Como escolher um bom lugar para o camping?

Se você é apaixonado pela natureza e, sempre que possível, gosta de aproveitar qualquer folga e viajar para fugir da correria da cidade, respirar ar puro e ter contato com o meio ambiente, esse conteúdo foi feito para você. Para aproveitar tudo isso, o camping é a atividade ideal.

Seja para ficar sozinho, a dois ou dividir os momentos com os amigos, fazer um camping é sempre incrível. 

A melhor parte de acampar é que você não precisa ir muito longe para se divertir. Mesmo as cidades próximas a você podem proporcionar bons momentos.

A importância de escolher um bom lugar para o camping

A escolha do local do camping, bem como os destinos que você deseja conhecer, são algumas das decisões mais importantes para garantir uma experiência tranquila e agradável, seja para pessoas que preferem um acampamento mais rústico, sem as comodidades da vida moderna, ou mesmo para as que gostam de um local confortável e com mais infraestrutura.

Para pessoas inexperientes, um dos principais receios é saber escolher o local ideal para montar o camping.

Por isso, se você está em busca de orientações para identificar um ótimo lugar para acampar e vivenciar momentos incríveis, acompanhe a leitura. 

Principais fatores a se considerar ao escolher um local para montar camping

Aqui, vamos falar dos principais pontos que devem ser observados na hora de escolher um local para o camping.

Escolha um terreno adequado para montar a sua barraca

Antes de montar a barraca, é muito importante que você observe o local ao redor. Escolha um terreno que seja plano e, de preferência, liso. Lembrando-se, sempre, de que os ventos são muito fortes em topos de morros e montanhas. 

Também é preciso se atentar para as proximidades do local. Para evitar acidentes, dê preferência a lugares que são mais afastados de penhascos e encostas. Além disso, não é uma boa ideia acampar perto de árvores, pois existe o risco de raios em caso de chuva forte. Por isso, fique atento ao clima!

Quando for montar a sua barraca, retire galhos, pedras e outros detritos do local para que ele fique bem limpo e nas condições ideais para a sua aventura.

Tome cuidado com a fogueira

É imprescindível tomar cuidado com a fogueira no seu camping

Fazer uma fogueira pode ser uma ótima ideia para cozinhar, iluminar o ambiente e se aquecer durante as noites frias. 

Mas, preste muita atenção no local em que ela será feita. Se houver mato seco ou gravetos ao seu redor, o fogo pode se alastrar rapidamente e causar um desastre ambiental.

Acampe próximo a águas limpas

Riachos, nascentes, pequenas cascatas ou piscinas naturais são sempre bem-vindos no local de camping. Isso porque acampar perto de águas limpas pode ser muito útil para você. 

Além de poder usar essa água na preparação de comidas, para limpeza ou higiene pessoal, o barulho que a queda d’água faz é muito agradável e pode te ajudar durante o seu sono.

No entanto, não use essa água para ingerir diretamente, a não ser que tenha certeza de que é potável. A ingestão de água contaminada pode causar uma infecção ou até outras condições mais sérias.

Evite se abrigar perto de rios e praias

A proximidade com a água é de grande ajuda, porém, se existir algum rio por perto, lembre-se de manter uma distância de, pelo menos, 50 metros entre o seu acampamento e a sua margem. 

Isso é importante porque rios e cachoeiras se enchem com muita facilidade e você pode acabar tendo uma surpresa ruim e se arriscar desnecessariamente.

O mesmo acontece com as marés das praias. Se você estiver muito próximo a ela, a maré pode subir e acabar te causando problemas. Portanto, tenha esse cuidado ao montar o seu camping!

Fique atento à exposição ao sol durante o camping

Fugir do sol em um acampamento não é uma missão fácil. Então, procure dar preferência aos locais com sombra. Mas, existem alguns truques que podem ser usados, caso você escolha um local com muita exposição.

Uma boa ideia é fazer uso de uma lona esticada em cima da barraca. Ela vai diminuir a exposição ao sol e evitar que você seja acordado cedo por causa da claridade, ou passe muito calor no camping.

Camping: aventura e diversão garantidas

Existem vários fatores a serem considerados ao escolher um local para montar seu acampamento. Agora, você sabe dos pontos principais e já pode programar a sua próxima aventura. 

Mas, não se esqueça de levar uma sacola e retirar todo o lixo do local escolhido. Assim, você estará preservando o meio ambiente e fazendo a sua parte pela natureza.

Aproveite e comece a planejar sua próxima viagem. Confira nosso outro artigo que vai te ajudar a decidir o destino perfeito para você acampar próximo a quedas d’água: 7 Destinos de camping para quem ama cachoeiras.