10 dicas para limpar a própria bike

limpar sua própria bike

Ter uma bike e enfrentar aventuras nas trilhas mais desafiadoras é demais. Você pode conhecer as melhores trilhas do país, curtir lindas paisagens, passar um tempo com os amigos, superar seus limites… No entanto, e quando chega a hora de limpar a sujeira? Essa parte não é tão legal assim, mas é fundamental – principalmente se você quiser garantir o bom funcionamento e a conservação da bicicleta.

Alguns ciclistas acabam levando a bike para uma oficina, o que custa dinheiro. Outros perdem muito tempo tentando descobrir como limpar a própria bike, porque ela é um equipamento com muitas peças e encaixes, e tirar a lama por completo não é tão fácil quanto parece.

Bom, o sofrimento acabou, porque, nesse post, você vai encontrar 10 dicas para limpar a própria bike, sozinho, em casa. Então, arregace as mangas e vamos lá!

1. Conseguir os suprimentos certos

A primeira dica para limpar a própria bike é conseguir os suprimentos certos para enfrentar a missão. Porém, não se preocupe, porque você provavelmente vai encontrar a maior parte deles aí na sua casa mesmo. Veja uma lista dos principais itens:

  • Panos de limpeza ou camisetas velhas
  • Escovinhas (de diferentes tipos: compridas, largas, de cerdas duras, de cerdas macias…)
  • Esponjas
  • Balde
  • Mangueira de quintal com cabeça ajustável (você vai achar mais fácil limpar a bike com a mangueira, mas vai precisar de um jato tipo spray)
  • Desengraxante
  • Sabão neutro

É claro que, se você quiser e puder comprar um produto voltado especialmente à limpeza de bicicletas, fique à vontade. Só queremos que você perceba que não é preciso ter um produto desses para manter sua bike bem cuidada.

2. Manter os panos e esponjas separados

Diferentes partes da bike têm diferentes tipos de sujeira. No quadro e nos pneus, o maior problema é a lama; nas correntes, o óleo. Você não vai querer misturar um com o outro e criar uma bagunça ainda maior, não é mesmo? Então, separe os panos e esponjas que serão usados em cada parte da bike.

3. Começar com um jato de alta pressão

Antes de tentar limpar a bike usando o velho método de esfregar, comece simplesmente com um bom jato de alta pressão da mangueira. Isso vai retirar os resíduos mais pesados presos a ela e tornar todo o resto do trabalho um pouco mais fácil.

4. Retirar as rodas

Talvez você nem pense nisso, mas, para limpar a bike, é altamente aconselhável retirar as rodas. Do contrário, você pode até acabar furando ou rasgando um pneu sem querer. Ao retirar as rodas, você provavelmente vai perceber que fica um pouco mais difícil limpar as correntes, já que elas perdem a tensão. A solução é usar um chain keeper, isto é, um acessório que vai manter essa peça no lugar mesmo sem a roda. No Brasil, você pode encontrar chain keepers buscando por “suporte de corrente” ou “descanso para corrente”.

limpar sua própria bike

5. Limpar lugares difíceis de alcançar

Tem partes da bike que podem ser difíceis de alcançar; por exemplo, o espaço entre as correntes. Em vez de tentar esfregar diretamente, use a técnica do fio dental. Em outras palavras, passe um pano pelo meio da bike; segure uma ponta com uma mão, do lado esquerdo, e a outra ponta com a outra mão, do lado direito; aí, é só puxar alternadamente para um lado e para o outro, sem fazer força demais, e ir passando pelos cantinhos e reentrâncias.

6. Evitar materiais abrasivos

Sejam produtos químicos ou esponjas de aço, evite usar abrasivos no quadro da bike. Eles podem estragar sua pintura e acabamento. Não se trata apenas da estética; sem a proteção da tinta, sua bicicleta pode enferrujar rapidamente. Então, em vez de força, use paciência!

7. Usar uma escova de dentes

Que tal usar uma escova de dentes para limpar o cassete? Basta posicionar as cerdas da escova contra um dos dentes do cassete; deixe a escova parada e, devagar, comece a girar o pedal da bike para trás. Conforme as correntes movem o cassete contra as cerdas, você consegue facilmente retirar a sujeira entre os dentes. Mudar as marchas nessa hora também é uma boa pedida.

8. Lembrar dos lugares menos comuns

Uma mountain bike leva lama em todas as partes. TODAS. Por isso, uma dica importante é não esquecer de limpar até os lugares menos comuns. Um exemplo? Embaixo do selim. Ah, e se você costuma acoplar algum acessório à sua bike, não se esqueça de limpá-lo também.

9. Aproveitar a oportunidade

Essa dica não é sobre como limpar a própria bike, mas sobre como aproveitar esse momento para checar outros pontos que, talvez, você não se lembre de observar no dia a dia. O fato de a bike estar limpa também vai ajudar a perceber mais facilmente os problemas. Então, dedique cinco minutos a verificar, por exemplo, se os pneus estão calibrados e os freios estão funcionando bem.

limpar sua própria bike

10. Lubrificar

Depois da limpeza, suas correntes ficarão secas. Se você tentar pedalar, vai perceber que elas estão duras e pesadas. Por isso, não se esqueça de passar o lubrificante! Para isso, coloque apenas onde é necessário e sem exagerar na quantidade; deixe ficar por cinco minutos e, depois, limpe o excesso. Lembre-se de que o óleo atrai sujeira e, se você pesar a mão no lubrificante, em pouco tempo sua bike precisará de uma nova limpeza.

Limpar a bike é necessário, pois uma bicicleta limpa tem melhor desempenho. Lama e outros resíduos presos nas peças podem fazer com que elas parem de funcionar. Por outro lado, se você não souber como fazer a limpeza do jeito certo, também pode acabar danificando as peças. Resumindo: aprender a limpar a própria bike, do jeito certo, é fundamental.

Tem uma outra coisa que todo ciclista precisa saber: como lidar com um pneu furado. Nós preparamos um post completo sobre o assunto! Então, que tal aproveitar que você já está no ritmo para conhecer20 10 dicas para resolver problemas com pneu da bike furado?