As melhores trilhas de MTB de Minas Gerais

pôr-do-sol bicicleta

O fim do ano está chegando. Mas se você tem vontade de começar a praticar mountain bike, não precisa deixar para o ano que vem. Ainda tem tempo suficiente para conhecer e pedalar em algumas das melhores trilhas de MTB.

Não conhece os melhores lugares para pedalar? Confira nossa lista com as sete melhores trilhas de MTB de Minas Gerais, reúna seus equipamentos e coloque a bike na estrada!

1. Trilha Borbolight, em Rio Acima

Esta é uma trilha de 38km em trajeto circular, que começa na Praça Paulo Teixeira, no município de Rio Acima. No caminho, o ciclista pode observar a Serra da Gandarela e algumas belas cachoeiras, como a Cachoeira do Viana, com uma queda d’água de cerca de 30 metros. Na primeira metade, o percurso é predominantemente de subidas; na segunda metade, de descidas. O nível de dificuldade da trilha é moderado.

2. Trilha Jacu Encantado, em Ouro Preto

Floresta Estadual do Uaimií
Fonte: descubraminas.com.br (Floresta Estadual do Uaimií)

Esta é uma trilha de 42km em trajeto circular, que começa no Distrito de Glaura, ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio, no município de Ouro Preto. No caminho, o ciclista passa pela Floresta Estadual do Uaimií, cachoeiras, trechos da Estrada Real e margens do Rio das Velhas. A maior parte do trajeto é composta por estradas de terra com baixa movimentação. O nível de dificuldade da trilha é moderado.

3. Trilha da Cachoeira do Bicame, em Lapinha da Serra

Esta é uma trilha de 29km no total em percurso de ida e volta, que começa na igreja de Lapinha da Serra, povoado que pertence ao município de Santana do Riacho. A principal vista no caminho é a Cachoeira do Bicame, que dá nome à trilha, um par de quedas d’água com cerca de 25 metros. A maior parte do trajeto é composta de estradas de terra e o ciclista pedala sob o sol. O nível de dificuldade da trilha é moderado.

4. Trilha Milk Shake, em Nova Lima

Esta é uma trilha de 29km em trajeto circular, que começa no bairro Alphaville Lagoa dos Ingleses do município de Nova Lima. No caminho, o ciclista pode ver uma barragem e um riacho, mas o destaque é a passagem pela orla da Lagoa dos Ingleses. Também há um trecho de 500m de acesso restrito. O trajeto inclui um pequeno trecho em estradas de asfalto, e partes iguais de single tracks (trilhas estreitas, quase da mesma largura da bicicleta) e estradas de terra. O nível de dificuldade da trilha é moderado, mas tem algumas descidas mais perigosas.

5. Trilha até o topo da Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro

Cachoeira do Tabuleiro MG

Esta é uma trilha de 31km no total em percurso de ida e volta, que começa na zona rural do município de Conceição do Mato Dentro. O destino final é o topo da Cachoeira do Tabuleiro, a maior de Minas Gerais, uma queda d’água de 273 metros; a cachoeira pode ser avistada melhor da Pedra do Sofá. O trajeto é composto por estradas de terra e single tracks, além de um pequeno trecho pelo barro. O nível de dificuldade da trilha é moderado.

6. Trilha Tapera, em Ouro Preto

Trilha de 37km em trajeto circular, que começa no Distrito de Glaura, no município de Ouro Preto. No caminho, o ciclista atravessa a Floresta Estadual do Uaimií, passando por vários riachos, uma corredeira e a Cachoeira São Bartolomeu. A maior parte do trajeto consiste em estradas de terra de pouca movimentação e single tracks. Como a vegetação toma a trilha em alguns pontos e o trajeto ganha bastante elevação ao longo do percurso, o nível de dificuldade é mais alto.

7. Trilha Espinzinho e Aguinha, em Sabará

Esta é uma trilha de 21km em trajeto circular, que começa no Distrito de Pompeu, no município de Sabará. No caminho, o ciclista encontra uma bica d’água, uma cachoeira e algumas ruínas. O trajeto se divide entre estradas de terra e single tracks. Apesar de não exigir muito esforço físico, os obstáculos do caminho pedem habilidade, portanto, o nível de dificuldade da trilha é alto.


E então, ficou mais fácil escolher uma trilha em Minas Gerais para sua próxima aventura de bike? Se você decidir por uma das trilhas de Ouro Preto, temos uma boa notícia: essa cidade está repleta de alternativas para quem curte mountain bike! Nós temos um post inteiro com dicas de trilhas em Ouro Preto que você precisa conferir.

E não se esqueça de que esta bela cidade também abriga a loja física da Entre Trilhas: Rua Álvaro Guimarães Bressan, 27 – Bauxita, em Ouro Preto/MG. Venha nos visitar!