O que é Bike Fit e por que você deve fazer?

Uma bicicleta bem ajustada é fundamental não só para atletas, mas para qualquer pessoa que goste de pedalar. E é justamente esse o conceito do Bike Fit.

Um ajuste de bicicleta adequado a você pode ser a chave para amar ainda mais o seu pedal, seja você iniciante ou experiente.

Por que o Bike Fit é importante?

Há um consenso entre ciclistas experientes sobre a importância do ajuste adequado da bicicleta, pois ele é essencial para que você possa produzir maior potência, com mais eficiência. E, à medida que os iniciantes começam a evoluir, logo percebem que isso faz total sentido.

Porém, há uma razão ainda mais importante para a adoção do Bike Fit entre os amantes do pedal de todos os níveis: o conforto! E, consequentemente, a prevenção de lesões que resultam de uma postura inadequada.

Se logo no início do pedal você sente desconforto e procura ajustar sua postura a todo o momento, você deve considerar seriamente fazer um Bike Fit.

Alguns dos sintomas mais comuns que indicam que sua bike não está regulada de acordo com seu corpo são: dores na parte da frente do joelho (tendão patelar), dores na lombar, formigamento nas mãos, assadura, formigamento ou sensibilidade no períneo, dor no tornozelo e dor na cervical.

Vantagens do Bike Fit

Qualquer um que planeje passar um bom tempo pedalando deve considerar fazer um Bike Fit. Um bom ajuste irá proporcionar:

  • Maior conforto de uma maneira geral;
  • Prevenção de lesões por esforço repetitivo;
  • Reduzir ou eliminar dores nas costas, joelhos, pescoço e pulsos;
  • Reduzir ou eliminar dores nos pés;
  • Reduzir ou eliminar o desconforto do selim;
  • Reduzir ou eliminar a dormência nas mãos e nos dedos;
  • Reduzir a fadiga do ciclista.

Além disso, um bom ajuste também pode melhorar a potência do pedal, porque permite que o ciclista use vários grupos musculares de maneira mais eficaz e eficiente.

O que acontece durante uma sessão de Bike Fit?

O primeiro passo no processo que um bom técnico deve realizar é o de colher informações sobre o ciclista. Deve ser levado em consideração seu nível no pedal, as metas que pretende alcançar, quaisquer lesões que já tenha sofrido e que possam afetar seu conforto sobre a bicicleta. A partir daí, é feita uma avaliação de flexibilidade e medição de várias partes do corpo do ciclista.

Um ajuste típico inclui:

  • Ajuste dos grampos do pedal;
  • Definição da altura e posição do selim;
  • Avaliação dos sapatos e palmilhas;
  • Determinação do comprimento correto da haste, altura e largura do guidão.

O processo, ao todo, leva entre uma e duas horas. Grande parte do Bike Fit acontece envolvendo você, sua bicicleta e, pelo menos, um técnico avaliando cada detalhe. Por esta razão, é fundamental trazer todos os seus equipamentos de pedal, usados por você regularmente, para os procedimentos de ajuste, e estar preparado para gastar 10 minutos ou mais pedalando pra valer sob avaliação.

 

Quando procurar um profissional?

O mais cedo possível. É sério! E hoje é o dia ideal para agendar um Bike Fit. Conseguir isso logo após trocar de bike dará a você e ao seu corpo muitos benefícios em termos de rendimento e tornará seus passeios e treinamentos bem mais agradáveis.

Se você é muito baixo ou muito alto, um ajuste de bicicleta pode ajudar a solucionar problemas enfrentados por pessoas em qualquer extremidade do espectro de altura. Se você tem lesões antigas que deixaram sequelas ou problemas biomecânicos conhecidos, como pernas de comprimento diferente, esse procedimento é mandatório!

Andar de bicicleta deve ser confortável e, se isso não estiver acontecendo, você já deve considerar um ajuste o quanto antes. Dor, dormência ou formigamento – especialmente nas mãos, nos pés ou nas nádegas – são sinais de que algo na sua bicicleta não combina bem com você.

Uma posição adequada é aquela em que você se mantém pedalando sem precisar se mexer a todo o momento.  Se você está constantemente se movendo, se não consegue encontrar uma posição confortável para as mãos, ou até mesmo se começa a sentir desconforto após a primeira hora de pedal, vale a pena fazer um Bike Fit.

Além disso, existe a vantagem sob o ponto da performance. Afinal, quanto mais você pedala, mais forte fica, o que significa que o ajuste de sua posição na bicicleta também poderá ser usado para lhe ajudar a ganhar mais velocidade e potência.

O que esperar de um ajuste profissional

As lojas de bicicletas que realizam esse serviço oferecem uma variedade de procedimentos de ajuste, usando plataformas diferentes. Não existe uma metodologia “melhor”, e um bom ajuste depende muito mais da experiência de quem o faz, do que das ferramentas usadas.

Seja honesto com os profissionais que irão realizar o Bike Fit em relação ao seu nível, suas pretensões com o pedal (profissional, esportista ou iniciante), lesões que tenha sofrido, entre outros assuntos relacionados. Pense no Bike Fit como um “exame médico”. Outro ponto importante é não querer impressionar ninguém. Pedale naturalmente durante os testes.

Depois que os ajustes forem feitos, seu corpo precisará de tempo para se adaptar às mudanças de posição. Especialmente se o seu ajuste na bicicleta tiver mudado muito. Nesse caso, é válido pegar leve nas primeiras semanas e diminuir a intensidade do pedal para dar tempo ao seu corpo para se ajustar. Grandes mudanças devem ser feitas de forma gradual, e aqui não é diferente!

Onde posso fazer um Bike Fit?

Hoje há cada vez mais profissionais especializados nessa atividade. A maioria trabalha em lojas de bicicleta, como a Entre Trilhas, mas alguns fisioterapeutas e treinadores específicos de ciclismo também podem realizar o serviço.

Conversar com ciclistas mais experientes é sempre uma boa opção para buscar indicações confiáveis. E, claro, se você estiver em Ouro Preto (MG), venha nos visitar e agende o seu Bike Fit com a gente.

Somos uma loja completa e oferecemos equipamentos, acessórios e serviços técnicos para bike e esportes outdoor.

Nossa equipe é formada por profissionais altamente treinados e experientes, prontos para melhor atendê-lo.

A Entre Trilhas fica localizada na Rua Álvaro Guimarães Bressan, 27, Bauxita, em Ouro Preto (MG).

Quer agendar logo o seu Bike Fit? Ligue agora mesmo para (31) 3350-3324!