Ciclismo: benefícios do esporte para a qualidade de vida

Para algumas pessoas, pode parecer um desafio deixar o sedentarismo de lado e reservar alguns minutos do dia para praticar exercícios. Mas, depois de um certo tempo, o seu corpo começa a se acostumar e você passa a equilibrar a rotina, para tirar um tempo e aliviar o estresse do dia a dia, de casa e do trabalho. Pedalar pode ser a opção ideal para isso, pois, o ciclismo é uma ótima opção para as pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida.

Os benefícios de pedalar vão muito além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico. Assim como alguns outros esportes, o ciclismo auxilia em diversos fatores que mantém o corpo saudável. Por exemplo, a sua prática promove a melhora da saúde de um modo geral, diminui o risco de doenças e traz benefícios para o corpo e para a mente.

Além de ser um esporte muito prazeroso e saudável, o ciclismo é muito versátil. Existem várias modalidades desse esporte e tem para todos os gostos.

A popularização do ciclismo

O uso do ciclismo como meio de transporte está cada vez mais popular. Isso porque ele oferece uma melhor qualidade de vida ao praticante e muito mais praticidade, bem como economia com o deslocamento e o fato de ser uma escolha sustentável, positiva para o meio ambiente. 

Não é à toa que a população mundial está cada vez mais adepta ao uso da bike. As bicicletas são o veículo individual mais utilizado no Brasil, pois é a única alternativa que está ao alcance de todas as pessoas. E esses números crescem a cada ano.

Os benefícios do ciclismo para a qualidade de vida

Continue a leitura e veja quais são os principais benefícios do ciclismo e como isso impacta positivamente na qualidade de vida do praticante.

Emagrecimento

Quando pensamos em ciclismo, o primeiro benefício que vem à mente é o emagrecimento. E isso se mostra verdadeiro, já que pedalar é um exercício que acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias do corpo. Dessa forma, você evita o acúmulo de gordura no organismo. 

Ainda que você pedale por apenas meia hora por dia, isso já faz uma grande diferença.

Resistência muscular

Além de ser uma atividade que contribui significantemente para a queima de calorias, pedalar exige muita força dos músculos. 

O ciclismo é um dos poucos esportes que trabalham quase todos os grupos musculares do seu corpo. 

Por isso, a prática vai garantir que seus braços, pernas e abdômen fiquem bastante resistentes e tonificados.

Bem-estar

Somando aos inúmeros benefícios à saúde física, pedalar também promove um bem-estar sem igual. Fazer exercícios físicos, no geral, ativa a liberação de endorfinas e serotoninas, que são os hormônios responsáveis por proporcionar a sensação de prazer. 

No ciclismo, essa sensação ganha proporções ainda maiores, pois, ao sair para pedalar, você respira ar puro, admira outras paisagens, interage com pessoas diferentes e experiencia bons momentos. 

Respiração e fôlego

Homem pratica ciclismo ao ar livre

Pedalar exige esforço e muito oxigênio, e isso faz com que a respiração seja exercitada a toda hora. 

Após algum tempo, você perceberá que a sua capacidade pulmonar vai estar ainda mais elevada. Com mais fôlego, você terá mais disposição para a rotina de exercícios e maior resistência para treinos de longas distâncias.

Reduz o colesterol

Como estimula o metabolismo, pedalar ajuda o seu organismo a quebrar mais rapidamente as substâncias que geram o colesterol ruim.

Com isso, seus exames estarão cada vez melhores e você poderá ingerir gorduras sem grandes preocupações.

Baixo impacto nas articulações

Uma das maiores preocupações de quem possui problemas nas articulações, são os exercícios que causam impacto. 

Esse não é o caso do ciclismo, pois você não tem contato com o chão quando está sentado no selim. 

A maior parte do impacto é absorvido pela própria bicicleta, então suas pernas e pés não recebem diretamente as pancadas da trilha. Para quem tem alguma limitação nas articulações, o melhor é apostar na bike.

Reduz a glicemia

Outro benefício de andar de bicicleta tem a ver com os altos níveis de açúcar no sangue. 

O ato de pedalar com certa frequência ajuda a equilibrar a sua glicemia. Isso é mais um ótimo motivo para começar logo a praticar o ciclismo. 

Regula a pressão arterial

Além dos músculos, as suas veias e artérias também são estimuladas durante o pedal.

A contração e o relaxamento são acelerados durante a prática de exercícios e isso ajuda a regular a pressão sanguínea. Por isso, seu coração estará mais ativo e precisará de menos esforço para bombear sangue.

Elimina as toxinas do corpo

Enquanto o ciclista está pedalando, o seu corpo passa a produzir suor. Com ele, as toxinas começam a ser eliminadas do organismo com muito mais facilidade. 

Assim, seu corpo funcionará muito melhor sem as substâncias que fazem mal à saúde.

Economia de dinheiro

A economia pode ser um dos grandes motivos para você começar a pedalar. 

Se deixar de fazer o seu trajeto diário de carro, ônibus ou outro tipo de transporte público e começar a ir de bicicleta, você vai economizar um valor alto e em pouco tempo, além de criar um hábito saudável e mais sustentável para o meio ambiente.

Possibilita a socialização

Moças praticam ciclismo juntas

Melhor do que sozinho, é pedalar com os amigos ou a família. 

É possível fazer amigos quando se pratica o ciclismo, e, assim, você poderá formar a sua turma do pedal. Ou então, pode, até mesmo, passar mais tempo com a família se pedalarem juntos. 

Melhora a saúde mental

Por fim, o ciclismo certamente vai te ajudar a melhorar a saúde mental. 

O dia a dia da rotina diária pode causar ansiedade, estresse e depressão. Essas condições serão amenizadas se você começar a pedalar. Os hormônios que são liberados controlam e previnem esse tipo de desordem mental, proporcionando um maior bem-estar. 

Lembramos que é importante pedalar com certa frequência, para intensificar esses benefícios que você acabou de conferir. Por isso, tente se organizar e arrumar um tempinho do seu dia para praticar o esporte. Vale a pena tirar uns minutos diários para garantir tantos benefícios.

Se você precisa aprender a organizar melhor o seu tempo e a sua rotina, achamos que esse conteúdo pode ser de seu interesse: 4 Dicas para se desconectar do trabalho e se dedicar ao seu esporte favorito.