Pneus para MTB: como escolher?

Quem pratica mountain bike sabe da importância de se atentar a todos os componentes da bicicleta mas, nesta modalidade, um dos itens mais importantes e de maior relevância para o desempenho do ciclista são os pneus para MTB.

Essa importância é maior especialmente para essa modalidade de ciclismo, já que os pneus sofrem constantemente com os impactos do solo. 

Além disso, eles representam o único ponto de contato entre a bicicleta e o solo e, portanto, são itens essenciais para a funcionalidade da bike. Por essas razões, eles merecem uma atenção especial.

Por que devo me preocupar com os pneus para MTB?

Escolha os pneus para MTB ideais para a sua modalidade

Os problemas com os pneus para MTB podem causar um incômodo muito grande no atleta, já que em algumas situações é necessário voltar para casa empurrando a bike.

Por isso, antes de comprar novos pneus é necessário considerar o modelo da bike, qual será o uso específico e a trilha a ser percorrida. Isso pode fazer toda a diferença no seu desempenho e segurança sobre as duas rodas.

Como são muitas opções e modelos, fica difícil saber qual o mais indicado para cada modalidade e utilidade. Então, continue a leitura e saiba mais sobre as características dos pneus para MTB e quais são as suas funções na performance da bike na trilha.

Como escolher os pneus para MTB ideais

Confira as características dos pneus para MTB e saiba quais são os tipos ideais para que o ciclista consiga ter um desempenho ainda melhor nessa modalidade.

Diâmetro

O primeiro passo para escolher os pneus para MTB ideais para a sua bicicleta é o diâmetro. Isso porque ele depende do tamanho do aro da sua bike.

Se você não sabe qual é essa medida, basta olhar na lateral dos pneus que já estão instalados. O primeiro número da inscrição é referente ao tamanho do aro. Caso tenha dificuldades, procure um profissional que saiba te orientar.

A grande maioria dos pneus para MTB e de bicicletas de lazer possuem o aro tamanho 26. Porém, nos últimos anos, os aros 29 e 27.5 têm ganhado a preferência de alguns ciclistas.

Largura

A largura do pneu está diretamente relacionada ao uso e às características das trilhas que serão percorridas. Confira a largura ideal para cada tipo de estrada:

  • Para o uso no asfalto: largura de 1.0” a 1.6”; 
  • Para trilhas: largura entre 1.8” e 2.4”;
  • Para corridas, o ideal são pneus mais estreitos, com menos de 2.0”;
  • Pneus para MTB Downhill: acima de 2.1”;
  • Pneus para cross-country: largura de 1.7” a 2.0”.

Para fazer essa escolha, outros tipos de fatores devem ser levados em consideração, como o tipo de terreno que será percorrido.

Afinal, cada modalidade tem as suas próprias particularidades. Por exemplo, na modalidade Downhill, é necessário que a bicicleta tenha mais resistência e aderência. Portanto, o mais adequado é usar pneus mais largos e com uma borracha mais macia, que garantem maior tração nas curvas e menor impacto nos terrenos muito irregulares.

Mas, se você está em busca de um pneu para realizar percursos com distâncias maiores e em um ritmo moderado, é recomendado que compre um pneu com borracha mais dura e proteção antifuro, para aumentar a sua durabilidade.

Além disso, a largura define outras características do pneu, como maciez, robustez, aderência e resistência ao rolamento.

Em termos práticos, um pneu mais estreito é mais leve, desliza com mais facilidade e é útil em caso de subidas e para pedalar em alta velocidade, mas também é um pouco frágil e mais suscetível a furos. Isso pode comprometer a tração e a aderência nas curvas, dependendo do terreno onde você for pedalar.

Por outro lado, um pneu mais largo oferece mais aderência e estabilidade, mas, por ser bem mais pesado, em alguns casos, pode comprometer a rolagem, já que possui uma área de contato maior com o solo.

Banda de rodagem

A banda de rodagem é o “desenho” do pneu que fica em contato com o solo. O formato do desenho e tamanho dos cravos devem ser escolhidos considerando o tipo de terreno em que serão usados, pois eles ajudarão na frenagem, absorção de impactos e grip em curvas.

Para a roda dianteira, dê preferência a pneus com cravos mais altos, principalmente nas laterais e com formatos mais arredondados.

Já para a traseira, prefira pneus com cravos menores e mais próximos uns dos outros. Se for pedalar em trajetos em que há muitas pedras, escolha cravos mais altos. Mas, se for percorrer terrenos mais batidos, opte por um pneu com cravos mais baixos, pois isso favorece a frenagem.

Tipo de material

O tipo de material dos seus pneus para MTB podem influenciar diretamente na sua performance

Existem dois tipos mais comuns de materiais de pneus para MTB. A escolha entre um pneu de kevlar ou um de arame pode ser um aspecto super importante.

Os mais comuns são os tradicionais, feitos de arame. Neles, a borracha é sustentada pelas laterais, por arames. Esses modelos são pesados, mas têm o benefício de serem mais baratos e acessíveis.  

Por outro lado, os pneus de Kevlar não utilizam arame, mas sim uma trama de aramida muito resistente. Além disso, são dobráveis, leves e reforçados. Por esses motivos, são considerados pneus de alta performance, e bem mais caros do que os comuns.

Por isso, avalie muito bem se vale a pena comprar um pneu mais barato, que não tem muita durabilidade. Investir em pneus de kevlar pode ser uma ótima opção a longo prazo.

Além dessas características dos pneus, também é importante se atentar ao tipo de tecnologia que ele possui. Por isso, vale considerar investir em pneus com sistema antifuros, que algumas empresas já começaram a produzir. Normalmente, esse sistema consiste em uma câmara de ar mais resistente a perfurações. 

Outra opção para quem deseja pagar mais barato, é a fita protetora, que fica instalada entre a câmara de ar e o pneu. Essa fita pode ser utilizada em pneus de diferentes tipos de bicicletas, inclusive para as de MTB.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre as principais características que deve considerar ao escolher pneus para MTB. 

Outro componente essencial para a bike, que pode influenciar diretamente na sua performance como ciclista, é o guidão. Confira nosso outro artigo e saiba como escolher o melhor tipo de guidão para sua bike.