9 dicas para ficar mais rápido na MTB

 

mountain bike

Quem pratica ciclismo, na maioria dos casos, tem uma paixão por velocidade. Além disso, com o tempo, é natural que o hobby evolua e que você queira participar de competições. Com isso, é preciso encontrar maneiras de ficar mais rápido na MTB.

A rapidez é o resultado de uma combinação de fatores, incluindo o próprio ciclista, a bike e a maneira como você pedala. Você quer melhorar seu tempo para completar trilhas? Nós temos nove dicas que podem ajudá-lo a atingir esse objetivo, e você confere todas elas nesse post!

1. Entre em forma

Não há dúvidas de que, quanto mais em forma você estiver, mais rápido vai conseguir pedalar. Estando em forma, seu corpo aguenta mais esforço, tanto em termos de capacidade cardiorrespiratória quanto de força muscular. E não se esqueça de que, no mountain bike, você vai encarar trilhas cheias de subidas, descidas, desníveis… Se não quiser perder velocidade quando encarar esses obstáculos, precisa ter resistência física.

A própria prática do ciclismo vai ajudá-lo a entrar em forma, progressivamente melhorando sua preparação. Porém, você pode otimizar esse processo associando o MTB com outras atividades físicas.

2. Pratique de maneira consistente

É claro que, se você praticar, vai ficar mais rápido na MTB. O motivo é que seu corpo vai se acostumar ao peso da bike, aos movimentos, você vai descobrindo a postura ideal para ganhar velocidade, e assim por diante.

Atenção: não se trata necessariamente do volume de treino, mas da regularidade. Em outras palavras, se você treinar durante uma semana e, depois, passar um mês sem pegar na bike, o seu esforço inicial vai por água abaixo. A dica, então, é que você deve se organizar para encaixar os treinos de bike na sua rotina de maneira consistente.

3. Pratique com outros ciclistas

A competitividade é um forte estímulo. Portanto, se você quiser ver seu tempo ficar melhor, uma estratégia simples e inteligente é praticar com outros ciclistas. Vocês poderão motivar um ao outro. Assim, todos se beneficiam.

rápido na MTB

Também vale à pena lembrar que, quando você forma um pelotão para praticar, é possível simular todos os aspectos de uma prova de verdade, como a disputa por posições na largada. Assim, se você está se preparando para uma competição, o treino em grupo é mais eficiente do que o individual.

3. Aprenda a analisar a trilha

O ciclismo mountain bike é um esporte praticado ao ar livre e, portanto, você precisa identificar as condições do local para tirar o máximo da experiência. Por isso é importante aprender a analisar a trilha que você está explorando. Assim, vai ser mais rápido na MTB e, também, pedalar com mais segurança.

Em alguns trechos, onde as condições são mais estáveis, existe a oportunidade para extrair mais velocidade da bike. Enquanto isso, outros trechos são perigosos e, neles, você precisa priorizar estabilidade e controle nas manobras. Para saber o que esperar da trilha, informe-se bem sobre ela antes de começar.

Porém, cuidado: não é recomendável que você fique olhando apenas para os obstáculos no caminho enquanto pedala. Esteja atento, mas mantenha-se focado à frente.

4. Nas curvas, priorize a saída

As curvas são o momento em que muitos ciclistas iniciantes erram.

rápido na MTB

Não adianta nada entrar na curva com alta velocidade, porque você provavelmente vai perder o controle sobre a bike; isso vai afetar sua rapidez na saída e, portanto, prejudicar seu tempo geral. Para ter um resultado melhor, freie antes das curvas, para entrar com estabilidade e controle, e aumente a velocidade na saída.

5. Não desperdice energia

Ao contrário do que você pensa, ser rápido na MTB não significa colocar esforço total na pedalada o tempo todo. Na verdade, existem momentos em que pedalar com toda a força não vai garantir muita vantagem, e o principal resultado vai ser ficar cansado à toa.

Não desperdice energia tentando ganhar velocidade “na marra” nesses pontos. Em vez disso, economize fôlego e força para as partes da trilha em que a sua pedalada realmente pode te dar uma vantagem mais significativa.

6. Reduza a pressão nos pneus

Reduzindo a pressão dos pneus, você também reduz os solavancos na trilha. Os pneus mais modernos, especialmente com sistema tubeless, podem rodar com uma pressão menor sem problemas. Uma boa dica é manter a pressão um pouco mais alta no pneu traseiro do que no dianteiro.

7. Use as marchas corretamente

Se você não muda de marcha nas horas certas, pode perder oportunidades de ganhar velocidade sem tanto esforço. Especialmente se você for participar de uma competição, pedalando contra ciclistas bem preparados, precisa saber como usar as marchas corretamente.

Como existem muitas bikes por aí com especificações diferentes — 21 marchas, 24 marchas, 27 marchas — não há uma fórmula exata. A melhor alternativa é experimentar bastante com a sua, até descobrir usar as marchas para atingir mais rapidez em diferentes partes do trajeto.

8. Ajuste o selim

O selim elevado é bom para ganhar rapidez nas subidas, mas em trajetos de descida, é melhor que ele esteja mais baixo. Assim, o centro de gravidade fica mais próximo do chão e a bike fica mais estável. Do contrário, você pode acabar perdendo o equilíbrio.

9. Turbine a sua bike

Existem melhorias que você pode fazer na sua bike, substituindo determinadas partes para customizá-la. As novas peças podem não aumentar sua velocidade de maneira direta, mas elas ajudam no desempenho geral, o que possibilita alcançar tempos mais competitivos.

Aplicando essas dicas, você vai ser mais rápido na MTB e sentir a verdadeira emoção que esse esporte pode proporcionar. Afinal, mountain bike é para quem tem espírito de aventura! Além disso, se você vai participar de uma competição, as recomendações que acabou de ver vão ajudá-lo a se aproximos das primeiras colocações.

Mas uma prova de mountain bike não se vence apenas com velocidade; é preciso ter uma preparação adequada. Quer saber mais? Então, aproveite para descobrir 4 dicas para se preparar melhor para uma competição de MTB!