Manutenção da Bike: 6 passos para iniciantes (e o que não fazer)

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Foto: parktool.com

Não adianta nada investir em uma boa bike, se você não cuidar dela para que dure bastante. Por isso, a manutenção da bike deve ser uma prioridade, já que vai permitir que ela continue rodando por mais tempo. E não se esqueça de que a manutenção também é necessária para evitar que você sofra acidentes enquanto pedala; é uma questão de segurança no esporte.

Caso você esteja preocupado com o custo de fazer a manutenção da bike, fique tranquilo! Você pode fazer muita coisa sozinho, em casa, e nem precisa ser um expert no assunto. Confira seis passos para iniciantes que querem cuidar melhor da bike, além de algumas recomendações sobre o que não fazer.

1. Fazer a limpeza da bike

A limpeza é parte importante da manutenção da bike, essencial para aumentar sua vida útil. Talvez seja difícil fazer essa limpeza após cada uso da bicicleta, mas, no mínimo, procure fazê-la semanalmente, se você pedala com frequência.

Para limpar a bike, você não precisa de materiais especiais; você provavelmente tem tudo que precisa em casa. O principal segredo é ter paciência, já que a lama pode chegar às partes mais escondidas e difíceis de alcançar.

2. Verificar os freios

Na manutenção de um carro, os freios ganham especial atenção, pois, se eles não estiverem funcionando direito, as consequências podem ser desastrosas. Apesar do porte menor de uma bike, a situação é a mesma. Então, na manutenção da bike, nunca se esqueça de checar os freios.

Existem diferentes tipos de freio, sendo que o mais comum é o vibrake. Primeiro, veja se a alavanca retorna à posição inicial quando é solta. Além disso, se a alavanca encosta no guidão, é um sinal de que os freios precisam ser apertados; isso pode ser feito na rosca, próxima ao guidão, ou no cabo do freio, no garfo. Aproveite para notar se o cabo está desgastado; nesse caso, é preciso trocá-lo.

Depois, dê uma olhada nas pastilhas do freio. Elas devem encostar no aro da bike ao mesmo tempo e com a mesma força quando forem acionadas; porém, quando não estão acionadas, elas não podem encostar no aro e atrapalhar o movimento das rodas. Para corrigir problemas, aperte ou afrouxe os parafusos em cada braço do freio.

Outro ponto importante é soltar os freios para verificar o estado das pastilhas. Se estiverem desgastadas, é preciso fazer a troca. A troca das pastilhas, assim como do cabo, são processos mais complicados. Então, nesses casos, é melhor levar a bike a um especialista.

 

3. Verificar as rodas

manutenção da bike

Depois dos freios, outro item que você precisa checar durante a manutenção da bike são as rodas. Para isso, é preciso levantar a bike, usando algum tipo de suporte, e girar as rodas, para verificar se elas estão oscilando ou se estão muito duras. O problema pode ser que, depois de tirar as rodas (para limpar a bike ou trocar um pneu), você não usou a “força certa” na hora de prendê-las novamente.

4. Verificar os componentes de transmissão

Os componentes de transmissão são responsáveis por transferir a força da sua pedalada para a roda traseira, o que faz a bike se mover. Para a manutenção da bike, você precisa verificar as condições desses componentes.

Comece levantando e girando a roda traseira; então, passe as marchas, uma a uma, para avaliar se a mudança é suave. Depois, verifique as correntes, cassete e pedivela para avaliar se há danos ou desgaste. Vale a pena notar que a corrente é o item que deve ser trocado com mais frequência (em média, entre 3000km e 5000km de uso), e que a demora nessa troca pode prejudicar os outros componentes.

5. Verificar os pneus

Pneus com furos ou rasgos, ou pneus com pressão inadequada, são situações extremamente comuns. Para não ser pego de surpresa durante uma aventura nas trilhas, quando será bem mais difícil resolver problemas com pneu furado, é melhor ficar de olho nesses itens na hora da manutenção.

Pneu sujo e pneu limpo
Foto: Oficina Entre Trilhas

Uma recomendação é buscar danos nas paredes laterais dos pneus, aquelas que não entram em contato com o chão, pois elas têm maior probabilidade de passar despercebidas.

Quanto à pressão, recomendamos manter uma pressão mais baixa, pois isso significa que o pneu terá maior área de contato com o chão e, portanto, maior tração. No entanto, saiba que o risco de furos também aumenta. Qual é a pressão ideal? Isso depende do tamanho do pneu e do peso do ciclista, e varia entre 30 e 45psi.

6. Passar lubrificante

Para terminar, passe lubrificante nos componentes de transmissão. Aplique o lubrificante na corrente, enquanto gira os pneus na direção anti-horária. Aproveite para eliminar pontos de ferrugem com palha de aço, desde que não sejam muito grandes. Lembre-se de usar um pano seco e limpo para retirar o excesso de óleo, evitando que atraia sujeiras.

O que não fazer

Agora que você já sabe quais são os passos essenciais para a manutenção da bike, vejamos alguns erros comuns e coisas que você não deve fazer.

O primeiro erro é tratar a manutenção como uma prática de conserto, ou seja, que você só faz quando começa a notar problemas. Na verdade, ela deve ser uma prática preventiva, devendo ser feita mesmo quando não há nada de errado – justamente para evitar que os problemas apareçam. Leve em consideração que, se a manutenção for feita de maneira frequente e regular, você economizará muito em consertos.

O segundo erro é exagerar na maneira como você faz a manutenção de certas peças. Os exemplos mais comuns são:

  • exagerar na pressão do pneu; assim, quando passar por algum obstáculo, em vez de furar, ele pode estourar, o que é mais perigoso
  • exagerar na tensão da alavanca do freio; assim, você terá mais dificuldades para acioná-lo

O terceiro erro é não prestar atenção suficiente ao primeiro passo, a limpeza da bike. Quando a bike está suja, várias peças não funcionam como deveriam. Então, se você está notando algum problema nos freios ou no câmbio, por exemplo, o problema pode não estar na peça em si, mas no acúmulo de lama.

Existem problemas que realmente não são possíveis de se resolver em casa. Porém, seguindo os passos que você viu aqui e evitando os erros que apontamos, você pode fazer boa parte da manutenção da bike sem precisar levá-la a uma oficina. Agora não têm mais desculpas para não cuidar bem da sua companheira de trilha!

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