trocar a corrente da bike

Quando é hora de trocar a corrente da bike?

Como sabemos, a corrente de bike nem sempre recebe a atenção que merece. No entanto, esse componente é peça-chave para um bom rendimento da bicicleta pois é o grande responsável pela transmissão da força dos pedais para a roda motriz, impulsionando-a.

A maioria das correntes de bicicleta são feitas de aço carbono ou liga de aço, mas algumas são banhadas à níquel para evitar ferrugem, ou simplesmente por questões estéticas.

Por ser uma peça metálica, que está em constante atrito e trabalha sob tensão, a corrente irá gradualmente se desgastar e demanda manutenção. Mesmo assim, chegará a hora em que será necessário trocá-la para evitar que se rompam no meio de uma pedalada, o que, convenhamos, não é nem um pouco agradável! Além disso, correntes gastas comprometem o desempenho do seu sistema de transmissão.

Quando é hora de trocar a corrente da bike?

Quando pensamos em troca de corrente, a distância percorrida não deve ser um fator preponderante na decisão.

Certamente o tempo e a distância percorridos têm influência, porém, é difícil definir um número exato em quilômetros devido ao fato de os ciclistas terem diferentes pesos e tamanhos, andarem de forma diferente, deslocarem-se mais ou menos frequentemente, desenvolverem mais ou menos potência de pedal, andarem em terrenos planos ou montanhosos, no asfalto ou na lama, entre outros fatores.

O desgaste da corrente, portanto, é baseado em vários fatores, incluindo manutenção (limpeza / lubrificação), condições de uso (água / lama / areia), condição geral da bike e peças ligadas diretamente às correntes, como a coroa, por exemplo.

É preciso, então, estar atento aos sinais que indiquem a necessidade da substituição da corrente, como o estiramento, que normalmente é decorrente de deformações ou rachaduras.

Você deve verificar sua corrente regularmente para ver se ela está desgastada ao ponto de precisar mudá-la. Vamos ensinar a seguir alguns testes que irão ajudá-lo(a) nesse trabalho.

Medição com o uso de uma régua

Uma maneira eficiente de se verificar se há desgaste da peça pode ser feita com o auxílio de uma régua. Nesse tipo de medição é importante ter em mente o tamanho exato da placa externa e interna da corrente conectadas pelo pino e rodilha, ou seja, o conjunto de peças que compõe o elo da corrente. Cada elo tem, em média, 25 milímetros.

Coloque um pouco de tensão na corrente e então conte 12 elos e meça com a régua.

Em uma corrente padrão, 12 elos conectados medem aproximadamente 25 centímetros, mas quando a corrente está desgastada a distância entre os elos ultrapassa essa medida e, portanto, está indicando que a troca será bem-vinda.

Medição com o uso de ferramenta de medição de corrente

Para quem tem receio ou não quer ficar fazendo conta com a régua, existe uma solução bem mais prática e precisa: as ferramentas de medição de corrente.

Conhecidos como “Chain Checker”, são encontrados em diferentes modelos, como o Chain Checker CC2, que permite determinar com rapidez e precisão o desgaste e o alongamento de qualquer corrente medindo a porcentagem do nível de estiramento da corrente. Toda boa oficina de bike deve possuir um desses e os especialistas recomendam a troca da corrente quanto o nível de estiramento estiver entre 0,5 a 0,75%.

Medição a olho

Existe outro método simples de verificar o desgaste da corrente. Se você não tiver um medidor e nem uma régua adequada para testar se a sua corrente está ou não estirada, existe outro método bem simples para verificar o desgaste: a observação!

Você pode verificar colocando a corrente na coroa externa e levantando a corrente a partir do meio da peça. Se você conseguir levantar mais da metade dela, a corrente provavelmente está desgastada. Se a corrente estiver em boas condições, ela deverá sofrer um deslocamento mínimo em relação à coroa.

Por fim, se você ainda está inseguro em relação à troca de sua corrente, procure uma oficina de sua confiança e faça um check-up.

E, falando nisso, a Entre Trilhas conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e experientes, como mecânicos formados pela Escola ParkTool, prontos para melhor atendê-lo. Venha nos visitar e conheça nossos serviços!

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