Bicitur: a Entre Trilhas apoia!

Você já ouviu falar no projeto Bicitur? Desenvolvido pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), ele é um projeto de extensão, com caráter social. Com uma proposta diferente, ele reúne três elementos: prática esportiva, ecoturismo e educação ambiental. Esse é o lugar ideal para um projeto envolvendo ciclismo, já que Ouro Preto tem algumas das melhores trilhas do país! E a Entre Trilhas tem orgulho de ser uma das patrocinadoras desse projeto, que você vai conhecer melhor no post de hoje.

Sobre o projeto Bicitur

O objetivo do Bicitur é iniciar as crianças que moram em Ouro Preto e seus distritos na prática esportiva do ciclismo, ao mesmo tempo em que realiza oficinas de Ecoturismo e Educação Ambiental. Dessa forma, essas crianças desenvolvem consciência ambiental e sociopolítica, que lhes permite fazer um uso mais positivo do rico patrimônio cultural e ambiental da cidade.

projeto Bicitur

Mas não é só isso! Esse projeto traz para as crianças a oportunidade de praticarem ciclismo, um esporte com vários benefícios e grande visibilidade, mas que nem sempre é acessível para a comunidade – especialmente no caso de modalidades do mountain bike, como o downhill.

Na edição de 2018, o Bicitur atendeu crianças entre 8 e 10 anos, estudantes da Escola Municipal Simão Lacerda, em Ouro Preto. Os patrocinadores são a Entre Trilhas e a ProShock.

O funcionamento

Dentro do projeto Bicitur, são realizadas oficinas no espaço da própria escola, em torno de temáticas de Educação Ambiental, como reciclagem e compostagem. Também são realizadas oficinas fora da escola, envolvendo turismo e prática esportiva. Por exemplo:

  • Expedição às grutas do Parque Natural Municipal das Andorinhas, com a equipe da Sociedade Excursionista e Espeleológica;
  • Caminhada até a Cachoeira das Andorinhas;
  • Prática de mountain bike downhill.

A equipe do projeto

O projeto Bicitur conta com uma equipe de nove alunos da UFOP. Um desses alunos é a Marcela Lima, atleta que é referência do mountain bike no Brasil!

A coordenação do projeto é conduzida pela Prof. Carolina Lescura. Os discentes dos cursos de Turismo, Biologia e Geologia da UFOP ficam encarregados da preparação das oficinas de Educação Ambiental. E, na prática do ciclismo, além da Marcela Lima, atua a equipe da Entre Trilhas: Matheus Volta, Cláudio Tropia e Hebert Luiz Moreira.

projeto Bicitur

Atividades

Uma das atividades realizadas pelo projeto Bicitur em 2018 foi a oficina de downhill, a modalidade de mountain bike em que os praticantes fazem um percurso de descida íngreme no menor tempo possível. O instrutor dessa oficina foi o atleta Claudio Tropia, que ensinou as noções básicas da modalidade para as crianças do projeto. O evento também contou com a participação da Marcela Lima e de dois outros atletas, Lucas Soares e Hebert Luiz.

Uma palavra da coordenadora

A Prof. Carolina Lescura comentou que “as crianças pegam a prática bem rápido e logo se apaixonam pelo esporte. Neste Natal (2018) duas crianças do projeto compraram bicicleta na Entre Trilhas. Ouço de alguns pais que a criança agora só quer saber de pedalar”.

Porém, não são apenas as crianças que se beneficiam com o projeto Bicitur. A professora afirma: “Para nós, que estamos envolvidos no projeto, está sendo incrível. Acompanhar esse envolvimento com o ciclismo, o desejo de ser, quem sabe, um atleta no futuro, é legal demais”.

Sobre a prática do ciclismo nas oficinas do projeto, a professora destaca: “Os atletas que participam do projeto ensinam desde elementos básicos, como o uso de equipamentos, segurança, técnicas simples para, gradativamente, partir para as trilhas e realizar atividades com maior grau de dificuldade”. Assim, além de desenvolver os fundamentos do esporte, também assegura-se que as crianças aproveitem todos os benefícios do mountain bike com a máxima segurança!

projeto Bicitur

As atividades do projeto Bicitur vão continuar em 2019, e a Entre Trilhas tem orgulho de continuar apoiando essa excelente iniciativa da Universidade Federal de Ouro Preto! Esse patrocínio faz parte da missão da Entre Trilhas para levar o ciclismo a cada vez mais pessoas. Afinal, esse é o esporte que corre em nossas veias!