Bike Speed da Soul Cycles: freios a disco hidráulicos, conforto superior e muita segurança

Para quem gosta de velocidade, a bike speed é a mais indicada. E, como todo bom amante de ciclismo sabe, o mais indicado é investir em um equipamento de qualidade, como os da Soul Cycles, e que proporcione a segurança necessária para um bom pedal. 

Pensando nisso, preparamos uma espécie de guia para que você conheça quais modelos melhor se adequam ao seu perfil de ciclista, destacando quais fatores devem ser observados na hora de escolher a sua bike. 

Ao final, ainda apresentaremos algumas opções de bicicletas da Soul Cycles – a melhor opção para quem está em busca de uma bike speed. Confira!

Sobre a Soul Cycles

A Soul Cycles é uma empresa Brasileira fundada em 2010, sendo uma das principais montadoras de bicicletas esportivas e de lazer do país. A empresa traz para o mercado nacional modelos de bicicletas que, até então, eram encontradas apenas fora do país. 

São modelos para os mais variados perfis de públicos, divididos em três categorias: Mountain Bikes, Road Bikes e Urbanas. Entre esses modelos você vai encontrar opções adequadas para um simples passeio ou para os mais altos níveis de competição.

Quanto investir?

Como você já deve saber, quando se trata de uma bike profissional, existe uma considerável variação de preço entre os modelos. Você vai se deparar com opções que custam, até mesmo, o valor de um carro popular seminovo. 

Certamente, uma bike nessa faixa de preço possui uma série de diferenciais e poderá proporcionar uma experiência e tanto para o ciclista. No entanto, temos opções de custo bem mais acessíveis que atendem perfeitamente quem não está com foco em competições, mas gostaria de manter um bom desempenho treinando.

Quais características observar antes de comprar?

Vejamos quais são as principais características a serem observadas na hora de escolher a sua bike speed.

Tamanho do quadro 

quadro cicicleta Soul Cycles

O tamanho do quadro varia conforme a estatura do ciclista. Na tabela abaixo, temos uma estimativa que pode ser utilizada na hora de escolher o seu. Mas, atenção: se o comprimento de suas pernas forem maiores que o de seu tronco, é preciso optar por outro tipo de padrão de medida. Nesses casos, costuma-se utilizar a “fórmula” desenvolvida pelo suíço Wilfried Hüggi.

Altura Média do Ciclista (m)Tamanho de quadro (Speed)
1,50 – 1,6048
1,60 – 1,7050, 52, 54
1,70 – 1,8054, 55, 56
1,80 – 1,9057, 58
1,90 – 2,0060, 62

Material

Se tratando de materiais, temos duas opções comumente empregadas na fabricação de bikes speed: carbono e alumínio. 

A bike em alumínio costuma ser mais barata mas, em função da natureza do material, é um pouco mais pesada que a feita em carbono que, por sua vez, é mais cara. 

Entre uma e outra opção cabe, mais uma vez, identificar qual a sua necessidade: competir ou pedalar apenas por hobby? Caso você não seja nenhum atleta profissional, a bike em alumínio proporcionará um ótimo desempenho, tendo em vista o uso que você fará dela.

Tamanho da roda

O tamanho da roda de uma bike speed é praticamente padrão. A maioria dos modelos utiliza a medida de 700 mm. Algo fora dessa configuração é empregado somente para um padrão muito específico de pedal.

Conheça 5 modelos da Soul Cycles

Conheça, agora, cinco modelos de bikes speed da Soul Cycles.

close up de guidão bicicleta

1R1

Para quem está iniciando no mundo da velocidade, o modelo 1R1 é o ideal. Além disso, essa é uma bike que pode ser utilizada com conforto para deslocamentos no dia a dia.

A 1R1 é uma bike configurada com Shimano Claris de 8 velocidades, com quadro e garfo feitos em alumínio. O valor é o mais acessível entre os modelos speed da Soul Cycles.

  • tamanhos 51, 53 e 55;
  • quadro Soul 1R1 Alumínio 6061;
  • grupo Shimano Claris.

Soul 3R1F

Para iniciantes de perfil competitivo existe a Soul 3R1F! 

Essa é uma Road Bike equipada com um grupo Shimano Tiagra, ideal para atender necessidades de uma rotina de treinos e também para competições. O quadro é feito em alumínio, enquanto o garfo é de carbono, proporcionando a velocidade necessária para um bike desse modelo.

  • tamanhos 46 e 48;
  • quadro Soul 3R1F alumínio x6 sl;
  • grupo Shimano Tiagra 4700.

3R2 105

A 3R2 é mais uma ‎Road Bike‬ equipada com Shimano‬ 105. O quadro é feito em carbono, sendo que o peso total da bicicleta não chega a 8 kg. Seu método de produção oferece leveza nas áreas de maior impacto e total rigidez nos locais que sofrem um maior estresse.

  • tamanhos 48, 51, 53 e 55
  • quadro  Soul 3R2 Carbon
  • grupo Shimano 105

Soul 3R3 Force

A Soul 3R3 Force vem acompanhada de uma série de ótimos componentes, como ‎Sram‬ Force de 22 velocidades, componentes Controltech, rodas Mavic‬ Aksium, e selim ‎Fizik‬, que proporcionam excelente leveza. Essa bike pesa apenas 7,1 kg! 

Seu quadro em carbono, produzido pelo método “Monocoque”, traz rigidez para os pontos necessários da estrutura. 

  • tamanhos 48, 50, 52, 54 e 56;
  • quadro Soul 3r3 carbon ud monocoque e
  • grupo Sram Force.

3R3 ULTEGRA

A 3R3 ULTEGRA é uma Road Bike‬ em carbono, equipada com Shimano‬ Ultegra e componentes da Americana Controltech! 

  • tamanhos 48, 50, 52, 54 e 56;
  • quadro Soul 3r3 carbon ud monocoque e
  • grupo Shimano Ultegra.

Velocidade exige equipamentos de proteção!

Por último, queremos destacar um ponto central quando o assunto é bike speed: segurança. Pedalar a 50, 60, 70 km/h exige que você invista em equipamentos de proteção.

As sapatilhas, por exemplo, conferem maior aderência na hora de pedalar. As roupas especiais, por sua vez, protegem dos raios UV e reduzem danos em eventuais quedas. Outros equipamentos essenciais não podem ser esquecidos, como o capacete e a luva. 

Curtiu nossas dicas de hoje sobre modelos de bike speed? Aproveite e também confira este conteúdo de nosso blog: “Ciclismo de estrada: uma nova experiência”.