9 lugares no Brasil que você nem imaginava serem incríveis para hiking ou trekking

homem na montanha

Os amantes de esportes outdoor estão sempre buscando novos locais para praticar; afinal, nem sempre se trata do esporte em si, mas da conexão com a natureza e das belas vistas que você coleciona durante essas experiências. E você não precisa buscar muito longe: vários lugares incríveis para hiking ou trekking estão no Brasil, possivelmente perto de onde você mora.

Para ajudá-lo a encontrar seu próximo destino, nós preparamos uma lista com nove lugares no Brasil que você provavelmente não conhece. E aí, vamos conferir?

1. Monte Roraima (RR)

O Monte Roraima fica, é claro, no estado de Roraima, mais especificamente na fronteira entre três países: Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa. Ele tem aproximadamente 2.875 metros de altitude e 40km² de área.

Para fazer trekking aqui, você precisa começar pelo lado do Monte que fica no território venezuelano. Porém, a “viagem internacional” vale a pena, com as maravilhosas paisagens que o Monte Roraima oferece! Além disso, o trekking dura entre seis e oito dias.

2. Vale do Pati (BA)

Avançando para o nordeste brasileiro, outro lugar incrível para trekking é o Vale do Pati, na Bahia. O Vale faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, conhecido pela fauna e flora que abriga. Outro grande atrativo são as cachoeiras, como o Cachoeirão, que tem uma queda com mais de 90 metros.

O trekking no Vale do Pati dura entre três e seis dias, e você tem opções de trilhas com níveis diferentes de dificuldade, que vão agradar aventureiros de vários perfis.

3. Parque dos Lençóis (MA)

Se você sempre sonhou em andar pelo deserto, mas não teve a oportunidade, os Lençóis Maranhenses oferecem uma experiência bem parecida no nordeste brasileiro. São dunas de areia branca e macia a perder de vista, uma travessia que é ao mesmo tempo agradável e desafiadora para os praticantes de trekking.

O parque tem 155 mil hectares a serem explorados, nos quais as dunas podem chegar a 40 metros de altura. Para uma vista ainda mais bonita, você pode visitar a região na época das chuvas, entre Janeiro e Março, quando formam-se temporariamente enormes lagoas de água entre as dunas.

4. Chapada dos Veadeiros (GO)

Avançando para a região centro-oeste do nosso país, Goiás entra na lista com a Chapada dos Veadeiros, uma área que foi transformada em parque nacional graças à imensa diversidade de plantas e animais que a habitam. Mas não é só isso que tem por lá! A Chapada também tem cachoeiras, cânions, cavernas… o cenário é repleto de surpresas para quem se aventura a fazer trekking.

Existem quatro opções de trilhas, dependendo do que você quer ver: a trilha dos Saltos do Rio Preto; a trilha das Sete Quedas; a trilha dos Cânions; e a trilha da Seriema, que é a mais curta e fácil. Além disso, nas regiões próximas à Chapada existem outras alternativas que você pode explorar, como a trilha do Vale da Lua. Uma viagem para a Chapada dos Veadeiros certamente vai render muitas lembranças!

5. Chapada dos Guimarães (MT)

Ainda no centro-oeste, Mato Grosso tem sua própria área perfeita para trekking: a Chapada dos Guimarães, que fica bem próxima à cidade de Cuiabá. Lá, vale a pena conferir a trilha da Cachoeira Véu de Noiva; ela tem 86 metros de altura, sendo uma das mais altas do estado. No caminho, você ainda encontra grutas de água cristalina.

Nesta Chapada, as opções de trilhas têm duração que varia de algumas horas a até três dias, permitindo que visitantes com qualquer nível de preparação física aproveitem a paisagem.

6. Pedra do Sino (RJ)

Na região serrana do Rio de Janeiro fica a Pedra do Sino, que é o ponto mais alto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Esse é um destino mais conhecido porque não é apenas excelente para trekking, como também para montanhismo, rapel e até mesmo camping. A altitude é de 2.263 metros, e a subida é desafiadora, mas rápida: da base ao topo, são necessárias de quatro a seis horas.

7. Parque da Cantareira (SP)

Não poderíamos deixar São Paulo de fora da nossa lista pois, em meio à selva de pedra, ele ainda guarda alguns lugares incríveis para hiking ou trekking. Vamos destacar o Parque da Cantareira, uma área de preservação da Mata Atlântica com quase 8 mil hectares, que pega o norte da capital e também municípios vizinhos, incluindo Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.

Seguindo a trilha da cachoeira, você tem a oportunidade de ver e tomar banho em três cachoeiras: do Tombo, do Engordador e do Véu. São 3,5km de caminhada em uma rota circular, que leva em média duas horas.

8. Pico Paraná (PR)

No sul do Brasil, o estado do Paraná tem uma montanha de 1.877m, o Pico Paraná, localizado na Serra do Ibitiraquire, que rende uma boa experiência de trekking. A trilha tem cerca de 17km e, tendo necessidade de acampar em um ponto durante a subida, duração de dois dias.

Além da paisagem, o grande atrativo do Pico Paraná é o desafio, já que este destino é considerado de alta dificuldade, com trechos de vias ferratas. Então, se você se considera um praticante avançado, o Pico Paraná pode ser sua próxima aventura!

9. Ferrovia do Trigo (RS)

Para encerrar nossa lista, que tal um ambiente diferente no Rio Grande do Sul? A Ferrovia do Trigo recebe esse nome porque era usada para escoação da produção, e foi inaugurada em 1978, isto é, é um verdadeiro marco da história da região. A trilha tem cerca de 46km, com duração de três dias, nos quais você não apenas vislumbra a natureza como também trilhos, túneis e viadutos que atravessam a região serrana.

Infelizmente, recentemente a passagem sobre um trecho da trilha (o Viaduto 13, ou V13, de 143m, que era também visado pelos praticantes de rapel) foi proibida. Mesmo assim, o restante da caminhada ainda vale — muito — a pena.

Você conhece outros lugares incríveis para hiking ou trekking, que não são muito conhecidos e não estão na nossa lista? Então, colabore deixando sua recomendação nos comentários logo abaixo — e ajude outros praticantes, iniciantes ou experientes, a encontrar seu próximo destino de aventura outdoor!