se acomodar nos vários campings disponíveis, alguns com mais conforto, outros mais rústicos que permitem aproveitar a natureza da melhor forma possível.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Vale muito a pena conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Com diversos atrativos naturais, como a Cachoeira do Garimpão e a cachoeira Salto do Rio Preto, o local abriga as principais belezas naturais do estado de Goiás. É um dos melhores lugares para acampar próximo a Brasília.

Com rios cristalinos, cachoeiras com cascatas de mais de 100 metros de altura, minas de cristal, cânions, paredões de pedra e, claro, muitas áreas de camping, na Chapada dos Veadeiros, você pode fazer diversas trilhas e se aventurar e descansar em meio à natureza.

Nova Friburgo – Rio de Janeiro

Essa cidadezinha no interior é ideal para quem procura fugir do agito da capital do Rio de Janeiro. É o destino ideal para visitar no inverno, já que é uma cidade aconchegante, de porte médio. 

Porém, as áreas de camping estão localizas nas cidadezinhas e nos distritos ao seu redor. Os campings Cantinho Doce e Toca da Onça ficam em Lumiar, distrito rústico conhecido pelas cachoeiras e pela prática de esportes aquáticos. Já no distrito de Amparo fica o Camping Canto da Siriema.

Iporanga – São Paulo

PETAR é a sigla para Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira. Trata-se de uma área preservada da Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo. 

Iporanga é a principal cidade que dá acesso ao parque, um local repleto de cavernas e cachoeiras, onde fica o primeiro glamping (glamour + camping) do Brasil.

Esse tipo de camping luxuoso possui acomodações em bangalôs suspensos em meio à natureza. E massagem e jacuzzi são alguns dos serviços que são oferecidos no glamping.

Chapada Diamantina – Bahia

Se você gosta de aventuras, provavelmente já ouviu falar na Chapada Diamantina. É uma região de beleza natural e única, com áreas muito bem preservadas.

O local é uma ótima opção para estar em contato com a natureza e para a prática de atividades ao ar livre ou de aventura. 

Em seu interior, não existem áreas de camping, mas você pode acampar por conta própria. Nas cidades ao seu redor, como Lençóis e Palmeiras, existem campings muito bem estruturados que vão te proporcionar mais conforto.

A Chapada Diamantina possui paisagens incríveis, com montanhas que se estendem no horizonte, cachoeiras, grutas, cavernas e muito mais. Cada ponto do parque possui uma atração especial.

Acampar na Chapada é, sem dúvidas, memorável. Poucos locais permitem esse tipo de contato com a natureza extremamente preservada.

Lugares próximos a cachoeiras são destinos frequentes para camping

Agora que você já conhece os principais destinos de camping para quem ama cachoeiras, você pode se planejar e escolher um deles para fazer uma visita. 

Afinal, quem não gostaria de reservar um tempo aproveitar para descansar ou se aventurar em meio à natureza? Uma viagem desse tipo te garante diversas vantagens. Conheça 5 principais benefícios que uma viagem para o “meio do mato” vai te proporcionar.