Competições de MTB: 5 Dicas para melhorar seu tempo

As competições de MTB quase substituíram o termo “ciclismo” por “mountain bike” devido ao impacto dessa modalidade. No Brasil, elas surgiram no final da década de 1980 e, por aqui, o efeito não foi diferente.

A primeira competição foi organizada em 1988 por Marcos Ripper, em Paraíba do Sul (RJ). Era o 1º Mountain Bike Cup Fazenda Hotel Jatahy, evento considerado o propulsor da popularização do esporte no País. Na trilha desse sucesso, a partir de 1989, o moutain bike explodiu.

Quase todas as mídias, normalmente indiferentes ao ciclismo, perceberam a situação e deram um grande espaço para a nova modalidade.

Atualmente, esse esporte está totalmente consolidado ao “mundo ciclístico”, e já conquistou muitos praticantes, sejam eles atletas ou entusiastas. O MTB conta com um calendário de competições definido e uma indústria de equipamentos que lança uma novidades a cada dia.

Inclusive, se você está lendo este artigo, provavelmente é um competidor ou pretende se tornar um! Nesse caso, nada melhor do que conferir algumas dicas, para te ajudar a melhorar seu tempo nas competições de MTB, não é mesmo?

Dicas para melhorar seu tempo nas competições de MTB

Dois homens disputando prova de MTB
Detalhes como conhecer bem sua bike e controlar a respiração farão a diferença em momentos cruciais.

1. Faça pausas curtas durante os treinos de musculação

Se você leva a sério as competições, provavelmente já deve realizar algum tipo de treino complementar de musculação.

A dica, segundo especialistas, é realizar pausas curtas, de até um minuto, entre as séries.

Uma pesquisa recente avaliou o desempenho de homens por meio de um programa de treinamento de resistência de 10 semanas. Durante as sessões de musculação, os voluntários pausaram, no máximo, 60 segundos entre as séries.

Enquanto isso, os cientistas monitoraram o aumento hormonal e o ganho de força e de músculo de cada indivíduo. Logo na primeira semana, o grupo apresentou um aumento de 70% nos níveis de testosterona pós-treino. Esse é um hormônio essencial para a construção muscular.

Com a ajuda do experimento, cientistas também descobriram que pausas mais curtas aumentam a massa muscular magra, que é essencial para os ciclistas.

O resultado dessas mudanças? Mais força, resistência e velocidade no pedal.

2. Não aguenta? Beba leite desnatado!

Provavelmente, você já ouviu a famosa expressão “quem não aguenta, bebe leite”! Pois saiba que ela tem um quê de razão.

Um estudo canadense avaliou 56 praticantes. Aqueles que consumiam leite desnatado, antes e após o treinamento, construíam tecidos musculares mais magros, e de forma mais rápida, do que aqueles que ingeriram bebidas de proteínas de soja.

Usar proteínas para construir os músculos após um treino duro é parte essencial da evolução de qualquer competidor. A questão é que nem todos têm dinheiro para investir em suplementação proteica.

Nesses casos, a ingestão de leite desnatado misturado com Ovomaltine, por exemplo, é uma boa alternativa. Esse achocolatado contém vitaminas e minerais que contribuem para a recuperação muscular no pós-treino.

Obviamente, estamos propondo aqui uma dica, mas qualquer mudança de padrão alimentar deve ser feita com o acompanhamento de um nutricionista.

3. Trabalhe sua respiração

Por melhor que seja a sua postura ao pedalar, as dores musculares surgirão, principalmente em provas ou treinos mais longos.

Uma das formas práticas para evitar esse efeito, ao mesmo tempo em que se  ganha eficiência nos treinos, é trabalhar sua respiração corretamente. Em vez de expirar o ar com força e de modo rápido, contraia o músculo do abdômen e deixe o oxigênio entrar e sair do seu corpo com naturalidade.

Trabalhar com exercícios para fortalecer seu sistema cardiorrespiratório também é fundamental para um treino eficiente.

Ciclistas disputam competição de MTB
Em um universo disputado, como as competições de MTB, dicas para melhorar o desempenho são muito bem-vidas.

4. Cuide bem da sua bike

Estudar e entender como usar os recursos da sua bicicleta pode parecer uma dica óbvia, mas não é!

Você precisa saber como e quando fazer a troca de marchas, assim como utilizar corretamente os freios traseiro e dianteiro.

Quanto mais conhecer a sua bike (e seus componentes), mais fácil será fazer os ajustes necessários para obter um bom desempenho. Esse conhecimento é necessário, inclusive, na hora de calibrar os pneus.

Tenha certeza de que se trata de um dos pontos de maior influência para o ganho de velocidade. Por outro lado, um pneu mal calibrado pode significar muito mais esforço para alcançar velocidades altas.

Outra dica valiosa, tanto para ciclistas iniciantes, quanto para os mais experientes, é agendar um Bike Fit, que é um ajuste fino de sua bicicleta, feito por especialistas para torna-la 100% adequada às suas características.

Esse ajuste proporcionará:

  • aumento do conforto de maneira geral;
  • prevenção a lesões por esforço repetitivo;
  • redução ou eliminação de dores nas costas, nos joelhos, no pescoço e nos pulsos;
  • diminuição ou desaparecimento das dores nos pés;
  • redução ou eliminação do desconforto do selim;
  • diminuição ou eliminação da dormência nas mãos e nos dedos;
  • redução da fadiga do ciclista;
  • aumento da potência no pedal.

Cuidar e ajustar sua bike de forma adequada é uma maneira de conservá-la em boas condições por mais tempo. Conhecê-la bem também ajuda a evitar acidentes, além de ser importante na melhoria do desempenho.

5. Tenha uma alimentação colorida

O bom senso é fundamental na hora da alimentação. Em outras palavras, evite exageros!

Na hora de escolher os alimentos certos, vá além do que todo mundo sabe. Em vez de apenas “evitar açúcares e gorduras”, escolha pratos coloridos.

Por exemplo, num almoço entre treinamento ou competição de MTB, não coma feijão nem comidas com muitas fibras, como verduras cruas, para evitar um desconforto estomacal ou intestinal. Aposte em proteínas e carboidratos mais pastosos, como purê de batatas, de fácil digestão.

Outro exemplo se aplica aos dias que antecedem uma prova. Nesses períodos, reduza as fibras a quase zero, para evitar retenção de líquido.

Muitos ciclistas vão ainda mais longe quando se trata do controle da dieta, contando os gramas e as calorias de tudo que ingere. No entanto, é possível se alimentar de forma saudável, mas sem muitas restrições.

O que importa é manter uma alimentação de qualidade, em que você coma bem e com prazer.

Claro que isso não significa comer qualquer coisa. Alimentos fritos devem ser evitados sempre. Mas até um doce, eventualmente, pode ser degustado.

É tudo uma questão de equilíbrio.

Já que tratamos hoje sobre manutenção de bikes, confira mais este artigo: Manutenção da bike: 6 passos para iniciantes (e o que não fazer)