Será que preciso me alongar mais?

O alongamento é provavelmente a parte mais negligenciada por praticantes de atividade física. Mas não tem jeito, se você busca melhor performance ou simplesmente quer evitar lesões, alongue-se!

Antes de uma pedalada o alongamento deve ser feito na forma de aquecimento, sem esticar os músculos e, depois do pedal, aí sim, executado com maior intensidade, literalmente esticando os músculos que foram contraídos. Essa movimentação preserva e aperfeiçoa o grau de flexibilidade muscular do corpo, estimulando o estriamento de suas fibras.

Com a prática do alongamento você irá obter uma posição de pedalada mais aerodinâmica e efetiva na bicicleta, com muito mais conforto. Além disso, essa prática permitirá que você aproveite o ciclismo de maneira saudável à medida que envelhece.

Principais benefícios do alongamento para o ciclista

 

Maior flexibilidade

Ao praticar alongamentos periodicamente, o indivíduo passa a perceber o ganho gradual de flexibilidade, o que auxilia, também, no melhora do condicionamento físico.

Isso acontece porque os músculos esticam durante um alongamento, fazendo com que movimentos que eram difíceis de serem feitos se tornem naturais e constantes, como tocar o chão com as mãos sem dobrar os joelhos, por exemplo.

Prevenção de lesões

A prevenção de lesões é provavelmente o maior benefício adquirido com o alongamento. Lesões acontecem por causa do excesso de força que é feito pelo indivíduo sem que ele esteja alongado e aquecido.

Com o alongamento, os músculos são relaxados, o que diminui as chances de o indivíduo sentir dores ou desconfortos após a realização de atividades físicas.

Além disso, praticar alongamentos também protege pessoas sedentárias de lesões indesejáveis e distensões musculares que podem, inclusive, causar danos irreversíveis.

Melhora o equilíbrio e alinha a postura

Normalmente, a forma errônea com que a postura é alinhada não é percebida pelas pessoas, fazendo com que elas se agachem, sentem, deitem ou andem, sem perceber que uma postura inadequada prejudica o sistema muscular, articular e esquelético.

Esse fato acaba levando a uma percepção tardia através de sensações de ardor, dores agudas e crônicas e, até mesmo, da incapacidade da realização de algum movimento simples.

Isso faz com que a importância do alongamento seja sempre lembrada, já que ele é capaz de realinhar a postura, facilitando a prática de exercícios físicos e ajudando significativamente na melhora da performance, seja qual for a sua atividade esportiva.

A seguir, separamos três importantes alongamentos que devem ser praticados por qualquer ciclista, iniciante ou experiente, antes e depois do pedal

Alongamentos para o ciclismo

Quadríceps

alongamento para ciclista

Seus quadríceps produzem energia e, se forem rígidos com uma amplitude de movimento limitada, todas as fibras musculares não poderão disparar corretamente e você não pedalará com todo o seu potencial.

Para evitar que isso aconteça, assuma a posição na imagem acima e estique seu quadríceps aproximando seu tornozelo de seu traseiro. Tente manter os joelhos o mais próximos possível e o corpo ereto, com o quadril encaixado.

Coxa posterior

alongamento para cilcista

Se os tendões estiverem devidamente esticados, eles permitirão que a pélvis se incline para frente no selim, permitindo uma posição mais aerodinâmica. Isso também permite que seus músculos mais poderosos, os glúteos, estejam mais envolvidos com a ação de pedalar. Você pode esticar o tendão, inclinando-se para uma única perna reta, como mostrado na foto. Ou você pode usar uma faixa ou uma toalha para trazer uma perna reta em sua direção enquanto está deitado no chão.

Glúteo e flexor do quadril

Alongamento para ciclista

Este alongamento tem como alvo o glúteo, a parte inferior das costas e também os flexores do quadril. É extremamente importante para aqueles que experimentam dor lombar após longos ou intensos passeios. Tudo o que você precisa fazer é entrar na posição que você vê na foto. Se você quiser aumentar a intensidade do alongamento, apenas puxe o joelho em direção à barriga.

Importante: Antes de começar a alongar, lembre-se de duas coisas. Primeiro, segure cada alongamento por pelo menos 30 segundos de cada lado. E, segundo, alongue-se com mais intensidade somente depois do pedal. Antes do exercício faça apenas um aquecimento, para elevar a temperatura do corpo e ativar o metabolismo, oxigenando os músculos.

Resumindo: aqueça antes e alongue depois, e você já sentirá os benefícios em pouco tempo.