Cicloturismo: a aventura de viajar sobre uma bike

O cicloturismo é um conceito ainda pouco compreendido por muitas pessoas. No entanto, o ato de viajar com a sua bike oferece uma gama de vantagens, como a possibilidade de montar o próprio roteiro, o baixo custo, fazer paradas estratégicas para fotografar, conhecer e experimentar toda a natureza e cultura dos lugares por onde você passar de uma forma muito mais aprofundada.

Sendo assim, queremos, com esse artigo, explorar esse universo trazendo muita informação e toques importantes para que você pratique o clicloturismo da melhor maneira possível e com segurança.

O que é cicloturismo?

O cicloturismo se refere a qualquer atividade relacionada a viagens com o objetivo de lazer que incorpore uma bicicleta.

Existem duas modalidades de cicloturismo:

Autônoma  

Cicloturismo com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade, o cicloturista leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas para bicicleta chamadas alforjes.

Com suporte

Na modalidade Cicloturismo com suporte, o cicloturista contrata o serviço de uma operadora, que fica responsável por organizar o roteiro, hospedagem e alimentação, além de normalmente transportar os pertences do viajante e oferecer serviço de guia. Podem, inclusive, fornecer a bicicleta e peças de reposição.

Por que fazer cicloturismo?

ciclista contempla a paisagem do alto de uma montanha
Uma das maiores vantagens do cicloturismo é a possibilidade de apreciar a paisagem de uma maneira única.

Pedalar é uma das atividades físicas ao ar livre que mais cresce em todo o mundo, e o turismo feito em duas rodas também tem crescido muito nessa esteira.

O ciclismo contribui para melhorar nossa saúde e também a qualidade de vida nas cidades, pois reduz congestionamentos e a emissão de gases poluentes produzidos por veículos motorizados.

Em relação ao cicloturismo, esta atividade é uma forma pela qual comunidades podem capitalizar oportunidades de desenvolvimento econômico mais sustentável.

Viajar de bicicleta é particularmente benéfico para regiões menos urbanas e mais rústicas. Nesses lugares, os ciclistas encontram uma oferta maior de estradas rurais, com baixo tráfego de veículos motorizados e paisagens cênicas, que propiciam um pedal muito mais agradável.

duas pessoas fazendo cicloturismo em uma cidade europeia
O cicloturismo permite chegar ao seu destino de uma maneira única.

Para os habitantes dessas regiões, as viagens feitas de bike são muito bem-vindas, pois os ciclistas levam mais tempo em seu deslocamento, resultando em estadias mais longas em uma região e, consequentemente, em mais gastos com serviços.

Diversos estudos têm sido feitos para medir os impactos do turismo de bicicleta em comunidades turísticas, e os resultados têm revelado impactos positivos muito significativos.

Informações obtidas através de pesquisa encomendada pela Outdoor Industry Association revelaram que no ano de 2018 o cicloturismo movimentou cerca de US$ 83 bilhões em gastos relacionados a viagens nos Estados Unidos.

O que torna um destino bom para o cicloturismo?

Basicamente, um destino turístico para bicicleta pode ser qualquer lugar em que alguém queira ir com sua magrela, uma vez que as possibilidades são inúmeras.

No entanto, é preciso levar em consideração o tipo de bike em relação ao destino planejado (se o cicloturismo vai ser no asfalto, uma bike de estrada é mais indicada).

Com isso definido, a escolha do destino ideal é relativa à preferência do visitante. E os destinos podem incluir qualquer lugar, desde uma cidade pequena e remota, até um enorme centro urbano.

Os atrativos “extra-pedal” são também muito importantes. Uma atração cultural, histórica ou paisagem natural em uma determinada região pode render um pedal épico, mesmo se não houver uma ciclovia ou uma trilha de qualidade à disposição.

Preparação física para uma viagem de bike

Mulher caminha ao lado de sua bicicleta equipada para o cicloturismo
Roupas leves e equipamento de proteção são essenciais para o cicloturismo.

Nossa única preocupação no cicloturismo deveria ser a de aproveitar ao máximo as pedaladas e os locais a serem visitados. Porém, por ser uma atividade de lazer que envolve o componente físico, precisamos estar bem condicionados para viajar de bicicleta.

Afinal, o bom condicionamento pode ser a diferença entre chegar ao final do dia de pedal com energia para aproveitar o seu destino, ou em chegar “morto”, só querendo um banho quente e cama!

Confira algumas dicas de treinamento para você se preparar para suas viagens de bicicleta:

  • Mantenha a regularidade das pedaladas;
  • Faça pequenas cicloviagens;
  • Faça treinos técnicos com a bike carregada;
  • Procure orientação para os seus treinos.

Dicas importantes

Planeje todos os detalhes com antecedência: por onde irá pedalar; no caso de uma viagem longa, onde dormir; quanto tempo levarão seus deslocamentos, entre outras coisas.

Atenção à alimentação e à hidratação, uma vez que pedalar durante o dia fará você queimar muitas calorias e líquidos.

E atenção também à segurança! Respeite as regras de trânsito, use a sinalética correta para ciclistas, bem como o equipamento correto para o pedal, de acordo com a distância e tipo do trajeto que você for fazer.

Equipamentos e Vestuário indispensáveis
  • Capacete
  • Luvas
  • Bermuda de ciclismo
  • Refletivos
  • Ferramentas e Peças de Reposição

Três locais muito procurados para cicloturismo no Brasil

ciclistas ao lado de suas bicicletas em trilha do Vale Europeu
O Vale Europeu, em Santa Catarina, possui excelente sinalização. Foto: Walter Magalhães
Vale Europeu (SC)

Na região conhecida como Vale Europeu, em Santa Catarina, encontra-se um dos roteiros de cicloturismo mais populares do Brasil.

O pedal, que começa e termina na cidade de Timbó, tem uma distância aproximada de 300 km, e possui estrutura impecável de demarcação da rota para ciclistas, seccionamento do roteiro e apoio.

Para saber mais: cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br

Caminho do Sol (SP)

Essa rota é feita através de um percurso bem estruturado, direcionado e predominantemente plano, sendo, portanto, uma rota de cicloturismo ideal para iniciantes.

O roteiro pode ser concluído pelo cicloturista em 5, 4 ou 3 dias, nas opções pré-determinadas pelos organizadores do Caminho do Sol, nas chamadas Rota Vermelha (3 dias), Rota Verde (4 dias), Rota Azul (4 dias) e Rota Laranja (5 dias). A distância total é de 287 km

Uma observação importante: o Caminho do Sol passa por propriedades particulares e, por essa razão, há a necessidade de comunicar a organização da rota sobre sua partida.

Para saber mais: CaminhoDoSol.org.br

Volta das Transições (MG)

Localizada no sul de Minas Gerais, a Volta das Transições circula a belíssima região do Ibitipoca.

O nome vem da variedade de relevos e vegetação que o cicloturista encontra na rota. São campos de altitude, porções de mata atlântica, diferentes climas e relevos num pedal de quase 400 quilômetros.

Para saber mais: VoltaDasTransicoes.com

Esperamos que esse artigo tenha despertando em você aquela vontade de cair na estrada com sua bike, pois o cicloturismo é, sem dúvida, uma experiência incrível!