Dicas para escolher uma bicicleta mountain bike

Com toda certeza você já ouviu falar da bicicleta “pau pra toda obra”, e essa bicicleta é a Mountain Bike! Seja para pedalar na cidade, praia, nas montanhas fazendo trilhas, essa bike te acompanha para todo e qualquer lugar.

Com o seu corpo moldado para todo e qualquer terreno, as Mountain Bikes, ou bicicletas de montanha, são as mais populares e procuradas no território brasileiro. 

Aquelas que chamamos de “coringa”, pois se adequa facilmente a diversos tipos de áreas, como trilhas, asfalto, estradas de terras, subidas e descidas de montanhas e muito mais. 

Também conhecidas como bike MTB, são muito versáteis e perfeitas para o seu dia a dia, basta optar pelo modelo que mais se encaixa nas suas necessidades. 

Para escolher a sua mountain bike ideal, você deve responder a essas 3 perguntas

  • Qual sua finalidade e objeto com a bicicleta?

São muitos os tipos de atividades que podem ser realizadas com esse meio de locomoção, seja apenas para praticar atividade física, trilhas, downhill e muito mais. Ou uma bike com uma suspensão dianteira mais forte para encarar as ruas esburacadas durante o dia a dia.
 

  • Qual a frequência que você irá utilizar a bike?

Você irá pedalar quantas vezes por mês? Ou será semanalmente? Sua finalidade é uma atividade mais recreativa, onde apenas nos finais de semana e feriados você utilizará? Em alguns casos pode ser voltado mais para um lado esportivo, priorizando treinos e quem sabe até algumas competições, ou você fará o uso dela de modo profissional?

  • Quanto dinheiro eu posso investir em uma boa bicicleta mountain bike?

Por último, mas não menos importante, após definir qual o uso e sua frequência de pedal, chegou o momento de analisar suas finanças e definir qual o seu limite máximo e quanto pretende gastar na sua bike. Nem sempre você precisa adquirir uma bike novinha em folha, 0km, você pode optar por modelos seminovos que estão em boas condições, atendem às suas necessidades e cabem dentro do seu bolso. 

Principais características 

Com as 3 perguntas respondidas, você já pode começar a analisar as características que sua bicicleta irá ter. Por exemplo, começando pelos tamanhos dos aros: hoje em dia, encontramos 3 tipos diferentes, as de aro 26, 27.5 e 29 polegadas.

Sendo a de aro 29 a mais indicada para quase todas situações. Seus pneus costumam ser mais largos e com cravos, o que permite mais estabilidade e resistência ao ciclista na hora de pedalar. 

Observar a suspensão também é extremamente importante, são 2 tipos de modelos, a HardTail onde a suspensão se encontra apenas no garfo e a Full Suspension, na qual ela está no garfo e quadro. 

O modelo Full Suspension costuma possuir mais estabilidade e conforto, entretanto a HardTail é mais leve e costuma exigir menos manutenção. 

Aqui na Entre Trilhas você encontra bicicleta MTB aro 29, mountain bike aro 26 e muito mais! Venha explorar nosso site e adquirir a sua bicicleta para ciclismo e muito mais!