Tamanho do quadro: qual o ideal para mim?

Um fator básico, porém muito importante na hora de escolher a sua bike, é a compreensão do tamanho de seu quadro, que é fabricado em diferentes medidas de acordo com a estatura do ciclista.

As medidas dos quadros são tomadas a partir do tubo do selim e contadas de forma diferente para as duas modalidades mais comuns de ciclismo, sendo em polegadas para mountain bike, e em centímetros (cm) para bike de estrada. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Qual o tamanho de quadro ideal?

Para garantir mais conforto e benefícios em termos de performance, o tamanho do quadro deve estar diretamente ligado a estatura do ciclista, pois a adequação do corpo à bike é fundamental para garantir um bom desempenho.

Tendo esse conceito em mente, podemos dizer que a busca pelo melhor ajuste entre o homem e a bike é a melhor forma de se garantir maior performance. Isso é o que os especialistas chamam de ergonomia.

Mas como escolher o tamanho certo de quadro? Vejamos a seguir.

Entendendo as medidas de um quadro de bicicleta

Muitos quadros de bicicleta apresentam o tamanho em um adesivo que está fixado ao tubo vertical. Pela internet também é possível verificar ao visitar o site do fabricante.

Normalmente, nas especificações técnicas dos produtos online, as dimensões do quadro costumam ser registradas.

Na maioria das vezes, a medida do tubo vertical precede a do horizontal nas especificações técnicas, como 54 x 56 cm. Se vier apenas uma medida significa que ambos os tubos apresentam as mesmas dimensões, ou seja, o quadro é quadrado.

No caso das mountain bikes, onde as dimensões do quadro costumam ser expressas em polegadas, os quadros devem ser menores que os das bicicletas de estrada, para facilitar a agilidade nas trilhas.

Caso a pesquisa seja feita por meio de uma marca dos Estados Unidos, é importante saber que por uma regra norte-americana, deve-se transformar os centímetros referentes à altura de seu cavalo (distância entre as solas dos pés até a região do corpo do ciclista que se apoia no selim) em polegadas e subtrair 14 para encontrar o tamanho de quadro mais ajustado.

Cada centímetro equivale a 0,39 polegadas. Assim, uma altura de 85 cm deve ser dividida por 2,54, o que dá aproximadamente 33,5. Subtraindo 14 desse valor, tem-se: 33,5 – 14 = 19,5 polegadas (tamanho de quadro ideal).

Tabela e numeração

Uma nova numeração está sendo cada vez mais usada como forma de simplificar a escolha do quadro. Ela segue a mesma padronização da utilizada em roupas: XS (super pequeno), S (pequeno), M (médio), L (grande) e XL (super grande).

No Brasil, a maior parte dos quadros disponíveis no mercado apresenta tamanho intermediário, entre 17 e 18, seguindo a estatura média da população. No entanto, vale se aprofundar mais na pesquisa e se informar sobre as medidas exatas, uma vez que cada fabricante adota seu próprio padrão, que nem sempre é igual ao de seus concorrentes.

O uso de uma tabela também facilita a escolha, considerando a altura média do ciclista, e não seu cavalo.

As tabelas seguem o padrão: altura do ciclista (em metros), tamanho do quadro de mountain bike (em polegadas) e tamanho do quadro de bike de estrada (em centímetros).

Vejamos abaixo dois exemplos de tabela de quadro para homens e mulheres:

 

Considere fazer um Bike Fit

A escolha do quadro correto certamente ajudará você a encontrar um modelo de bike que atenda às suas necessidades. Porém, à medida em que você evolui no pedal, características físicas peculiares de cada um de nós, como comprimento dos braços ou pernas, tronco, etc, passarão a fazer cada vez mais diferença, e é exatamente a partir desse ponto que os chamados “ajustes finos” farão toda a diferença.

É aí que entra em ação o Bike Fit, uma avaliação e regulagem da posição ideal do ciclista na bicicleta feita por especialistas através de métodos específicos e aparelhos próprios para desempenhar essa função.

Na Entre Trilhas você pode agendar um Bike Fit e contar com os serviços de uma equipe formada por profissionais altamente treinados e experientes, prontos para melhor atendê-lo.

A Entre Trilhas fica localizada na Rua Álvaro Guimarães Bressan, 27, Bauxita, Ouro Preto (MG). Telefone: (31) 3350-3324.