7 Filmes sobre ciclismo da Netflix para curtir nos dias de chuva

Se você é leitor do blog da Entre Trilhas, pelo menos um palpite nós temos: você gosta de esportes de aventura; possivelmente, inclusive, é adepto do ciclismo e conhece os benefícios do MTB. E aqui vai mais um palpite que tem grande chance de estar certo: você também gosta de filmes sobre esportes de aventura. 

Se nós acertamos, você vai adorar esse post! Vamos combinar as duas coisas e apresentar uma lista com alguns dos filmes sobre ciclismo mais interessantes, para você assistir naqueles dias chuvosos em que não dá pra sair e pedalar. Então, prepara a pipoca e acessa o Netflix para aproveitar esses filmes!

1. Correndo pela vitória (1979)

Correndo pela vitória

Vamos começar com o filme mais antigo da nossa lista, Correndo pela vitória (Breaking Away), de 1979. Dirigido por Peter Yates e com roteiro de Steve Tesich, esse filme narra a história de quatro amigos que acabaram de terminar o Ensino Médio, mas não sabem bem o que fazer da vida.

Dave tem paixão por corridas de ciclismo, e é especialmente interessado nos atletas italianos, porque ele ganhou uma bike Masi (Masi é uma marca de bicicletas fundada pelo italiano Faliero Masi). Então, quando um time italiano de ciclistas vêm à cidade para competir em uma corrida na qual Dave também está inscrito, ele fica encantado; mas os italianos não gostam nada quando Dave mostra que consegue aguentar o ritmo deles; por isso, fazem com que ele sofra um acidente e perca a corrida.

Dave fica desiludido em saber que seus ídolos ganhavam competições à base da trapaça. Seus amigos então o convencem a se juntar a eles, e os quatro formam seu próprio time de ciclistas.

Com o ciclismo como pano de fundo, os principais temas deste filme são a amizade e os dilemas típicos da juventude.

2. Competição de Destinos (1985)

Competição de destinos

Competição de Destinos (American Flyers) é um filme estrelado por Kevin Costner e dirigido por John Badham, lançado em 1985. Uma curiosidade é que o roteirista foi, de novo, Steve Tesich – o mesmo de Correndo pela vitória.

Nesse filme, a história acompanha dois irmãos que treinam juntos para participar da “Hell of the West”. No entanto, o pai dos dois morreu de aneurisma cerebral, e existe o risco de que a mesma coisa possa acontecer com um deles durante a corrida.

Se você gosta de cameos (aparições especiais), vai adorar esse: Eddy Merckx, belga considerado por muitos como o maior ciclista de todos os tempos, tem uma breve participação nesse filme.

 

3. Road to Paris (2001)

Road to Paris

A terceira recomendação é para o filme Road to Paris, de 2001. O filme é um documentário produzido pela Nike, que acompanha a preparação do atleta Lance Armstrong e de sua equipe, o time profissional de ciclismo do Serviço Postal dos EUA, para o Tour de France de 2001.

O documentário foi filmado em abril daquele ano, e retrata corridas como Circuit de la Sarthe, Gent–Wevelgem, Paris–Roubaix e Amstel Gold Race. Vale a pena lembrar que, naquele ano, Lance Armstrong já era bicampeão do Tour de France.

O documentário tem apenas 52 minutos, e vale a pena assistir antes de conferir o filme #6 da nossa lista!

4. O Escocês Voador (2006)

O Escocês Voador

O Escocês Voador, filme britânico lançado em 2006, é um dos melhores filmes sobre ciclismo para se inspirar. Ele é baseado na história de Graeme Obree, um ciclista escocês.

O que faz a história de Obree tão especial é que ele sofria de distúrbio bipolar e não tinha patrocinadores. Mesmo assim, construiu sua própria bike, com sobras de metal e partes de uma máquina de lavar. Ele criou uma nova posição para pedalar, mais aerodinâmica e agressiva. Obree até quebrou um recorde mundial, o que depois foi contestado, ele perdeu o título, e depois ganhou novamente.

O Escocês Voador é um filme sobre superação, no esporte e na vida. 

 

 

5. Rising from Ashes (2012)

Rising from Ashes

Rising from Ashes é uma produção independente de 2012. O filme é um documentário, e gira em torno da formação de um time nacional de ciclismo em Ruanda, um país da África fortemente afetado pelo genocídio.

O atleta profissional de ciclismo Jacques Boyer muda-se para Ruanda em 2006, para ajudar na formação do time, que é composto por sobreviventes do massacre. Porém, as necessidades desse grupo vão além da ajuda técnica, já que eles têm condições precárias de vida, além do trauma psicológico do passado.

Mesmo assim, todos “se levantam das cinzas” (de onde vem o título do filme), e o time de ciclismo de Ruanda torna-se um símbolo de esperança. É o primeiro time totalmente africano a se qualificar para o Tour de France, e um de seus integrantes também se qualifica para as Olimpíadas de 2012.

6. A Mentira de Armstrong (2013)

A mentira de Armstrong

A Mentira de Armstrong (The Armstrong Lie) é mais um documentário sobre o ciclista Lance Armstrong; mas, dessa vez, o assunto é o escândalo do doping. O filme foi dirigido por Alex Gibney.

Em 2012, três anos depois de Lance Armstrong retornar ao esporte após uma pausa de quatro anos na carreira, uma investigação de doping revelou uso de substâncias proibidas. Ele foi banido da competição Tour de France e perdeu os sete títulos que já havia ganhado.

Em 2013, Armstrong procurou Gibney (que estivera envolvido em um projeto de filme anterior sobre o atleta, um projeto engavetado) para se manifestar publicamente sobre sua carreira. O resultado foi esse documentário de aproximadamente duas horas, que foi bem recebido pela crítica.

 

7. Ícaro (2017)

Ícaro

Ícaro é a recomendação mais recente em nossa lista de filmes sobre ciclismo. Dirigido por Bryan Fogel e Mark Monroe, ele foi lançado em 2017 e distribuído mundialmente pela Netflix.

Este é mais um documentário. A proposta dele é muito interessante: o próprio Bryan Fogel explora o mundo do doping para ganhar uma competição de ciclismo amadora. Durante essa experiência, ele pede a ajuda do diretor do laboratório nacional anti-doping da Rússia, Dr. Grigory Rodchenkov. Porém, esse contato acaba levando à descoberta de um grande escândalo internacional de doping.

 

 

 

Você já assistiu algum dos filmes sobre ciclismo da nossa lista? Deixe um comentário contando pra gente qual foi, e a sua opinião sobre ele! Ah, e não se esqueça de dizer se a gente esqueceu de mencionar algum filme importante para os amantes de bikes!