Ciclista pedalando de bicicleta na chuva

7 Cuidados com a bike após pedalar na chuva

Pedalar na chuva faz parte da vida sobre duas rodas – não importa a época do ano. E com a vestimenta e os equipamentos certos, essa atividade pode ser mais divertida (e perigosa) do que você imagina. No entanto, nesses casos, as dores de cabeça surgem também após o treino, quando você nota o que a sujeira das trilhas fez com a sua bicicleta.

Embora os para-lamas tenham a função de impedir que você e sua bicicleta fiquem completamente sujos, é bem provável que a sua bike precise de uma “manutençãozinha” básica após uma pedalada na chuva para evitar que estragos maiores surjam com o tempo.

A seguir, vamos compartilhar 7 dicas de cuidados com a bike que você deve tomar após pedalar na chuva:

1 – Elimine os resíduos

Homem se prepara para limpar a bike após pedalar na chuva
Pedalar na chuva faz parte da rotina de todo ciclista, assim como a limpeza também deve fazer.

A água, o óleo, a poeira e outras substâncias estranhas encontradas no chão podem criar um acúmulo excessivo de resíduos no quadro e nos componentes da bicicleta. À primeira vista, parece apenas que um pouco de sujeira aderiu à bike. Porém, se nada for feito, certamente o desempenho de sua magrela será afetado com o passar do tempo.

Para tirar a maior parte da sujeira, encha um balde com água e sabão. Com uma esponja de carro, deslize e esfregue suavemente do guidão à roda traseira. Seja generoso com o sabão e a água e preste atenção especial à parte inferior do selim, à parte interna do garfo dianteiro e ao triângulo traseiro, onde a sujeira geralmente se acumula. Para facilitar a passagem entre os espaços apertados, remova as duas rodas.

Dica: ao usar uma mangueira, tente evitar borrifar água diretamente nos cubos das rodas – especialmente se for uma mangueira de alta pressão. Isso pode arruinar os rolamentos, e o custo para substituí-los pode ser bastante caro!

 2 – Limpe as rodas e os freios

Com as rodas removidas, use a mesma esponja para limpá-las, bem como os freios. Certifique-se de limpar o interior das pastilhas de freio. Nesse caso, se usar um limpador de freio, certamente terá um resultado mais eficiente, principalmente para remover óleo, areia e graxa, além de reidratar suas pastilhas.

Para as rodas, atenção aos raios, cubos e pneus. Preste muita atenção à superfície da roda em contato com o freio, onde os resíduos das pastilhas se acumulam. Se o sabão não tirar, um pouco de álcool trará o resultado esperado. Após uma lavagem leve para remover o sabão das rodas, quadro e componentes, você pode recolocar as rodas na bicicleta.

Coroa de bicicleta é limpada com sabão.
A maioria das peças pode ser limpada com água e detergente. 

 

3 – Seque bem a bicicleta

Seque a bicicleta com toalha da melhor maneira possível e com delicadeza para não deixar fiapos presos às engrenagens. Quadros de carbono não enferrujam, no entanto, qualquer peça de aço deve ser bem seca.

Dica: Se você tem à disposição um soprador de folhas, isso fará o trabalho rapidamente.

4 – Limpe e lubrifique o sistema de transmissão

O passo mais importante é concluir a limpeza do sistema de transmissão e aplicar um lubrificante. Isso irá manter sua bicicleta funcionando corretamente e evitará que peças caras se enferrujem precocemente.

Comece usando um desengordurante para remover o excesso de sujeira que não foi retirado pela esponja e sabão. Você precisa prestar atenção nos descarriladores, na corrente, no cassete e na manivela. Mergulhe uma escova de dentes em um recipiente separado com uma pequena quantidade de desengordurante. Você não precisa encharcar muito. Depois que tudo estiver limpo, aplique um lubrificante na corrente e algumas gotas em outros pontos em que os cabos entrem ou saiam do quadro.

CONFIRA O [INFOGRÁFICO] 10 PASSOS PARA LAVAR A SUA BIKE EM CASA >>

5 – Atenção à suspensão

Tanto a sujeira como as lavagens podem prejudicar um sistema de suspensão. Por isso, vale a pena investir em um óleo de suspensão recomendado pelo fabricante.

Após limpar e secar a bike, aplique o óleo em torno das canelas e gancheiras dos eixos, faça o movimento de amortecer algumas vezes e retire o excesso.

6 – Remova o canote

Pedalar na chuva também faz com que a água entre no quadro pelo canote do selim. É importante, após lavar a bicicleta, virá-la de cabeça para baixo. Isso fará com que a água que penetrou pelo canote escorra, evitando maiores dores de cabeça no futuro.

7 – Polimento do quadro

Embora esse procedimento não seja obrigatório e leve mais tempo, o polimento pode facilitar as coisas no próximo pedal. Polidores contêm um dispersante de umidade e um PTFE (politetrafluoretileno), capazes de repelir a água, evitando a corrosão e mantendo a tinta brilhante. Também facilitará a limpeza da sua bicicleta na próxima vez em que você andar na chuva, porque a sujeira não grudará tão facilmente.

Vale lembrar que essas dicas têm por finalidade ajudar a manter sua bike mais protegida, por mais tempo. No entanto, é importante que uma revisão em uma oficina especializada seja feita de tempos em tempos.

E, falando em pedalar na chuva, confira nosso artigo “9 dicas de segurança para pedalar em trilhas na chuva”.