Quando é hora de investir em uma mountain bike melhor?

mountain bike

Você já tem sua mountain bike. Ela te acompanhou em muitas trilhas, em inúmeras aventuras, e com certeza existe até um laço sentimental com essa bike. Mas o tempo vai passando e você se pergunta: será que é hora de investir em uma bicicleta nova ou, até mesmo, uma mountain bike melhor?

O momento certo para fazer esse investimento não pode simplesmente ser decidido no impulso; afinal, uma boa mountain bike não custa barato e, depois, vai durar por bastante tempo. Então, para ajudar você a descobrir quando é a hora de colocar a mão no bolso e comprar sua nova bike, nós preparamos uma lista com seis critérios. Que tal conferir agora mesmo?

1. Não é mais possível dar um upgrade na atual

O primeiro fator a levar em consideração é: você ainda pode dar um upgrade na sua bike atual? Você pode melhorar seu desempenho comprando peças avulsas, como suspensão ou câmbio? A resposta deve considerar duas questões: a disponibilidade e o custo dessas peças.

Em primeiro lugar, em relação à disponibilidade, há algumas peças de bicicleta que são descontinuadas depois de um tempo. Se a sua bike é antiga — mesmo que bem conservada — pode ficar cada vez mais difícil encontrar peças que funcionem bem com ela, complicando a missão de fazer upgrades.

Agora, vamos ao custo. Em alguns casos, um conjunto de peças individuais podem custar tão caro quanto uma bike nova, com características superiores. É claro que tudo depende do lugar onde você compra suas peças, já que algumas lojas especializadas podem oferecer bons negócios por peças de qualidade.

Resumindo, coloque na balança os prós e contras de cada alternativa — otimizar a sua bicicleta ou investir em uma mountain bike melhor. Se a primeira opção for viável, talvez você possa adiar a compra de uma nova bike por mais alguns anos. Por outro lado, se ela não tem um custo-benefício interessante, é hora de buscar sua próxima MTB.

2. As suas preferências mudaram

Se as suas preferências mudaram em relação a algum aspecto que não pode ser customizado na sua bike atual, não resta alternativa senão investir em uma mountain bike melhor, isto é, uma MTB que combina com suas novas preferências. No entanto, para chegar a essa conclusão, você precisa ter a oportunidade de testar bikes com especificações diferentes.

É um risco comprar uma bicicleta nova simplesmente porque você “acha” que vai gostar mais. No final das contas, você pode descobrir que aquela especificação diferente não atende realmente suas necessidades. E, mesmo que você pesquise tudo sobre mountain bikes, ler e pedalar são duas coisas diferentes. Portanto, procure fazer um (ou alguns) test drive antes de decidir que é, realmente, hora de mudar.

3. O seu porte físico mudou

Na grande, imensa, maioria dos casos, você pode ajustar sua mountain bike para que ela se adapte melhor ao seu porte físico. E na maioria dos casos, também, nenhuma mudança de porte será tão grande a ponto de afetar sua experiência com a bicicleta. Mas, nos raros casos em que isso pode acontecer, ficar com uma bike que não combina com suas medidas é ruim, pois afeta seu conforto, sua postura e seu desempenho nas pedaladas.

Se você estiver em uma situação desse tipo, em que a MTB já não é o match perfeito para o seu tamanho, aproveite. Esse é um motivo justo para mudar de bicicleta e, claro, investir em uma mountain bike melhor.

4. A estrutura da bike atual está comprometida

Em um esporte como o ciclismo, é natural que o seu equipamento sofra danos ao longo do tempo. Esses danos vão afetar sua decisão de trocá-lo ou não.

Alguma parte essencial da estrutura da sua bike está comprometida? Nesse caso, investir em peças não é uma boa ideia, pois a bike tem uma possibilidade de quebrar de fato. Em outras palavras, é mais seguro partir logo para a compra da mountain bike nova, em vez de continuar colocando seu dinheiro em uma bicicleta que pode dar perda total a qualquer momento.

A lógica por trás desse critério é evitar gastos redundantes. Entretanto, se você já comprou peças para sua MTB, mesmo que ela eventualmente sofra algum dano na estrutura, essas partes ainda poderão ser aproveitadas para a nova bike.

5. Você decidiu levar o esporte a sério

Se você decidiu que é hora de levar o ciclismo a sério, as chances são altas de que também seja hora de investir em uma mountain bike melhor.

Muitas pessoas compram a primeira mountain bike com uma certa displicência, uma despreocupação. Não sabem muito sobre bicicletas e, na verdade, nem acham que precisam saber, porque a única intenção é dar aquela pedalada no final de semana. É uma experiência de lazer, sem compromisso.

Algum tempo depois, você percebe que realmente ama a aventura de enfrentar trilhas com sua bike. Você decide que quer mais. Nesse momento, porém, pode descobrir que a sua bike não é adequada para isso. Então, a saída para perseguir um novo nível no esporte é tirar a carteira do bolso e comprar uma nova — dessa vez, tendo mais atenção para escolher uma marca e um modelo de qualidade.

6. Você encontrou um bom negócio

Sendo muito objetivo, o melhor momento para investir em uma mountain bike melhor é o momento em que você tem condições de bancar esse investimento. Então, se você encontrou uma bicicleta melhor do que o seu modelo atual, por um preço que você pode pagar, por que não comprá-la?

Uma boa dica é vender a sua MTB atual, especialmente se ela estiver em bom estado, para juntar parte do valor necessário para comprar a nova. Afinal, você não precisa de uma coleção de bicicletas, e essa medida simples vai deixar o investimento mais acessível.

A única ressalva é ter certeza de que você vai realmente tirar proveito do upgrade. Colocar a mão no bolso para, depois, deixar a bike na garagem é um grande desperdício, não é mesmo?

Esses são os nossos critérios para definir quando é a hora de investir em uma mountain bike melhor. Você tem algum outro item para acrescentar nessa lista? Como você decide que precisa comprar uma nova bike? Compartilhe com a gente, deixando um comentário logo abaixo!