Conheça 5 esportes de aventura que vão dar um up na sua rotina

Os esportes de aventura estão cada vez mais populares, principalmente para quem gosta de ter uma vida mais agitada, descontraída e cheia de energia. Afinal, eles nos causam uma sensação sem igual.

Esse aumento da busca por esse tipo de esporte se deve aos inúmeros benefícios dessas atividades. A saber: o contato com a natureza e o ar puro, a adrenalina, o alívio de estresse, a possibilidade de aliar o esporte a rotina do dia a dia, a saúde física e mental, entre vários outros. 

Se você é uma dessas pessoas que curtem aventura, ou se interessa por esse tipo de esporte, acompanhe a leitura e conheça as nossas sugestões.

O que são esportes de aventura?

De uma maneira sucinta, o termo “esportes de aventura” é dado aos esportes radicais de ação, ou seja, atividades físicas que são mais perigosas. Aquelas que levam o esportista a uma situação de maior risco, em velocidade, altura, entre outros fatores. 

Assim, eles exigem mais esforço físico e psicológico do praticante e, por isso, são muito atraentes para os que procuram diferentes experiências e fortes emoções.

Tipos mais comuns de esportes de aventura

Confira, neste tópico, quais são os principais tipos de esportes de aventura, para você que gosta de se desafiar e fugir da rotina. São tantas modalidades que você pode se tornar um multiesportista e passar por diferentes experiências a cada prática!

Ciclismo

O ciclismo é um dos esportes de aventura mais praticados no Brasil. Ele é caracterizado pela repetição de um só movimento em cima da bike. Sendo assim, a bicicleta pode ser usada como meio de locomoção ou não, e de forma competitiva ou recreativa. 

Existem várias modalidades no ciclismo, mas as mais comuns são Mountain Bike, BMX, Triathlon e Ciclismo de Estrada.

As pessoas que praticam ciclismo movimentam vários músculos do corpo. Isso porque, no exercício, trabalham-se as coxas, os glúteos e as pernas, além da musculatura abdominal e da região lombar. Por isso, são inúmeros os benefícios do ciclismo para a saúde e o bem-estar do esportista.

Trekking

Outra prática muito comum entre os esportes de aventura é o Trekking. É uma das atividades físicas mais praticadas por consistir em, nada mais, nada menos, do que uma caminhada em trilhas. Ou seja, se você deseja praticar esse esporte, saiba que vai exercitar bastante as suas pernas.

Diferentemente do Hiking, o Trekking é uma caminhada longa e envolve pernoite. Ele exige pausas para acampamento, abrigo ou alojamento durante o caminho.

Pratica-se o Trekking em vários ambientes e ele pode encaixar perfeitamente na sua rotina, até mesmo durante alguma viagem que for fazer. Mas, por ser uma caminhada longa, ele é recomendado para quem está em busca de desafios e conquistas, e é preferível que se faça em grupo.

Em percursos de trilhas estreitas ou largas, e em diversos tipos de solo, basta apenas preparar os seus equipamentos e começar. Você pode conhecer novos lugares, presenciar paisagens inigualáveis, enquanto aproveita o ar puro da natureza.

Hiking

Três pessoas praticam esportes de aventura

Assim como o Trekking, o termo Hiking também diz respeito a uma caminhada ao ar livre. Porém, nesse caso, ela é de curta duração, de poucas horas, e não é necessário equipamento para acampar, ou abrigo para pernoitar. 

Esse esporte é praticado em ambientes naturais, com percursos auto-guiados. A atividade é mais tranquila e consiste de uma caminhada de bate-volta na trilha, com duração de até um dia.

Praticando o Hiking, você também poderá testemunhar paisagens incríveis, com muita adrenalina e energia.

Escalada

Um outro esporte bastante radical, que vai te dar muita adrenalina, é a escalada. Ela pode ser praticada tanto solo quanto em grupo, e faz seus praticantes perderem o fôlego com as paisagens e os desafios que são enfrentados a todo momento. 

Esse esporte trabalha todos os grupos musculares do corpo, além de proporcionar força, equilíbrio e flexibilidade. Além disso, na escalada, o praticante precisa estar concentrado e utilizando todos os equipamentos de segurança necessários.

É dividida nas categorias bigwall, alpina, indoor, artificial, esportiva, escalada em bloco, tradicional, alta montanha e alpinismo.

Trail running

Trail running é um dos esportes de aventura

Essencialmente, o trail running é uma corrida na natureza. Por ser feito em uma trilha radical, ele oferece vários desafios, como, por exemplo, atravessar rios e riachos, ou andar próximo a abismos. 

É o esporte ideal para quem busca emoção e aventura, e requer muito esforço das pernas, e, às vezes, dos braços. Isso porque, em muitas trilhas, é preciso utilizar os braços para subir algum morro íngreme, segurar em galhos, passar por obstáculos, ou fazer uma descida mais radical.

Todos os esportes de aventura que vimos neste texto vão, certamente, dar um up na sua rotina. Além disso, essas práticas são excelentes para a saúde física e mental, e os benefícios são potencializados pela sensação de adrenalina, que é produzida pelo praticante durante a prática desse tipo de exercício físico.

Por isso, não faltam modalidades de esportes para você escolher e fazer com que seus dias sejam ainda melhores. Mas não se esqueça de conferir as nossas dicas e equipamentos imprescindíveis para a sua aventura outdoor