Ciclismo de estrada: uma nova experiência

Desde os velocípedes de madeira, que surgiram na década de 1820, até os quadros de carbono dos anos 2000, as bikes de estrada percorreram um longo caminho até chegarem ao nível de tecnologia atual.

Durante anos, apenas a elite usou bicicletas. Mas, à medida que a tecnologia melhorou e as técnicas de produção em massa começaram a se firmar, elas acabaram se tornando uma forma de transporte amplamente usada em todo o mundo.

Com a popularização, todos os tipos de designs começaram a aparecer no mercado e a evolução em termos de materiais e designs foi constante.

No final do século XIX, o ciclismo continuou sendo muito popular em vários países da Europa, mas, nos Estados Unidos, sua popularização seria mais tímida por conta da invenção do automóvel.

No entanto, a crescente popularização da bicicleta em países europeus fez com que surgissem também os torneios esportivos de ciclismo de estrada.

A história das competições de ciclismo de estrada

Imagem de ciclista durante a 1ª Tour de France, uma marco no ciclismo na estrada
Somente 15 bravos ciclistas participaram do primeiro Tour de France.
Em 31 de maio de 1868, na França, aconteceu a primeira competição voltada exclusivamente à estrada. O evento teve como ponto de partida o Parc de Saint-Cloud, em Paris, com chegada em Rouen, outra cidade.

O vencedor da disputa foi o britânico James Moore, e com isso ele se tornou o primeiro ciclista que ganhou uma prova desse esporte na história. O atleta venceu um percurso bem longo, de mais de 100 Km, em 10h25.

Tudo era muito rústico, afinal, ainda não existia uma indústria propriamente dita. Porém, essas competições rapidamente caíram no gosto da população e contribuíram muito para a evolução das bikes. Era o início da história do ciclismo de estrada.

Tour de France e Olimpíadas

No final do século XIX, em 1896, o ciclismo de estrada foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas, em sua primeira edição da era moderna e, em 1903, surgiu o Tour de France, campeonato considerado o mais importante do mundo.

Seu simbolismo e tradição o fazem ser aguardado por milhares de pessoas para verem os ciclistas cruzarem as ruas e estradas do país.

O primeiro Tour de France já contava com um traçado total de mais de 2.400 Km e passava por seis cidades. Apenas 15 competidores se inscreveram na prova!

Passados mais de cem anos, a competição é considerada a maior prova de ciclismo e um dos eventos esportivos mais assistidos no mundo.

Toda essa crescente popularidade, somada ao advento da tecnologia de design de computadores no século XXI, juntamente com o aumento do conhecimento sobre aerodinâmica, ciência dos materiais e práticas eficientes de fabricação, fez com que as bicicletas fossem ficando mais leves, fortes e, consequentemente, mais rápidas!

Características do ciclismo de estrada

grande grupo de pessoas praticando ciclismo na estrada.
Ciclismo de estrada normalmente é praticado em longas distâncias.
O ciclismo de estrada é dividido em duas modalidades: estrada e contrarrelógio.

A prova de estrada é uma corrida de equipe e resistência. Os atletas largam juntos. Cada equipe traça a sua estratégia para a prova e decide quem do time vai ser o líder. Cada ciclista assume sua função.

O maior objetivo da equipe é fazer com que o seu líder se canse o mínimo possível durante a prova para chegar à frente. A prova é disputada nas ruas e em circuitos, e têm um longo percurso.

Trajetos de 250 a 280 km para os homens, e de 100 a 140 km para as mulheres.

Já a modalidade contrarrelógio é uma corrida de velocidade. Os atletas largam individualmente, a cada 90 segundos, e andam contra o relógio. Vence quem fizer o menor tempo.

Trajetos de 40 a 50 km no masculino, e de 20 a 30 km no feminino.

As bicicletas para essas provas são leves, não chegando a pesar 7 kg, e possuem excelente aerodinâmica.

Diferenças entre o ciclismo de estrada e outras modalidades populares

O ciclismo de estrada é praticado com as chamadas speeds, bicicletas que têm os pneus bastante finos e que são mais leves que os tradicionais.

As bikes são desenvolvidas com uma aerodinâmica que favorece o ganho de velocidade e estabilidade nas estradas.

Já o mountain bike é uma atividade mais procurada pelos amantes da adrenalina, pois essa modalidade de ciclismo proporciona momentos de muita emoção e manobras arriscadas por entre trilhas e descidas íngremes.

O mountain bike é dividido em vários estilos, entre eles: Cross country, Downhill e Freeride.

A prática dessa modalidade demanda o uso de bicicletas resistentes e com os pneus mais largos, pois isso é crucial para que os atletas mantenham a estabilidade nos terrenos acidentados.

E, por fim, outra modalidade bastante popular é o BMX.

Esse tipo de ciclismo, que é praticado com bicicletas que têm rodas menores — geralmente, apenas 20 polegadas de diâmetro —, é dividido em dois estilos, BMX Racing (corrida) e BMX Freestyle (manobras).

Como praticar ciclismo de estrada

Bike para ciclismo na estrada
As bikes desenvolvidas para o ciclismo de estrada são projetadas para serem velozes.

Mesmo que você já tenha alguma vivência no pedal, o ciclismo de estrada é uma experiência completamente nova.

Portanto, a seguir passamos algumas dicas importantes que irão ajudá-lo(a) a curtir essa modalidade de uma forma mais segura e prazerosa:

1 – Equipamento

A bicicleta de estrada é bem diferente de uma mountain bike e normalmente é mais cara. Portanto, a sua escolha deve ser consciente.

Existem excelentes opções de bike de entrada que irão garantir um pedal de qualidade por um preço mais em conta.

Porém, se você não tem muita experiência, vale a pena procurar uma loja especializada (como a Entre Trilhas), conversar com os especialistas que ali trabalham, que certamente irão ajudá-lo(a) a fazer a escolha certa.

E para a escolha ser a melhor possível, faça um Bike Fit!

2 – Onde praticar

Evite as grandes rodovias e prefira as estradas vicinais, com acostamento na maioria dos trechos.

Elas costumam ser menos movimentadas e bem interessantes para quem está começando a se acostumar com esse ambiente.

Procure pedalar acompanhado, ou até participar de grupos de pedais, principalmente com outros ciclistas mais experientes. Evite pedalar sozinho.

3 – Roupa

Pedalar sem uma bermuda de ciclismo, luvas e capacete pode colocar a sua segurança e o seu conforto em risco, tornando o passeio desagradável.

Portanto, pedale usando roupas de ciclismo!

4 – Alimentação & hidratação

Leve sempre na bagagem alimentos que sejam fáceis de consumir e que caiam bem, como bananinhas e também os géis de carboidrato, e atenção à hidratação!

Em média, a cada 15 ou 20 minutos é preciso repor em torno de 150 a 200 ml de líquido, depois dos primeiros 15 minutos pedalando.

Além da água tradicional, leve também algumas bebidas isotônicas ou invista na água de coco.

Finalmente, agora que você está preparado para cair na estrada, lembre-se do mais importante, que é manter a manutenção da sua bike em dia para evitar imprevistos!