5 Hábitos saudáveis que vão aprimorar o seu desempenho no MTB

Muitos ciclistas pensam que a solução para aprimorar o desempenho no MTB é apenas treinar pesado, esquecendo de como alguns hábitos saudáveis do dia a dia podem fazer toda a diferença, não só para o treino, mas também para a sua performance sobre a bike.

Além de contar somente com o treino pesado, outro equívoco é pensar que o uso de equipamentos sofisticados está associado à melhora no desempenho no MTB.

No entanto, muito além disso tudo, fatores simples como as técnicas de pedaladas, a adequação da bike à estrutura anatômica do ciclista e hábitos rotineiros devem ser levados em consideração.

Continue a leitura e confira quais são esses hábitos saudáveis.

A importância da força de vontade para aumentar o desempenho no MTB

O fator principal para melhorar o desempenho no MTB é a força de vontade. Ela está diretamente ligada ao que o ciclista está disposto a abrir mão, ou mesmo às coisas que está motivado a se condicionar a fazer diariamente. Ou seja, aquilo que vai se tornar um hábito na vida.

Tais hábitos são o fator determinante que irá separar os ciclistas medianos dos melhores. Assim, quando começam a fazer parte da sua rotina, esses hábitos podem te levar a dar um up gigantesco no seu desempenho no MTB.

5 Hábitos que vão aprimorar o seu desempenho no MTB

Veja, a seguir, quais são as principais maneiras de adquirir um melhor desempenho no MTB. São dicas importantes e que possuem grande influência no aperfeiçoamento do seu treino.

1. Fazer a manutenção correta e frequente da bike

Para os atletas profissionais, o mais importante para aumentar o desempenho no MTB não é ter acesso a equipamentos mais caros e modernos, mas sim manter a bicicleta em perfeitas condições em todos os momentos.

A grande maioria dos profissionais dão mais valor ao cuidado que se tem com a bike do que propriamente ter sempre os acessórios mais tecnológicos e de alto nível.

Saber quando devem ser feitas as manutenções na frequência correta ou, até mesmo, realizar a manutenção da bike em casa é um diferencial. Já que não é sempre que você vai ter uma oficina a postos.

Por exemplo, saber como consertar um pneu furado ou mesmo corrigir grandes empenos de rodas pode evitar que você tenha maiores gastos e dor de cabeça.

Outra dica é manter a sua bike sempre limpa, já que sujeiras podem estragá-la e um bom atleta deve conservar e garantir que todo o sistema dela funcionará perfeitamente.

Com esses cuidados, você pode evitar um gasto de tempo desnecessário com defeitos ou estragos na sua bike e, então, treinar mais facilmente e aprimorar o seu desempenho no MTB.

2. Não desistir e dar a volta por cima

Não desista e dê a volta por cima para melhorar o seu desempenho no MTB

É normal até para um atleta profissional ficar desanimado após um dia ruim de treino ou uma semana de treinos insatisfatória. Mas isso não deve abater o ciclista, já que haverá sempre um novo dia para melhorar e aprimorar os seus pontos fracos.

No Mountain Bike não há espaço para desânimo. A estratégia é saber onde ocorreu o erro, aprender com as falhas e se planejar melhor para alcançar os seus objetivos no esporte.

3. Alimentar-se de forma saudável, principalmente antes dos treinos

Um bom ciclista deve saber como se alimentar de maneira saudável, principalmente antes dos treinos.

Manter sempre uma alimentação equilibrada, com alimentos que beneficiam o exercício físico, é muito importante para contribuir, ao longo do tempo, com sua melhora de desempenho no MTB, além de obviamente fazer bem para a sua saúde no geral.

Manter o foco na alimentação saudável traz melhorias a médio e longo prazo, principalmente porque abastece o corpo com todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários.

Mantenha uma alimentação saudável

Lembrando que, antes dos treinos, os pratos pesados e ricos em gorduras devem ser evitados, porque o organismo demanda mais tempo para digeri-los e você pode se sentir pesado e mais lento ao pedalar, além de gerar um desconforto gastrointestinal.

Entretanto, ingerir carboidratos, proteínas e antioxidantes é o ideal para quem pratica ciclismo e deseja melhorar a performance.

4. Manter os exames médicos em dia

Tão ou mais importante do que saber quais roupas ou equipamentos devem ser usados ao pedalar é saber que uma avaliação médica antes de dar início à sua vida esportiva pode fazer toda a diferença, tanto com relação à saúde quanto com a melhora da sua performance na bike.

Portanto, não se esqueça de ficar atento aos sinais do seu corpo e manter sempre a avaliação médica e seus exames em dia, para evitar que algo não esteja funcionando corretamente em seu corpo e você venha a ter problemas de saúde mais graves.

5. Descansar corretamente

Todo ciclista deve descansar corretamente. Por isso, ao planejar a sua semana ou agenda de treinos, não se esqueça de reservar momentos de descanso e de recuperação.

Os atletas profissionais não perdem as oportunidades de recarregar sua energia de forma ativa. E o grande erro é achar que é preciso sempre treinar forte.

Assim, uma dica é investir nas práticas de yoga, alongamento, pedaladas recreativas num ritmo mais leve (e esta é a hora de pedalar com os amigos ou com a família), ou, até mesmo, praticar outras atividades de forma bem leve, como os jogos com bola, trekking, ou simplesmente passear com o cachorro.

E não se esqueça de manter o seu sono regulado e de qualidade. Dormir bem e durante o tempo apropriado também é uma ótima maneira de melhorar o seu desempenho no MTB.

Além disso, não abra mão dos seus momentos de diversão e descontração. Assim, você terá uma vida mais leve e seus treinos não serão tão exaustivos e estressantes.

Aproveitar os momentos de recuperação é uma maneira de melhorar o seu desempenho no MTB

Para esses momentos de descanso, uma ótima opção é pedalar com a família para aproveitar o lazer e manter o contato com o esporte. Se você gostou dessa ideia, confira este outro artigo de nosso blog: “Pedal em família: 4 dicas para curtir com segurança“.