Camping: o que não pode faltar na sua mochila

O camping é sempre uma experiência incrível. Seja sozinho ou com outras pessoas, acampar é uma atividade divertida, que proporciona momentos únicos em contato com a natureza. 

Mas, principalmente para quem está começando, essa aventura pode trazer algumas dúvidas. Entre elas, a mais frequente é sobre o que levar em sua mochila, especialmente para aqueles, experientes ou não, que gostam de deixar as coisas para última hora. 

Em campings bem estruturados ou, até mesmo, no quintal de casa, existem itens que são essenciais para você aproveitar melhor a sua experiência. 

Por isso, neste conteúdo, preparamos um checklist com alguns desses itens, para facilitar a vida de quem deseja aproveitar o camping com maior conforto e praticidade. Mantenha a lista sempre em mãos para saber o que levar e equipar a sua mochila quando for se aventurar. Nela pode ter coisas que você nem sabia que precisava.

A importância de saber o que levar para o camping

Antes de mais nada, você deve se atentar para a importância de levar somente o necessário, já que, com um espaço limitado, não é recomendado levar coisas não essenciais. Esse excesso poderá pesar e ocupar a sua mochila. 

Além disso, quando estiver no meio do nada, você poderá precisar e se lembrar de algo importante que deixou para trás.

O item principal que você deve ter é uma mochila cargueira resistente. A partir disso, verifique o peso que você consegue carregar para, em seguida, adicionar os objetos sem ultrapassar o seu limite de carga. Se você ainda não possui uma mochila, confira este artigo em que mostramos o que avaliar quando comprar a sua.

Lembramos que alguns elementos dessa lista podem variar de acordo com o seu destino e com o nível de conforto de sua necessidade pessoal. 

Outros fatores que influenciam são o clima e a duração do camping. Algumas pessoas decidem levar apenas o básico para vivenciar, ainda que por apenas alguns dias, o estilo rústico e natural. Já outras pessoas preferem aproveitar o melhor do camping com todo o conforto da vida cotidiana.

Lista de itens essenciais para o seu camping

Barraca é um item necessário para camping

Confira, agora, a lista de itens que são necessários para você aproveitar melhor o seu camping, sem passar necessidades:

Barraca

Basicamente, as barracas são formadas por: sobre teto, quarto, varetas, specs e cordeletes. Mas, os tipos variam de acordo com as suas necessidades. Por isso, escolha bem a sua barraca de camping.

Saco de dormir

Esse item é muito importante. Os sacos de dormir possuem uma ótima retenção de calor para evitar que você passe frio. Eles podem, também, ser usados em diversas ocasiões e não apenas em acampamentos. Isso porque a sua capacidade de aquecimento supera até mesmo os edredons.

Headlamp ou lanterna

As lanternas são fundamentais em campings, pois são utilizadas em caminhadas ou, até mesmo, para cozinhar à noite. As chamadas lanternas de cabeça são muito úteis pois deixam as suas mãos livres, proporcionando praticidade ao carregar objetos ou realizar ações com as duas mãos.

Lembrando que é importante levar pilhas extras como reserva.

Kit primeiros socorros e remédios

Eles são essenciais, especialmente para viagens mais longas ou acampamentos em lugares mais remotos. Acidentes podem acontecer e é sempre bom ter um kit em mãos, seja para nós mesmos ou para os amigos de camping. 

Filtro de água

Se você estiver indo para algum lugar onde não sabe a qualidade da água, é necessário levar um filtro para purificá-la. 

Para isso existem filtros mecânicos, mas também pode-se utilizar água sanitária, pastilhas de cloro ou mesmo um filtro manual. 

Repelente e protetor solar

Todo mundo sabe da importância do uso do protetor solar. Por isso, não se esqueça de passá-lo várias vezes ao dia. Já os repelentes são essenciais, principalmente se você tem algum tipo de alergia a picadas de insetos. 

Produtos de higiene pessoal

Produtos como papel higiênico, álcool em gel e lenços umedecidos vão te ajudar a manter a sua higiene corporal, e são necessários mesmo se for um camping bem estruturado, com banheiros.

Sacolas para lixo

Não se esqueça da regra mais importante do meio ambiente: leve de volta tudo o que você levou para o camping. Lembre-se de levar uma sacola para guardar o lixo e conservar e preservar a natureza após a sua aventura.

O camping é sempre uma experiência incrível

Sabemos que, por melhor que seja o seu preparo e sua experiência em campings, acontecimentos inesperados podem ocorrer a  qualquer momento. Por isso, confira este outro artigo com 6 dicas para você se antecipar aos imprevistos na hora de acampar.