homem pedalando ao entardecer

MTB ou Speed? Ou as duas?

homem pedalando ao entardecer

O ciclismo é um esporte que traz inúmeras possibilidades. Uma delas é escolher entre as modalidades Mountain Bike (MTB) e Speed. Sim, as duas envolvem aventuras, esportes outdoor e pedaladas, mas elas têm suas diferenças. Pode ser que você se sinta mais interessado em uma do que na outra — ou, quem sabe, você queira praticar as duas!

Bom, se você não conhece bem as diferenças entre as duas modalidades, esse post é para você. Vamos tentar descobrir se a sua praia é MTB ou Speed?

MTB ou Speed: as diferenças

Speed

A modalidade Speed, também chamada de “ciclismo de estrada”, é praticada — você adivinhou — nas ruas e estradas. É que as bikes Speed não têm as características necessárias para encarar terrenos mais acidentados. A sua vantagem, por outro lado, é que em terrenos pavimentados elas atingem maior velocidade.

speed

Vale a pena lembrar que a Speed é uma modalidade super acessível, porque você pode praticar nas ruas da sua cidade. Não precisa se deslocar para outro lugar para pedalar.

Em uma bike Speed, para favorecer a aerodinâmica e oferecer mais rapidez, o selim fica mais alto. Por conta disso, você precisa ficar inclinado sobre o guidão. Essa é uma característica importante, porque pode levar algum tempo até você se acostumar com a posição, e você pode sentir dores nas costas e pescoço.

Se você gosta do vento nos cabelos, vai curtir a modalidade e as bikes Speed.

Caso você esteja curioso sobre a modalidade Speed nas competições, existem provas com percursos de 150 a 200km para os homens, e de 60 a 100km para as mulheres, nas quais todos largam juntos e vence que terminar primeiro o trajeto. Em outro tipo de prova, com cerca de 40km para os homens e 20km para as mulheres, os participantes largam em momentos diferentes, vencendo quem tiver o menor tempo.

MTB

A modalidade Mountain Bike é praticada em trilhas, no meio da natureza. Nesses ambientes, ela é ótima, porque conta com sistemas de suspensão e amortecimento avançados. Isso não significa, é claro, que você não possa usar uma MTB para pedalar na cidade; porém, vai notar que ela é mais pesada e lenta do que a Speed.

Mountain Biker

Um ponto que você deve levar em consideração é que, para realmente aproveitar a MTB, você precisa de disponibilidade para pesquisar e se deslocar até as trilhas de ciclismo. Por isso, ela pode acabar sendo uma prática de final de semana.

Do ponto de vista do ciclista, a MTB é uma bike mais confortável. O que você precisa considerar é o custo dela, já que, por ser utilizada em terrenos acidentados, possivelmente vai precisar de manutenção com mais frequência do que a Speed.

Se o que você gosta é apreciar paisagens com calma, a modalidade e as bikes MTB são a escolha certa!

E como são as provas de MTB? É claro que são realizadas em pistas de terra, com obstáculos. Existem três variações principais: cross country, downhill e enduro; e cada uma delas tem suas subvariedades, além de existirem algumas variedades que não se encaixam em nenhum desses grupos. Enfim, o mundo da MTB é realmente muito rico. Além da velocidade, as competições encantam pelas manobras.

MTB ou Speed: as semelhanças

Não é porque são modalidades distintas que a MTB e a Speed são totalmente diferentes. Algumas coisas são semelhantes entre elas. Você não pode escolher entre elas (ou escolher as duas) sem conhecer também essas semelhanças.

Em primeiro lugar, saiba que as duas modalidades são possíveis para todos, inclusive quem é iniciante ou está acima do peso. Não é preciso ter preparo de atleta para começar apostar em MTB ou Speed.

Por outro lado, para qualquer uma das duas, também é necessário tomar cuidados para evitar acidentes e lesões comuns entre iniciantes; e, se você tiver alguma condição física limitante, consultar um médico para saber se o ciclismo é uma atividade física que você pode praticar.

Em segundo lugar, ambas as modalidades permitem que você pratique em grupo. É mais comum ver a Speed como uma modalidade de equipe, mas também é possível formar um pelotão de MTB. Aliás, fazer isso é uma ótima maneira de tornar o esporte mais interessante, interagindo com outras pessoas.

Em terceiro lugar, seja qual for a modalidade, você deve estar preparado para investir em uma boa bike. Afinal de contas, não importa se você está na estrada ou na trilha, a qualidade da sua experiência com o esporte tem, sim, uma relação com a qualidade do equipamento. E, embora a MTB exija mais manutenção devido às condições que ela enfrenta, a Speed também precisa de cuidados periódicos para ter maior durabilidade.

E se você gostar das duas?

Você não conseguiu decidir se prefere MTB ou Speed. Na verdade, você gosta das duas! E aí? Bom, aqui estão as duas alternativas possíveis.

Comprar uma bike para cada modalidade

Sim, você vai investir um valor considerável nas bikes. Porém, essa é a alternativa que garante a melhor experiência em cada uma das modalidades. Porém, considere se você realmente vai usar as duas. Afinal, comprar e deixar paradas na garagem, isso sim é um desperdício.

Comprar uma bike híbrida

As bikes híbridas reúnem algumas características das outras duas. O quadro é como o de uma Mountain Bike, e a rodas têm o diâmetro normalmente encontrado em uma Speed. Elas podem ser utilizadas satisfatoriamente tanto no asfalto quanto na terra. O valor é mais acessível do que comprar duas bikes, ainda que a experiência não tenha o mesmo nível de qualidade.

E aí, conseguiu decidir o que você prefere? É MTB ou Speed, ou as duas? Depois de chegar a uma conclusão, você pode começar a pesquisar mais sobre a sua modalidade preferida. E não deixe de conferir essas 6 dicas que você precisa saber antes de comprar sua primeira bike!