Altura do selim: como ajustar da forma correta?

Mudar a altura do selim é um dos ajustes mais simples que você pode fazer na sua bicicleta e, ao mesmo tempo, provavelmente aquele que trará mais benefícios.

O ajuste correto do selim pode impulsionar a sua eficiência de pedalada, melhorar o conforto do seu passeio e, mais importante, ajudar a evitar lesões a longo prazo.

Encontrar a altura de selim correta é o ponto de partida ideal para qualquer ajuste em sua bike, o segredo é alcançar o equilíbrio entre conforto e poder.

Porém, certifique-se de que o ajuste no selim manteve a bike corretamente ajustada a você!

Consequências de um ajuste incorreto no selim

Não demora muito para que surjam os primeiros sinais que indicam falha no ajuste do selim.

A primeira coisa que aparece é uma dor incômoda ou até pontual em algum lugar do seu corpo. Este é o primeiro alarme que a sua posição na bicicleta não é adequada a você.

E se soar o alarme, não insista! Procure corrigir o quanto antes a configuração de sua bike, pois, mais tarde, essas pequenas dores podem ser agravadas e até se tornarem sérias lesões.

Entre as dores mais comuns que apontam uma falha no ajuste do selim estão:

Dor nas costas

A dor nas costas é comum principalmente após um treino mais pesado ou em ciclistas iniciantes, porém, dores prolongadas nas costas são um sinal de que você não está com uma postura correta.

Dor no pescoço

A dor no pescoço está mais associada ao ciclismo de estrada, porém, se o selim não está corretamente ajustado, quem faz MTB também poderá sentir os sintomas. Normalmente isso acontece porque seu selim está muito para trás.

Dor no joelho

Sem dúvida uma das dores mais irritantes, porque impede você de injetar potência na pedalada. A principal causa é o selim muito alto.

Dor nos pés

Primeiro certifique-se de que a sapatilha está corretamente ajustada. Caso esteja, essa dor pode ser pode ser devido à altura do selim.

Dor nas mãos

Dores nas mãos são um sintoma claro do desequilíbrio em seu centro de gravidade, pois é através dele que é feita a distribuição correta do seu peso sobre a bike. Normalmente, quando isso acontece, a posição do seu selim, tanto em relação horizontal, quanto no ângulo de inclinação, não está correta em um ou em ambos os casos.

Dica para ajustar corretamente a altura do selim

A maneira mais comum para encontrar a altura ideal do selim é o método de calçar o calcanhar no pedal.

Para tanto, você deve sentar-se sobre a bicicleta usando uma parede como apoio. Em seguida, apoie o calcanhar no pedal e pedale para trás até que sua perna fique em uma posição que lembre a de um ponteiro de relógio ao marcar seis horas. Seu joelho deve estar reto para que sua postura esteja correta.

Se o seu joelho ainda estiver dobrado, você precisará aumentar a altura do selim, mas faça o ajuste de forma progressiva. Se o seu calcanhar perder contato com o pedal, então você precisa abaixar o selim.

Alguns pontos que DEvem ser levados em consideração pós ajuste:

A sua altura em relação à bike

Quando parar a bicicleta, você vai ter que tirar o bumbum do assento, descendo do selim para apoiar o pé no solo. Se você consegue, estando sentado, apoiar a sola do pé no chão com a bike parada, então o selim ainda está baixo demais.

A sua inclinação

O selim deve estar exatamente horizontal em relação ao solo. Se ele estiver inclinado para frente ou para trás, suas costas e mãos ficarão sobrecarregadas principalmente em situações como subidas ou frenagens fortes.

A abertura de suas pernas

Se você estiver pedalando com as pernas muito abertas, seu selim deve estar baixo demais e você está apoiando os pés de forma errada. Joelhos e pés devem estar alinhados à bicicleta.

Bike Fit

Vale lembrar que estas são dicas básicas e que o estilo de pedal também exerce influência na altura do selim.

O ideal para quem busca aliar conforto e performance no pedal através da postura correta é fazer um Bike Fit, ou seja, uma adequação completa da bicicleta a suas medidas corporais, realizada por um profissional.

Aqui na Entre Trilhas você conta com uma equipe formada por profissionais altamente treinados e experientes, prontos para melhor atendê-lo.

Venha nos fazer uma visita e aproveite para fazer um Bike Fit com nossos especialistas. A Entre Trilhas fica na Rua Álvaro Guimarães Bressan, 27 – Loja, Ouro Preto (MG). Telefone: (31) 3350-3324.