Ciclistas praticam pedal em grupo no campo.

Pedal em grupo: 6 dicas para curtir acompanhado e sem preocupação

Fazer um pedal em grupo pode ser ótimo para fortalecer sua motivação, além de ser mais uma opção para quem busca melhorar sua forma física. E, claro, também é muito divertido!

O pedal em grupo é uma atividade que tem crescido bastante no Brasil. Seja no trânsito, em trilhas, nas estradas e até mesmo no cicloturismo, o número de amigos que se juntam para pedalar é cada vez maior.

Dito isto, certifique-se de conhecer bem suas habilidades, assim como o nível do grupo ao qual pretende se juntar antes de pegar a estrada.

Aqui estão algumas dicas para você começar pedalando na direção certa!

1 – Encontre o grupo certo para seu pedal

pedal em grupo
Pesquise sobre o perfil dos ciclistas antes de participar de um passeio em grupo, assim você saberá o que esperar.

Para encontrar passeios em grupo na sua região procure por grupos nas redes sociais ou entre em contato com lojas especializadas, como no caso da Entre Trilhas, pois são pontos de encontro certo dessa tribo.

É fundamental pesquisar sobre o perfil dos ciclistas antes de participar de um passeio em grupo, assim você saberá o que esperar.

Alguns grupos aderem a uma política de “todos juntos”, o que significa que nenhum ciclista é deixado para trás. Até porque é chato sair para pedalar em grupo e ver uma turma deixando um ou mais ciclistas para trás, né?

Quando falamos em pedal em grupo, na maioria dos casos, a diversão está em pedalar juntos (claro!) e compartilhar aquele momento.

Mas também existem grupos que têm um perfil mais voltado a um treino, onde as pedaladas são feitas com mais intensidade, e quem não consegue acompanhar o ritmo fica para trás.

De novo, pesquise bem, entenda suas limitações e saiba o que quer para escolher o grupo certo para seu pedal.

2 – Pedale com segurança

Quando pedalar em ruas e rodovias, mantenha uma linha paralela próxima ao meio-fio, deixando a passagem livre para os veículos motorizados.

Usar equipamento de segurança é fundamental, bem como equipar sua bike com refletores.

Se estiver pedalando na cidade, respeite as leis de trânsito e lembre-se que um acidente não só é indesejado como poderá também machucar outras pessoas que estão com você.

Andar em filas duplas é a opção mais comum nestes passeios. Entretanto, a atenção deve ser dobrada para qualquer tipo de movimento que fuja do padrão, como desviar de buracos e outros imprevistos. 

3 – Seja previsível

Este é um complemento ao tópico anterior, porém, merece o devido destaque.

Lembre-se de que outras pessoas estarão andando perto de você. Portanto, é absolutamente desnecessário criar uma situação considerada como potencialmente de risco.

Evite freadas bruscas sem necessidade e “manobras radicais” muito próximas aos colegas do grupo.

Pedale suavemente e mantenha sua cadência alta (dentro dos padrões do grupo escolhido), para que você possa ajustar sua velocidade de uma forma mais sutil.

Da mesma forma, procure evitar alterações bruscas de velocidade. Mude de marcha frequentemente para manter o ritmo constante.

E, o mais importante: sinalize suas intenções para o grupo, seja para mudar uma direção ou para apontar algum fator externo potencialmente perigoso.

Se você está mais à frente de um grupo grande, quem está atrás muitas vezes não vê buracos e nem sabe das mudanças de direção de quem está na frente.

Portanto, você deve sinalizar sempre com o braço apontando buracos, avisando sobre carros ou sobre mudanças de direção, evitando assim acidentes que podem envolver uma ou muitas pessoas do grupo.

4 – Respeite a hora das paradas

Grupo de homens mais velhos pedalando em grupo
O pedal em grupo é bastante democrático e inclusivo.

A maioria dos grupos combina os momentos para paradas antes da saída, onde várias opiniões são ouvidas e levadas em consideração, ou, em alguns casos, as paradas são determinadas quando o roteiro é escolhido.

Há casos em que não há paradas, ou apenas uma, e o contrário também ocorre, principalmente em cicloviagens, onde são feitas diversas paradas, até por conta das distâncias, a depender do percurso. 

A duração das paradas também deve ser decidida em consenso, levando em conta o tempo de descanso e o condicionamento físico do grupo.

Novamente, reforçamos: escolha um grupo de pedal com um perfil igual ao seu para não ser apontado como a “ovelha negra” do passeio!

5 – Mantenha o espírito de equipe

Se você está se sentindo bem durante o pedal, é bacana assumir a liderança em alguns momentos, e também permitir que ela seja alternada com outros companheiros que estão pedalando atrás de você.

Quando estiver pronto para sair da liderança, certifique-se de que o parceiro atrás de você esteja atento à movimentação para então assumir a ponta.

Verifique se há carros olhando por sobre seu ombro, retire-se gradualmente da linha e vá para a parte de trás do grupo.

A pedalada em grupo também deve ter um espírito solidário, e isso é fundamental para manter em alta a sensação de pertencimento de uma equipe. 

Imprevistos podem acontecer tanto sozinho quando em grupo. A vantagem de estar acompanhado é ter mais pessoas dispostas a ajudar (e você certamente é uma delas!).

Portanto, é importante ter paciência no caso de uma parada inesperada. E, melhor ainda, prestar ajuda na hora de resolver algum problema técnico de uma bike ou ajudar seu colega a colar uma câmara de ar que furou.

No final do pedal, são os imprevistos que deixam as histórias e “causos” mais divertidos.

6 – Antecipe problemas

Preste atenção às condições do terreno escolhido e também à intensidade dos ventos na região, no dia escolhido para o passeio.

Quanto mais preparadas estiverem as pessoas, mais eficaz e dinâmico será o pedal em grupo. Portanto, ao invés de esperar que os outros decidam por você, participe das decisões.

Esteja pronto, também, para eventuais mudanças de roteiro e colabore com propostas e sugestões, ao invés de críticas caso alguma mudança não lhe agrade.

Nem sempre as coisas saem como o esperado, ainda mais em ambientes externos. Esteja preparado e antecipe a solução de problemas se necessário.

E se você curte passeios mais longos, confira essa super matéria com dicas incríveis sobre o turismo de bicicleta: Cicloturismo: A aventura de viajar sobre uma bike.