O que levar para uma trilha?

Decidiu jogar uma mochila nas costas e ir fazer uma trilha? Porém, aquele velho questionamento surge: o que levar em uma trilha? Seja para trilhas longas, de dia ou de noite ou travessias curtas, abaixo listamos alguns equipamentos essenciais que não podem faltar na sua viagem. 

Confira com a Entre Trilhas esses acessórios tão importantes, mas lembre-se que pode parecer trabalhoso, mas é necessário prevenir e garantir em situações de emergência, certo? 

Tênis para trilha adequados 

Nada de chinelos, sapatos abertos ou qualquer outro calçado que não seja propício para as trilhas. Esse tipo de atividade demanda um sapato adequado, sempre fechado. 

Escolher um bom tênis masculino para trilha ou um bom tênis feminino para trilha é fundamental para que você tenha uma boa experiência. 

Itens de navegação não podem faltar 

Mesmo que você conheça bem a trilha e ela esteja demarcada, é sempre bom levar itens de navegação consigo, seja uma bússola, mapa ou GPS. Em situações de emergência, eles são essenciais, caso você precise desviar do caminho habitual, esses itens podem ajudar fazendo com que você não se perca ou vá muito longe da trilha principal. 

Baixar aplicativos de GPS no celular é uma ótima saída, mas lembre-se que a bateria do celular pode acabar, portanto previna-se levando um plano B. 

Equipamentos GPS são os mais recomendados, já que apresentam maior precisão e autonomia. Apesar de depender da bateria, que é recarregável, seu uso é importante e necessário!  

Água é sempre bom

Ter garrafas de água a mais é sempre uma saída de mestre, afinal de contas você não quer ficar desidratado durante o percurso, certo? Esse fator pode te deixar suscetível a hipotermia, além de afetar negativamente o organismo, onde os riscos de doenças são ainda maiores. 

Sendo assim, é fundamental levar água o suficiente para a ida e durante a volta. Itens para tratar a água que você pega dos rios, lagos e nascentes também são produtos que devem ser levados para uma trilha. 

Não se esqueça da comida e snacks 

Certificar de que está levando comida o suficiente para todos os dias é fundamental, além de alguns mantimentos extras, algum imprevisto pode acontecer te prendendo mais tempo no local de acampamento. 

O ideal é priorizar itens não perecíveis, como barrinhas de cereal, frutas secas e comida liofilizada, por exemplo. 

Todos os tipos de roupa

Não se esquecer de roupas para os dias de frio e de chuva, mesmo que o local visitado seja calor. Contar com uma muda extra para casos de emergência também é uma boa ideia. 

Aqui vai uma dica para quem faz trilha: vista-se em camadas, desse modo você pode adicionar ou remover peças conforme o desejado. Dando preferência a tecidos esportivos e evitando algodão. 

Itens de segurança 

Lanterna, apito e cobertor de emergência são necessários, mesmo que a trilha seja curta. 

São muitos os modelos, basta escolher o que mais desejar. Aqui na Entre Trilhas você encontra diversos equipamentos para trilhas, explore nosso site e adquira os seus! 


Also published on Medium.