6 Alimentos que proporcionam mais energia no seu treino

Alimentos saudáveis e ricos em energia são fundamentais para fornecer os melhores nutrientes e a potência necessária para o nosso corpo, sobretudo para nós, amantes do pedal, que passamos horas sobre nossa bike!

A boa alimentação nos ajuda na manutenção da saúde e a treinar melhor, afinal, o alimento é nosso “combustível”, sem o qual o organismo não desenvolve corretamente as suas funções.

E se você está se perguntando qual a dieta ideal, a resposta pode ser mais simples do que você imagina.

Para facilitar as coisas para você, reunimos 6 dicas de alimentos ricos em energia que vão dar um gás no seu treino. Confira:

6 Alimentos que proporcionam mais energia no seu treino

Amêndoas

Amêndoas

Ricas em gorduras saudáveis, fibras e proteínas, a amêndoas são, além de tudo, simples de levar e comer. Porém, podem (e devem) ser usadas de outras maneiras para além dos lanches. Use amêndoas picadas como cobertura de aveia ou iogurte, adicione-as a receitas de bolinhos, para enriquecer o valor nutricional de um sanduíche, ou até mesmo como farinha.

Batata-doce

Batata doce

É uma fonte de carboidrato complexo e de baixo índice glicêmico – que é absorvido pelo corpo mais lentamente, deixando a pessoa saciada por mais tempo, ou seja, sem querer sair devorando algo logo após o treino. Coma cozida.

Se quiser uma fonte de energia mais imediata, opte pela batata-inglesa. As quantidades variam de acordo com o tamanho da pessoa e intensidade do treino. No geral, recomenda-se de 1 a 4 gramas de carboidrato por quilo de peso. Ou seja, uma pessoa de 60 kg, deverá comer, em média, 120 gramas de batata-doce.

Suco de uva ou laranja

Suco de uva

Os sucos naturais ou integrais de fruta são uma ótima maneira de garantir energia imediata para o pedal.

São carboidratos de fonte mais líquida e, por isso, absorvidos mais rapidamente pelo organismo. Beba um copo antes do treino. E evite adoçar, pois o suco natural já leva frutose (açúcar natural das frutas).

Abacate

Abacate

Com mais potássio do que uma banana, os abacates são ricos em gorduras monoinsaturadas saudáveis, excelentes para o coração, bem como é rico em fibras que ajudam a suprimir a fome.

E se você quer dar uma turbinada no seu abacate, adicione um ovo a cada metade. Isso vai ajudar a manter seu corpo leve e bem abastecido de carboidrato e proteína.

Pasta de amendoim

Pote de pasta de amendoim

Alimento excelente inclusive para pedaladas mais longas pois é rico em proteína e gorduras saudáveis para o organismo, além de conter minerais como magnésio, ferro e zinco, bem como antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E.

A pasta de amendoim é fácil de ser ingerida e pode ser usada juntamente com outros alimentos e na composição de sanduíches.

A pasta pode ser encontrada na forma integral, sendo composta unicamente de amendoim, torrado e moído. Porém, algumas marcas também oferecem uma versão enriquecida com whey protein, aumentando seu teor protéico.

No entanto, ao comprar a pasta de amendoim deve-se atentar a taxa de açúcar do produto, já que algumas marcas buscam aumentar o sabor do produto, prejudicando assim sua qualidade nutricional e, consequentemente, os objetivos de quem procura uma alimentação adequada.

Açaí

Taça de açaí

O açaí é uma fonte de carboidrato que também possui cafeína – o que proporciona um gás a mais para os treinos.

Porém, é preciso ficar atento com a forma como ele é adoçado, já que isso pode deixar, sem necessidade, o alimento mais calórico. Coma sem exageros, uma pequena quantidade já é o suficiente para ficar apenas com os benefícios deste alimento.

Coma bem e pedale melhor ainda

Infelizmente nem todos dão o devido valor a alimentos saudáveis e ricos em energia. Nosso corpo precisa estar bem nutrido quando em exercício e, a falta de nutrientes, como o carboidrato, essencial para a produção de energia, terá como consequência um prejuízo em nosso desempenho e, em casos mais agudos, gerar mal-estar e problemas de saúde, o que pode ser bem ruim se estamos no meio de uma trilha, a quilômetros de distância do posto de saúde mais próximo!

E, por fim, evite alimentos gordurosos e de difícil ingestão, já que nosso metabolismo naturalmente já consome a gordura do próprio corpo como energia. Além disso, alimentos de absorção lenta, como a carne vermelha, por exemplo, atrapalham nosso rendimento durante o exercício, por conta da digestão demorada.