Trabalho e hobby: como equilibrar e manter o que te faz feliz em dia

Buscar o equilíbrio entre trabalho e hobby não é algo tão simples. Com uma rotina corrida, muitas tarefas a serem cumpridas, em questões profissionais, bem como na vida pessoal, temos a impressão de que as 24 horas do dia não são suficientes para fazer tudo que estava programado.

Atualmente, essa busca está cada vez mais frequente, já que muitos profissionais, de tempos em tempos, se sentem pressionados ou precisam lidar com o aumento das demandas diárias no trabalho. Essa pressão pode afetar a qualidade de vida e proporcionar menos tempo para se dedicar à vida pessoal e ao lazer. 

Por mais difícil que seja, manter um equilíbrio entre trabalho e hobby é um exercício contínuo, que deve ser praticado todos os dias. Afinal, os seus benefícios são vários, como melhor qualidade de vida, saúde mental e maior produtividade.

Continue a leitura e confira algumas dicas que podem te ajudar a organizar melhor o seu tempo e manter o que te faz feliz em dia.

Dicas para ajudar a equilibrar trabalho e hobby

Veja agora algumas dicas de como você pode manter o equilíbrio entre trabalho e hobby.

Faça um planejamento semanal

Organização é um dos meios de se obter equilíbrio entre trabalho e hobby

Essa é uma maneira eficiente de se organizar. Por isso, separe um tempo no início da semana para fazer o planejamento de suas obrigações para os próximos dias. Anote seus compromissos e separe o tempo livre para se dedicar a outros âmbitos da sua vida. 

Assim, você terá mais foco e disciplina para que tudo seja executado com êxito e sem estresse.

Mas saiba que imprevistos acontecem. Devemos estar sempre atentos para os diversos contratempos que possam ocorrer. Por isso, tenha sempre um plano B para não atrapalhar o seu planejamento do dia.

Definir o que é prioridade

Depois de planejar a sua semana, estabeleça quais são as suas prioridades do dia. Defina suas demandas mais importantes ou urgentes e veja se pode distribuir as outras durante a semana. Assim, você não sobrecarrega os seus dias com tarefas que podem ficar para depois. 

Deixar o trabalho no trabalho

Evite levar tarefas do trabalho para casa. Isto é, não leve o notebook do escritório, mantenha o celular desligado, não cheque seus e-mails, e finalize o seu dia de trabalho antes de chegar em casa. 

Levando o trabalho para casa você nunca terá tempo para si mesmo, para o lazer ou a família. Dessa forma, você consegue estipular um limite entre trabalho e hobby. 

Estar conectado o tempo todo te leva ao estresse e toma o tempo que era para você estar descansando a mente e o corpo para o próximo dia de trabalho. Por isso, não se preocupe com as obrigações do dia seguinte sem que ele tenha começado.

Gerenciar melhor o tempo

Tente gerenciar o seu tempo da melhor maneira possível, balanceando o lado pessoal e o lado profissional. 

Segundo as premissas dos Direitos Humanos, a rotina diária de uma pessoa deve se dividir em 3 a 8 horas para descansar, 8 horas para trabalhar e 8 horas para o lazer, seja ele qual for. 

Portanto, gerencie seu tempo, separando os horários certos para trabalhar, comer, descansar e aproveitar o melhor de sua vida pessoal. Isso é o tão desejado equilíbrio entre trabalho e hobby.

Escolher um hobby que faz bem

Equilíbrio entre trabalho e hobby, como artesanatos

Para os momentos de lazer, escolha hobbies que você goste e te façam bem. Assim, você vai sentir que está reservando esse tempo para fazer algo por si mesmo e que você tenha prazer em praticar. 

Por exemplo, leitura, artesanato, fotografia, maratona de filmes e séries, culinária, música, ou o que mais te fizer bem. Essas tarefas são prazerosas e vão descansar a sua mente, fortalecer a autoestima e garantir a sua diversão.

Uma ótima dica é começar a praticar um esporte como hobby, pois a sua saúde física, bem-estar e qualidade de vida também serão priorizados. 

Por isso, se você busca esse equilíbrio e está a procura de uma vida mais saudável, conheça algumas modalidades de esportes outdoor e seus benefícios para a saúde.