Como fazer curvas no MTB e evitar quedas!

Pedalar em alta velocidade não exige, assim, tanta habilidade. Porém, a coisa muda de figura quando falamos das curvas no MTB. Antes de mais nada, é preciso habilidade e técnica para encarar curvas em velocidade.

Neste artigo vamos explorar esse tema e ajudar você a encontrar os melhores caminhos para melhorar sua técnica e manter o controle até mesmo nas curvas mais difíceis.

Quer fazer boas curvas no MTB? Comece pelos pés!

É provável que você já tenha visto alguém soltar o pé do pedal quando faz uma curva. Embora isso não seja necessariamente errado, dificilmente essa postura irá melhorar sua velocidade.

A movimentação de soltar o pé durante as curvas, sobretudo as mais inclinadas, está mais relacionada a uma forma instintiva de agir, pois vai lhe trazer uma sensação maior de segurança afinal, em tese, essa perna poderá amparar o resto do corpo para evitar uma queda. Mas não é bem assim.

Isso acontece muito com iniciantes, que ainda não estão andando realmente rápido, pois, assim que você começar a andar com mais velocidade, descobrirá que a melhor maneira de dominar a curva é controlar sua postura de forma consciente.

Se a perna mantém-se fora do pedal, você não terá muita influência sobre a quantidade de peso suspensa naquela fração de segundos da curva, ou seja, será mais difícil usá-lo a seu favor.

Outra questão é que, ao esticar a perna para fora, você irá manter uma postura mais rígida. Nesse caso, se a sua bike derrapar ou se houver algum tipo de colisão, será mais fácil perder o controle e cair.

Claro que existem exceções, porém, no geral, ao fazer uma curva em velocidade, mantenha os pés bem calçados e a postura relaxada.

Atenção à postura e angulação

Busque sempre centralizar a posição de seu corpo. Uma boa postura acima de tudo irá garantir mais controle na hora das curvas no MTB.  Certifique-se de manter os cotovelos para fora e a cabeça e os ombros alinhados com a frente da sua bicicleta. Sua cabeça deve permanecer acima do tronco o tempo todo, e deve haver pouco movimento lateral inicialmente.

Os joelhos, assim como os cotovelos, devem manter-se levemente flexionados e os quadris alinhados com a direção desejada. A flexão dos joelhos ajuda seu corpo a manter a tração dentro de um nível desejado, empurrando seu corpo para baixo ou exercendo menos força na direção do chão para tornar a bike mais leve ou mais pesada.

Os quadris também têm grande importância nesse processo. Eles devem se manter inclinados, acompanhando um pouco a inclinação da bike, para manter seu tronco na direção certa.

Todo esse trabalho em conjunto de seu corpo deve funcionar também para trabalhar o peso em seu favor. Os pneus precisam de peso sobre eles para produzir aderência, por isso o trabalho dos joelhos na distribuição do peso entre as duas rodas é tão importante.

Mantendo a velocidade

A manutenção da velocidade está diretamente relacionada ao controle durante as curvas no MTB. Após entrar na curva, controle a tração aumentando a força de suas pernas em direção ao solo, como se fosse dar um impulso a cada pedalada, mas tomando o cuidado de manter os pedais na horizontal em relação ao chão.

Se você tiver a sensação de que está no limite de sua velocidade, então diminua a energia empregada para controlar a aderência.

No entanto é preciso aproveitar a força da inércia para um último impulso ao final da curva. Só que uma postura muito passiva poderá impedir você de conseguir gerar a energia necessária para esse impulso. Ou seja, adote uma postura levemente relaxada, mas cuidado para não exagerar!

Empurre com força

Uma vez que você sente que está no controle da sua tração, é chegada a hora de se divertir um pouco com isso.

Quando você vê ciclistas profissionais fazendo curvas em alta velocidade, eles não estão apenas empinando um pouco as bikes. Na verdade, eles estão pedalando com tanta força que as pernas realmente fazem a parte da frente da MTB levantar.

É tudo uma questão de prática, que leva à técnica e que, por sua vez, leva ao controle.

Monte sua bike da forma certa

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Dominar a técnica é muito importante. Porém, sem uma configuração correta de sua bike, usando as peças certas, as coisas certamente são bem mais difíceis.

Por isso pense numa configuração de acordo com seu nível e com o grau de dificuldade que você espera encontrar.

Guidão mais curto ou mais largo? Uma bike mais “em pé” ou “fundada”. Tudo isso deve ser pensado levando em conta os ângulos das curvas. Quadros mais próximos do chão , maior a estabilidade. Por outro lado, costumam deixar a bike um pouco mais lenta. Configurar a bike é uma equação que não é tão simples quanto parece, e vale a pena conversar com especialistas em MTB para pegar sugestões e ideias que podem ser aplicadas à sua realidade.

Os pneus também merecem uma atenção especial, afinal, a tração depende deles.

A escolha de um pneu com uma banda de rolagem (área de contato no chão) mais larga vai trazer mais segurança nas curvas.

Pneus que são feitos com material mais macio nas laterais e mais firme no meio, são uma boa pedida, pois vão ajudar você a manter a velocidade nas retas e tração nas curvas.

Ainda sobre os pneus, não existe uma calibragem ideal, mas você encontrará a sua calibragem dentro de um conceito universal: muita pressão facilita a derrapagem dos pneus nas curvas, ao passo que pouca pressão faz com que o pneu não tenha a firmeza suficiente, correndo até mesmo o risco de escapar do aro e provocar uma queda bem feia.

Caia para dentro!

A teoria é muito importante, mas quando o assunto é curva no MTB, a prática é fundamental. Portanto, encontre uma trilha que você conhece bem, e aplique seus conhecimentos nela. Comece ao poucos, e à medida em que for ganhando confiança aumente o nível de dificuldade baseado nas dicas lidas neste artigo.

Não queremos com isso dizer que essas dicas são únicas ou infalíveis, mas sem dúvida são um ótimo caminho para você aumentar sua velocidade ao fazer curvas no MTB e evitar quedas.

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