Escalada livre: adrenalina e diversão garantidas

Os esportes ao ar livre estão ganhando cada vez mais praticantes no mundo inteiro. Mas, se você está em busca de diversão e adrenalina, a escalada livre é a sua melhor opção.

A palavra “escalada” acabou se popularizando muito e, portanto, confundida com outros conceitos das atividades verticais. Neste post apresentamos a origem da escalada e as principais diferenças entre as modalidades. Acompanhe!

A origem da escalada

O esporte que deu início à história da escalada, e deu origem ao que conhecemos hoje com tal definição foi o montanhismo (ou alpinismo), que teve seu marco inicial em 1786, com a conquista do Mont Blanc, na França.

Assim, ao longo do tempo e de acordo com as condições de cada lugar, a escalada foi progredindo e acabou se subdividindo em diversas categorias e modalidades.

E então, atualmente, a definição do termo “escalada” pode ser dita como subir uma parede, de blocos (boulders) e falésias, ou ainda, subir um paredão de rocha, gelo ou montanha.

A técnica da escalada livre começou a ser usada a partir da década de 1960, e ganhou mais força na década de 1970, quando nasceu um novo movimento cultural dentro do esporte da escalada, que pretendia abrir mão do uso de equipamentos de segurança.

Diferenças entre as modalidades de escalada

Podemos, então, fazer uma comparação entre os seguintes tipos: a escalada artificial e a livre. Na escalada livre, o esportista se apoia no próprio formato da pedra para subir, agarrando-se em pontas ou falhas naturais. Já na artificial, algumas agarras são fixadas na rocha para facilitar a subida.

Na escalada livre, o escalador usa o seu próprio corpo (mãos e pés) como meio para poder subir na parede. Essa modalidade, se subdivide, ainda, entre a escalada clássica e a esportiva.

Na escalada solo, o esportista dispensa o uso de todo e qualquer equipamento de segurança, não usa,  nem mesmo, cordas, como faz o famoso escalador solo Alex Honnold. Outro escalador americano, Dean Potter, também ficou conhecido por adotar o estilo em várias ocasiões.

Diferentemente, na escalada livre, o escalador está protegido por acessórios como cordas de segurança, mas elas não podem ser usadas para ele se erguer. A força deve partir apenas de seu próprio corpo.

Homem pratica escalada solo

Escalada livre sobre a água – Psicobloc

Mas, se você é corajoso e gosta de aventura, existe a escalada livre sobre a água, que pode ser parecida com a escalada solo, por não usar cordas ou equipamentos de segurança. Nessa modalidade, o mar é a sua única segurança.

Como a escalada livre é um esporte bastante radical, ele pode ser considerado perigoso demais para algumas pessoas, principalmente porque, se você utilizar um equipamento ou fizer um movimento de forma errada, pode ter consequências graves.

Acessórios como cordas, arreios, mosquetões e parafusos sextavados são alguns dos itens e equipamentos que impedem os escaladores de caírem do paredão.

Como são muitos equipamentos, alguns escaladores preferem abrir mão de alguns deles. O que, em nenhum caso, é recomendado.

Para esse caso, uma ideia é apostar em escaladas em paredões e rochas que estejam acima de uma porção de água funda o suficiente para que você aterrisse em segurança, caso caia. Essa técnica é chamada pelos espanhóis de Psicobloc e envolve um bom mergulho após a queda da escalada.

Se você gosta de escalar sem os acessórios de segurança, precisa tomar muito cuidado e se arriscar em paredões menores. 

Com essa modalidade acima da água, você pode se aventurar. Nela, você tem a mesma liberdade e pode tentar tudo dentro do seu limite. Escaladores recomendam esse tipo, já que afirmam ser a maneira mais radical e, ao mesmo tempo, segura de escalar.

Escalador praticando escalada livre

Por fim, é preciso ter sempre em mente a importância de praticar a escalada com toda a segurança e responsabilidade possível. 

Quem está começando e deseja se aventurar deve contar com o auxílio e acompanhamentos de pessoas experientes ou, até mesmo, instrutores. Além disso, é essencial que você saiba dos limites do seu próprio corpo, para que não corra riscos desnecessários.

Se interessou pela escalada? Existem, ainda, diversas outras atividades radicais praticadas ao ar livre ou, até mesmo, indoor. Saiba quais são as diferenças entre os principais esportes verticais em nosso outro artigo do blog, para optar por qual combina mais com você: Montanhismo, alpinismo, rapel e escalada: entenda as diferenças.